TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualização sobre ética profissional

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Maranhão

Curso de Administração

Disciplina: Ética Profissional

Turma: 1                                Data: 20/06/2018

Aluna: Ivanilde Pereira Alves

ATIVIDADE 9: Contextualização dos itens descritos nas páginas 57 e 78

Sabe-se que cada pessoa é única e, possui sua essência, qualidades e habilidades que precisam ser executadas, ou seja, cada um possui características diferentes. A partir do momento que o indivíduo escolhe determinada profissão ele precisa buscar informações acerca da sua área, ter uma postura ativa, conhecer seu ambiente de trabalho. Dessa forma, o profissional deve ter atitude positiva, comprometimento, determinação, ética, habilidade para planejar e trabalhar em equipe, ser comunicativo, liderança e humildade, e sempre buscar aperfeiçoar seus conhecimentos.

Para Façanha (2011, p.44):

A ética é indispensável ao profissional porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão. Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada indivíduo tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

Nesse sentido, percebe-se que o fazer e o agir estão relacionados, pois um depende do outro, por isso o profissional deve ser decisivo de modo que possa saber agir em determinada ocasião, fazendo o uso da sua competência, compromisso e eficiência para desenvolver de maneira eficaz sua profissão.

Compreende-se que um profissional ético é aquele que é correto, justo, que sabe tomar decisão adequada, ou seja, é um profissional tolerante e flexível, que age com integridade e sempre está pronto para agir em determinados momentos mais complexos. Segundo Façanha (2011, p.44):

Assim, ética profissional pode ser concebida como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Assim, quando falamos de ética profissional, estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão, a partir de estatutos e códigos específicos.

O profissional ético deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações, ou seja, ser ético é agir corretamente, proceder bem, sem prejudicar os outros.  È trabalhar de acordo com os valores morais que rege a sociedade ou empresa. Dessa forma, Façanha (2011, p.43) reforça que ‘’Ética Profissional é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Com referência ao ser humano em especial, é exigível uma conduta especial, denominada de Ética’’.

Nesse contexto, a ética profissional é o conjunto de valores, normas, condutas que estão relacionadas às atitudes e comportamento do indivíduo. Com base nessa concepção Glock e Goldim (2003, p.1) ressaltam que:

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos Moral e Direito pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.

Entende-se que a ética, atua em todos os campos econômicos, político, psicossocial, científico-tecnológico e militar, ou seja, reflete sobre as ações humanas que determinam o comportamento do em indivíduo em determinada sociedade. Para Schroeder (2004, p.2):

O conceito de ética muitas vezes é utilizado como sinônimo de moral. Alguns autores concordam que ética e moral são sinônimos, pois ética deriva do grego ethos, enquanto moral do termo latino mor-mores, ambos significando um conjunto de crenças e valores adotados por uma comunidade.  Alguns estudiosos concordam que ética e moral são um conjunto de crenças e valores aceitos por uma comunidade, porém, ética é a disciplina teórica, enquanto a moral é a prática ética contida no inconsciente coletivo. A moral, portanto, é objeto de estudo da ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com