TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo o cotidiano de um administrador

Por:   •  22/9/2015  •  Seminário  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 12

Alunos: Adriana Seidler Schiavon, Ana Paula Damiani, Jardel Betiolo, Marcieli Zamban, Paula Girardi.

 

 1 INTRODUÇÃO

Uma empresa se constrói essencialmente com pessoas e estas trazem consigo suas próprias culturas, que se formam durante a vida e também adquiridas em outras organizações. A cultura de uma organização se forma através de crenças, regras e valores que são o alicerce para a realização das tarefas de seus colaboradores, além de guiar os seus comportamentos, sendo uma influência importante no que as organizações realizam e como as fazem, oferecendo estabilidade a mesma, e contribuindo para o seu sucesso. (SCHERMERHORN, 2007)

Conceituando cultura organizacional, Thévenet (apud, Hanashiro, et al 2008, p. 25) observa que “cultura organizacional é o suporte para aprender a aprender”, é uma fonte de referência exprimindo, ao mesmo tempo, a personalidade da organização e sua capacidade para compreender e tratar seus problemas”. Nesse sentido cultura organizacional se reporta à aprendizagem da organização onde é possível diagnosticar seus pontos positivos e negativos podendo ser avaliados e melhorados, para o bom desempenho das atividades, agregando vantagem competitiva a organização.

As culturas voltadas para a aprendizagem tornam as organizações com potencial para a inovação e motivação de seus colaboradores, dando espaço ao trabalho em equipe, permitindo desta formam que assumam riscos e encorajando a iniciativa. . (SCHERMERHORN, 2007). No atual mercado competitivo a organização precisa apresentar um diferencial para se destacar no mercado e a cultura direcionada para a aprendizagem gera inovação podendo proporcionar isto.  

Observado a importância que a cultura representa em uma organização desenvolvemos um estudo de análise na empresa Lojas Volpato de Tapejara, que há anos está atuando no mercado, com uma cultura forte, com valores voltados para a comunidade e investindo na inovação para manter-se competitiva no mercado. Trata-se de uma rede de lojas de móveis e eletrodomésticos fundada no ano de 1971 na cidade de Ciríaco, porem com a expansão sua matriz foi transferida para Lagoa Vermelha também no interior do Rio Grande do Sul, onde ainda permanece nesta cidade. Atualmente a empresa Lojas Volpato conta com um grupo de mais de 800 colaboradores e de mais de 70 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, então o nosso foco de estudo e a filial 57 que esta localizada na Avenida sete de setembro, 807 centro na cidade de Tapejara Rio Grande do Sul, esta possui um quadro de 16 colaboradores diretos.

Objetivo geral deste trabalho é ter um maior conhecimento sobre a cultura organizacional, e os objetivos específicos é analisá-la em uma organização e classifica-las de acordo com os apontamentos dos autores da fundamentação teórica.

A justificativa deste trabalho está voltada para a importância do estudo da cultura organizacional para nossa formação enquanto futuros administradores, adquirindo amplo entendimento sobre o assunto, seu conceito e como se apresenta na prática. Tornando essa análise viável na empresa mencionada por termos mais acesso ás informações e por ser reconhecida como referência no ramo em que atua.

  1. Fundamentação Teórica

A abordagem da cultura organizacional é relativamente recente, até meados da década de 1980 as organizações eram abordadas como uma forma racional de coordenar e controlar um grupo de pessoas, as ordens eram em níveis verticais, com fortes autoridades, no entanto, as organizações vão, além disso, possuem personalidade própria assim como as pessoas. (ROBBINS, 2005). A seguir será definida cultura organizacional para diferentes autores, abordado o tema socialização, seus componentes e suas classificações.

2.1 Definindo cultura organizacional

 

Como definição de cultura organizacional para (Robbins, 2005, p. 376) ”A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.” Segundo Robbins (2005), a cultura organizacional é diferente de satisfação com o trabalho, esta está voltada para avaliação, e a cultura busca descrever a observação dos funcionários sobre a organização.

Maximiano (2009) conceitua cultura organizacional pela definição de Edgar Schein, onde cultura é:

Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. (Schein apud Maximiano, p. 440 2009).

Segundo Maximiano (2009, pag. 445) “a cultura organizacional define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo”. A convivência interna são as relações entre os membros da organização, sendo o modo como se interage, o tratamento que devem dar-se e como resolvem os problemas. As relações externas compreendem o tratamento aos membros de outros grupos e o seu papel em relação ao meio ambiente. Para Robbins (2005) a cultura desempenha as funções de criar distinções entre organizações, proporcionar um senso de identidade aos seus membros, facilitar o comprometimento além dos interesses de cada um, proporcionar a estabilidade social mantendo a organização unida, servir como indicador de controle que orienta o comportamento dos funcionários.

Para Fleury (apud, HANASHIRO, et al 2008, p. 25) a cultura organizacional é;

Um conjunto de valores e pressupostos básicos expresso em elementos simbólicos que, em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construírem identidade organizacional, tanto age como elemento de comunicação e consenso, como oculta e instrumentaliza as relações de dominação.

Para Lacombe (2005) cultura organizacional consiste no conjunto de crenças, sistemas de valores, costumes, normas de comportamento, e maneiras de negociar, particulares a cada empresa e que delineiam uma forma geral de realizar as atividades, tomar decisões, e agir dentro da empresa, de modo implícito ou explicito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (297.7 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com