TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo a empresa

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

MICHELE SANTOS MOREIRA

CONHECENDO A EMPRESA CASABELLA MATERIAL PARA  CONTRUÇÃO

[pic 3]

EUNAPOLIS

2014

MICHELE SANTOS MOREIRA

CONHECENDO A EMPRESA CASABELLA MATERIAL PARA  CONTRUÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estatistica, Contabilidade de custos, Psicologia Organizacional, Metodologia de Pesquisa Cientifica, Direito Empresarial e Trabalhista, Seminario III.

EUNAPOLIS

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico expõe questões emergentes para as organizações atuais como: o uso da estatística para coleta e analise de dados, direitos trabalhistas e empresariais e o uso da psicologia organizacional auxiliando os administradores.

A partir desta pressuposição o mesmo tem como objetivo mostrar a importância da estatística que auxilia as tomadas de decisões baseados em pesquisas e métodos nas organizações. Abordaremos alguns conceitos dos direitos trabalhista presente no dia-a-dia organizacional, e citaremos a importância da psicologia organizacional do ambiente  empresarial.

Além dos elementos acima é preciso destacar a importância da pesquisa bibliográfica como fator categórico na compreensão das vertentes apresentadas.

CONHECENDO A EMPRESA CASABELLA MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO

A empresa Casabella material para construção é uma empresa que atua no mercado há mais de dez anos, conta com doze funcionários. É referencia no ramo de fornecimento de material civil, caracteriza como microempresa pelo Sebrae localizada em Itapebi – Ba.

O nome empresarial da organização Casabella Material para Construção é fantasia, porem tem a razão social no nome de Jackson Araújo Pires e Cia Ltda. Caracteriza como uma sociedade limitada, de acordo com o Código Civil no artigo 1052, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integração de capital social. Esse tipo de sociedade é a mais usada na economia brasileira.

A sociedade limitada (Ltda.) é criada a partir de um contrato social, registrada na junta comercial, podendo ter sócio como pessoa física ou jurídica. Os bens e serviços que necessitamos para suprir as necessidades são provenientes das organizações.  O objetivo desta é produzir e ganhar lucros, fatores dessa produção são: capital próprio, insumos, mão de obra e tecnologia.

        O Direito Empresarial fica na incumbência de cuidar da parte jurídica abrangendo as obrigações dos empresários, os contratos do comercio, os títulos de credito, a propriedade intelectual e entre outros. Houve uma regulamentação da lei do comercio, a primeira ação foi à ampliação do nome para Direito Empresarial, emergiu a teoria de empresa substituindo a de comerciante e empresário que é o que gerencia a empresa para a obtenção de lucros.

        A empresa Casabella goza da livre iniciativa que nada mais é do que liberdade da empresa e também do trabalho envolvendo as varias formas de produção sem intervenção do Estado. A valorização do trabalho como dignidade humana amparada no artigo 170 do código civil.

                A liberdade de concorrência complementa a livre iniciativa, sendo focado para preservação do modo de produção capitalista, através das exigências dos consumidores, que de acordo com a competitividade os preços baixam das mercadorias, e todas as organizações tem liberdade para enfrentar essa disputa da maneira que pode respeitando o consumidor e os concorrentes. Outros princípios do Direito Empresarial envolve liberdade de iniciativa, de competição, principio do direito contratual, principio do direito societário e entre outros.

        As fontes formais do Direito de Empresa dividem-se em fontes primarias que são as normas jurídicas escritas que regulam as atividades empresariais ou secundarias ou indiretas são principalmente os de usos e costumes.

        A carga horaria de trabalho é de oito horas por dias, sendo que concedida uma folga por mês para cada funcionário. O salario varia dependendo do cargo, os valores oscilam de um salario mínimo a um salario e meio. As férias são concedidas cada doze mês de serviço prestado, trinta dias de folga e o decimo terceiro é pago todo final de ano, às vezes dividem sendo que a primeira parcela em novembro e o restante em dezembro.

Com os avanços da tecnologia as empresas se cada vez mais adepta das inovações no gerenciamento dos negócios e informações. O uso das ferramentas estatísticas é comum para a empresa Casabella, pois através dela é possível ter dados essências para uma tomada de decisão.

A estatística é crucial no ambiente organizacional da empresa Casabella, pois é por meio dela que é realizado levantamentos e essas informações são transformados em gráficos e tabelas por meio de planilhas em programa como o Excel para melhor leitura e compreensão destas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com