TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competemcias profissional

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade de Custos Adryadson F. Nappi e suas aplicações práticas

Todos os direitos reservados para o autor Adryadson Flabio Nappi

INTRODUÇÃO.

A preocupação com a Contabilidade nasceu desde que o homem passou a possuir bens, surgindo a necessidade de controlá-los e administrá-los adequadamente. Assim,

Contabilidade de Custos Avaliação e Controle de estoques Prof. Adryadson Flabio Nappi

Todos os direitos reservados para Adryadson Flabio Nappi

X – AVALIAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUES

Dentro da contabilidade de custos, o estoque é extremamente importante. A princípio, entendia-se que contabilidade de Custos resumia-se em controlar de maneira eficaz o estoque da empresa. Porém, com a evolução das organizações empresariais, evolui também o conceito de contabilidade de custos, transformando em uma contabilidade gerencial, como já vimos nos capítulos acima. Nesse capítulo, vamos conhecer e entender quais são os métodos contábeis de controle de estoque. Primeiramente, precisamos perceber quais os tipos de estoque que podemos ter em uma empresa, como veremos:

Estoques para empresas industriais: • Estoque de matérias primas – são produtos que serão utilizados na produção; • Estoque de produtos em elaboração – são produtos inacabados na fabrica; • Estoque de produtos acabados – são os produtos que já podem ser vendidos, ou seja, já passou por todo o processo produtivo e está pronto para ser vendido.

Estoques para empresas do comércio: • Estoque de mercadorias – são os produtos que a empresa adquiriu para revender, o que caracteriza a comercialização do mesmo.

As empresas que são prestadoras de serviços também podem ter estoques de materiais de consumo, que também devem ser controlados, evitando assim, gastos errados no estoque. A boa administração de estoque é importante para o bom andamento do processo produtivo comercial da organização. Na contabilidade, existem duas formas de se avaliar os estoques que são elas: Sistema de inventário periódico e sistema de inventário permanente. No Inventário Periódico, o Custo do produto ou da mercadoria é feito, conforme percebemos no próprio nome, periodicamente, geralmente, ao longo do ano para a elaboração do Balanço e da DRE. Já no Inventário Permanente, o custo é avaliado permanentemente por meio de controles que iremos ver daqui a pouco.

Contabilidade de Custos Avaliação e Controle de estoques Prof. Adryadson Flabio Nappi

Todos os direitos reservados para Adryadson Flabio Nappi

É importante entender que, ao avaliar o estoque, nós encontramos o custo contábil da mercadoria que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com