TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  23/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  2.313 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Gestao de Desempenho

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Professor:

Alunos: Alex Arcanjo, Fernanda Almeida

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A compreensão do comportamento organizacional é de suma importância para os administradores. As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países. Com a globalização, podemos dizer que o mundo virou uma aldeia global, e os administradores precisam aprender a lidar com pessoas de diferentes culturas.

Um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelas organizações hoje em dia é a adaptação às diferenças entre as pessoas. O termo utilizado para descrever esse desafio é diversidade da força de trabalho. Enquanto a globalização enfoca as diferenças entre pessoas de diferentes países, a diversidade da força de trabalho enfoca as diferenças entre as pessoas em um determinado país.

A crescente heterogeneidade das organizações, com a inclusão de diferentes grupos. A diversidade da força de trabalho, significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes.

O desafio para as organizações, é conseguir acomodar os diferentes grupos de pessoas, atendendo a seus diferentes estilos de vida, necessidades familiares e jeitos de trabalhar.

 Fortalecendo as pessoas

Em muitas organizações, os funcionários são agora chamados de sócios. E existe certa indefinição em relação às diferenças dos papéis de gestor e trabalhador. O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os empregados estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas relacionados com seu trabalho.

Os gestores estão fortalecendo seus funcionários (dando autonomia) e colocando-os no comando de suas atividades. E, dessa forma, os gestores

estão tendo de aprender a delegar o controle, e os funcionários, a ter responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam.

Autonomia (empowerment) dos funcionários – colocar os funcionários no comando de suas próprias atividades.

 Lidando com a temporariedade

Os gestores sempre se preocuparam com as mudanças. O que é diferente hoje em dia é o período de tempo que separa as mudanças. Antigamente, os gestores só tinham que introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles. O conceito de melhoria contínua, por exemplo, implica mudança constante.

No passado, a administração podia ser caracterizada por longos períodos de estabilidade, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade. As atividades hoje realizadas pelos trabalhadores estão em permanente estado de movimento, e eles precisam continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender a novas exigências do trabalho.

No passado, os funcionários eram indicados para um específico grupo de trabalho, e essa colocação era relativamente contínua. Havia uma sensação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com