TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional Conceitos Iniciais

Por:   •  29/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura organizacional

Conceitos iniciais

A cultura organizacional pode ser explicada em três tipos de conjunto:

  1. Conjunto de valores, crenças e hábitos, ou seja, o que uma sociedade ou um grupo de pessoas acredita que está correto, nela os costumes e tradições determinam a forma que um indivíduo se comporta no meio.
  2. Conjunto de normas informais e não escritas, que orienta o comportamento dos membros de uma organização direcionando-os para o alcance dos objetivos organizacionais.
  3. Conjunto de características único da organização que distingue a mesma das demais.

Componentes da cultura organizacional

Na análise da cultura organizacional, podemos classificar de duas maneiras, a parte formal, que são componentes visíveis e publicamente observáveis que se direcionam para os aspectos operacionais e tarefas. E a parte informal, que são componentes “invisíveis” e cobertos direcionados para os aspectos sociais e psicológicos.

Na parte visível temos os artefatos, que são os primeiros a se destacarem em uma cultura organizacional pois nele está a arquitetura, os veículos, as roupas e os produtos que as pessoas usam. Por serem os primeiros a se destacar são também considerados como a primeira impressão de um indivíduo que não está habituado com a cultura organizacional local. Mesmo superficial, os artefatos podem mostrar muito sobre os hábitos e valores de uma organização.

Nos artefatos pode-se ser observado a tecnologia, e como o conhecimento é utilizado para resolver problemas dentro das organizações. Organizações com tecnologias muito avançadas são chamadas de estado-da-arte, elas utilizam conhecimentos mais avançados para produzirem artefatos e ferramentas sociais. O grau de tecnologia em uma cultura pode também revelar sobre os hábitos e atitudes de uma organização pois as que valorizam o conhecimento tem maior possibilidade de produzir tecnologias mais avançadas.

Os símbolos numa organização representam valores organizacionais e identidade coletiva, ela pode estar em imagens, linguagem, arquitetura e vestuário, história mitos e heróis ou em rituais e cerimonias, elas transmitem mensagens e significados dentro de uma organização

Em uma análise mais profunda e interna de uma organização, temos os valores, que compreendem as crenças, preconceitos, ideologia e todas as atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, podendo ser interno ou externo. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove direcionamento comum aos funcionários. De maneira geral, é como os indivíduos presentes se tratam.

Funções da cultura organizacional

Como dito anteriormente a cultura organizacional define como os integrantes da organização interagem entre si e com o mundo externo, ela dita regras para os indivíduos se encaixarem em um grupo e manter uma boa relação.

O dia-a-dia é essencial para o desenvolvimento de uma boa interação entre os integrantes, os comportamentos e convivência passam a fazer parte da cultura, o modo de interagir, tratar e falar define os resultados e desempenhos dos integrantes.

Disfunções da cultura organizacional

Pode haver disfunções na cultura organizacional, isso ocorre quando há comportamentos divergentes entre os integrantes e a própria organização, prejudicando a capacidade de resolver problemas de convivência interna e adaptação externa.

Socialização organizacional

Ocorre quando um indivíduo que não estava na cultura ou organização entra e adquirem comportamentos, hábitos e valores desta cultura, eles aprendem os costumes, tradições e símbolos e ensinam sobre a sua cultura antiga.

Singularidade e diversidade cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com