TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: MARKETING I

 PERÍODO LETIVO: 2015/2

PROFESSOR: DEONIR DE TONI

Aluno: MAIKON CAGLIARI

O comportamento do consumidor

Este capítulo do livro mostra como pessoas e seus mais diversificados grupos podem escolher produtos ou serviços através dos mais diversos motivos para satisfazer suas necessidades e desejos.

As pessoas podem ser influenciadas por fatores culturais, sociais, grupos de referencia, familiares, pessoais e psicológicos. Vamos nos adaptando a essas influencias no decorrer de nossa vida, o que pode ser necessário hoje, amanha pode não ser mais. Existem ainda segundo os autores as cinco etapas do processo de compras do consumidor compostas pelo reconhecimento do problema, o comportamento pós-compra, a avaliação das alternativas, a decisão de compra, e por ultimo, a busca de informações.

Identificar o comportamento do consumidor e procurar entendê-lo torna-se uma estratégia primordial, pois possibilita uma visão mais próxima da realidade sobre a imagem da organização para o cliente e onde a empresa tem a oportunidade de melhorar seus pontos fracos e potencializar seus produtos ou serviços com foco em atrair e principalmente reter clientes. A importância do estudo do comportamento do consumidor está diretamente relacionada com a idéia de se perceber e mensurar o grau de satisfação do mesmo, a fim de obter vantagem competitiva e gerenciamento adequado das praticas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Outro ponto que é o mais relevante em minha opinião é a questão da redução de custos, ainda mais com a crise está começando a se consolidar na nossa economia.

         Quando o produto é feito de acordo com as necessidades especificas do cliente, os riscos de mau uso e devolução de produtos são minimizados, assim como a fidelização do cliente é maximizada. Um entendimento sobre o comportamento dos consumidores e de suas reais necessidades em combinação com a implantação de uma política da satisfação e encantamento dos mesmos pode levar toda e qualquer organização a crescer e se desenvolver economicamente, ou seja, pode contribuir para construção de uma imagem positiva na mente da sociedade e para a manutenção da estabilidade da empresa no mercado.

O consumidor esta cada vez mais exigente, ao acompanhar e analisar o seu comportamento com freqüência você poderá descobrir as ações que não estão tendo resultado e, principalmente, encontrar diversas oportunidades para novas estratégias e campanhas de vendas. Entender o que os consumidores pensam, estudar como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam bens, serviços ou experiências para satisfazer às suas necessidades e seus desejos, passam a ser uma das principais atribuições do marketing.

Pergunta:

Você realmente conhece o cliente da empresa onde você trabalha?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com