TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA ROTINA À FLEXIBILIDADE

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.568 Palavras (15 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DA ROTINA À FLEXIBILIDADE

Uma inter-relação com as disciplinas estudadas no semestre

[pic 4]

Araranguá, SC

2015

DA ROTINA À FLEXIBILIDADE

Uma inter-relação com as disciplinas estudadas no semestre

Trabalho Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral, Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Tutores: Márcio Ronald Sella, Grace Botelho, Karen H. Manganotti, Suzi Bueno, Antonio Lemes Guerra Júnior, Wilson Sanches, Maria Eliza Pacheco, Edson Elis de Morais e Ana Céli Pavão.

Araranguá

2015

SUMÁRIO[pic 5]

1

INTRODUÇÃO......................................................................................................

4

2

DESENVOLVIMENTO........................................................................................

5

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL......................................

5

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.................................................................

6

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.............................................................

8

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...................................................

10

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................

12

REFERÊNCIAS............................................................................................................

14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho possui como tema “Da rotina a flexibilidade: do fordismo ao não-fordismo”, será abordado os princípios de Ford tradicional, relacionado a uma mudança não convencional, que fará como que se compreenda essa transição que ocorreu no final do século XX.  

Segundo Chiavenato (2014), as organizações não funcionam ao léu, elas não sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas por mero acaso, o seu sucesso organizacional é fruto de uma série infindável e articulada de decisões, ações, aglutinação de recursos, competências, estratégias e uma busca de objetivos para alcançar resultados cada vez melhores.

No Século XX, Henry Ford, se tornou rico com a construção de automóveis em linha de montagem, sendo que a cada trabalhador da empresa foi atribuída uma tarefa em especifico, repetitiva, como por exemplo, colocar a roda dianteira, assim se dividindo os postos de trabalho em pequenas tarefas padronizadas que posteriormente poderiam vir a ser executadas repetidamente, a empresa foi capaz de produzir um carro a cada dez segundos, por meio do uso de empregados que possuíam habilidades limitadas (ROBBINS; JUDGE, 2014).

Silva (2008) diz que, “com sua filosofia de produção em massa, preços baixos, altos salários e organização eficiente do trabalho, destacando-se aí a rapidez de fabricação, Henry Ford apresentou ao mundo o maior exemplo de administração eficiente individual que a história conhece”.

Este estudo tem como objetivo geral incentivar a busca pelo conhecimento, para o seu crescimento pessoal e profissional, valorizando o companheirismo e a ajuda mutua além de correlacionar o tema com as disciplinas propostas durante o semestre.

Os objetivos específicos compõem correlacionar o tema com a disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Através deste comparativo, por meios de pesquisa em livros, sites, artigos e periódicos, procura-se descobrir a importância de cada assunto trás consigo e qual o valor deste estudo baseado no artigo objeto de estudo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional de uma empresa representa os órgãos e as unidades que a compõem, também representa suas relações de interdependência, o funcionamento organizado da empresa envolve as funções e atividades consideradas necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa (CHIAVENATO, 2014).

Segundo Chiavenato (2014), toda organização depende de um planejamento, a organização da empresa compõe todos os meios para que a ação empresarial seja viável e ainda possa ser realizada com sucesso, além do que, essa organização é totalmente dirigida para que se alcancem os objetivos, ou seja, alcançar os resultados, como gerar lucros, proporcionar satisfação social, atender as necessidades dos cidadãos, etc.

Por tanto, Ford com o objetivo de utilizar todas as contribuições e posturas para que a empresa se torne eficiente, seu modelo de administração é caracterizado por trabalho divido, repetido e contínuo, para tanto, Ford se baseia em três princípios (CHIAVENATO, 2014).

O primeiro é o de produtividade que, Segundo Chiavenato (2014), é conceituado como o que, “recomenda o máximo de produção dentro de um período determinado (com distribuição do ganho para o empregador, para o empregado e para o consumidor, pela redução de custos que se transforma em redução de preços)”.

O artigo cita o McDonald’s como uma empresa que exemplifica esse principio, que é atual e possui características do fordismo, outro exemplo, que se pode citar é as empresa de serviço como o Subway, Burguer King, essas franquias são modernas e apresentam características em relação ao seu setor de produtividade. O texto cita que no serviço Mc Donald’s encontram-se características como, “a homogeneidade dos produtos, a rigidez das tecnologias, as rotinas padronizadas de trabalho, a desqualificação, a homogeneização da mão-de-obra (e do freguês), o trabalhador em massa e a homogeneização do consumo, nestes e em outros aspectos, o fordismo continua vivo e forte no mundo moderno” (FRAGA, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com