TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  9/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECUSRSOS HUMANOS

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

 DESAFIO PROFISSIONAL

RODRIGO CANAU DA SILVA SANTOS

RA 9513383334

TUTOR: CARLOS JUNIOR

JUAZEIRO/BA

SETEMBRO/2014

SUMÁRIO

Introdução ...........................................................................................  3

Desenvolvimento ................................................................................  4

Conclusão ...........................................................................................   8

Referencias bibliográficas ..................................................................   9

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste no desafio profissional do I Bimestre do Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera no ano de 2014.

Visa apresentar soluções diante de problemas expostos na área de Administração de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Técnicas. Ao longo do trabalho será abordada a busca de soluções de problemas nas áreas de planejamento estratégico, estrutura organizacional e processos gerenciais, tangente ao desenvolvimento de estratégias, planejamento e organização.

A diretoria do Hoterdan Hipermercado, após uma reunião, constatou uma queda nos lucros da empresa no último ano. As vendas encontravam-se em bom nível, mas os custos estavam descontrolados. Após contratar uma empresa de consultoria em Gestão Administrativa a diretoria recebeu um relatório de 180 páginas que ao seu resumo pôde-se observar influencia política e indicações nas promoções internas, ausência de capacitação do pessoal operacional na realização de suas atividades e áreas gerenciais sem a consideração devida.

Dentro desse contexto fui contratado pela Diretoria Executiva do Hoterdan Hipermercado como Diretor Administrativo e de Projetos para organizar e executar  um plano que coloque em prática uma nova modelagem da estrutura da organização e capacite os gerentes e diretores do ponto de vista profissional. Lado outro, ao pessoal operacional falta um plano claro de capacitação profissional e clareza na estrutura hierárquica ao tempo em que as relações políticas entre os departamentos se sobrepõe às estruturas formai de autoridade e poder. Assim sendo devo organizar e executar capacitação ao pessoal operacional em vistas de resolver a situação relatada acima.

        

DESENVOLVIMENTO

 A princípio o Hoterdan Hipermercado tem uma estrutura organizacional não definida. Uma estrutura organizacional é necessária, posto que as tarefas e divisões de trabalho necessitam de uma estrutura clara que reja as relações internas de uma organização. A estrutura de uma organização é fundamental para a sua manutenção no mercado.  Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa, mas qualquer outro tipo de estabelecimento, e/ou instituição, não se torna uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional. Isto posto a estrutura organizacional do Hoterdan Hipermercado será definida a partir do seguinte organograma.

ORGANOGRAMA HOTERDAN HIPERMERCADO

[pic 2]

Por conseguinte, ao tempo em que os diretores e gerentes necessitam de uma capacitação mais específica e que lhes fale mais diretamente em relação à sua área de atuação, será elaborado um Programa de Capacitação de Líderes - PCL - em fins de promover a capacitação e o desenvolvimento de técnicas gerenciais, que será organizado e executado na cidade de localização do Hoterdan pela Fundação Pedro Leopoldo, com sede em Pedro Leopoldo-MG. O PCL terá por finalidade preparar os diretores e líderes para coordenar equipes, compreender o comportamento do consumidor, relacionar-se com o cliente, definir metas, contabilizar custos fixos e variáveis, dimensionar índices e indicadores financeiros, gerenciar situações de conflito no âmbito da organização, além de outros conceitos indispensáveis para o desempenho profissional de gestores.

O desenvolvimento e capacitação de pessoas faz uma empresa não perder o foco e o rumo. A constante formação lembra a todos os objetivos da organização e o que deve sempre ser feito para alcançá-lo.

Segundo Chiavenato:

 Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades destrezas e se tornem mais eficiente naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem.

O PCL terá duração de um ano, com encontros mensais com duração de 04 horas. Será avaliado pelos próprios diretores e gerentes e pela Diretoria Administrativa e de Projetos. O PCL poderá ser estendido por igual período, caso assim os diretores e gerentes julgarem oportuno.

Paralelo ao Programa de Capacitação de Líderes será realizado o um Programa de Capacitação de Colaboradores - PCC - com a finalidade de promover a capacitação e a motivação do setor operacional do Hotedan Hipermercado. O pessoal operacional deve ser visto como o grande colaborador da organização. É o seu maior patrimônio. Elaborar um plano de capacitação do pessoal operacional será um investimento no próprio hipermercado, ao tempo em que não se concebe este sem aquele.

 Ainda segundo Chiavenato

“As pessoas devem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e imprime significado e rumo aos objetivos globais.”

O PCC será realizado mensamente por Diretores e Gestores que realizam o PCL escolhidos pela diretoria Administrativa e de Projetos baseada a escolha em critérios técnicos levando em consideração as aptidões pessoais dos Diretores e Gerentes para a formação e treinamento. Os encontros para a realização do PCC terão a duração de quatro horas e serão realizados nas dependências do Hoterdam Hipermercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com