TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL: MOTOSUPER COMERCIO E IMPORTAÇÃO LTDA

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEOVARDO DA VINCI

CENTRO DE ADMISTRAÇÃO/PROCESSOS GERENCIAIS

TURMA: EMD0636

ACADÊMICOS:

ALICE DA SILVA

JULIA FELICIDADE MARTINS

LEONARDO ADOLFO DA SILVA

NATHAN INACIO JACQUES

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL: MOTOSUPER COMERCIO E IMPORTAÇÃO LTDA

Professora: Bianca Amorim

Florianópolis

2017

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa é uma concessionária autorizada de motos Suzuki, foi fundada em 17 de setembro de 1999 para a comercialização de motocicletas, a parte de manutenção, peças e acessórios para as motocicletas eram terceirizadas. No ano de 2000 por problemas da má organização da gestão estratégica da empresa, o Sr Milton acaba vendendo a empresa para o Sr Jovanio Frutuoso, um dos gerentes da empresa. Com a compra da empresa o Sr. Jovanio passa a oferecer serviços de manutenção e acessórios para as motocicletas para melhorar o faturamento da empresa.

Do ano 2000 a 2007, foi o melhor período da empresa, por ter poucos concorrentes, a empresa Suzuki chegou a vender 54 motos por mês. Em 2007 foi aberta a primeira filial da empresa, localizada na marginal BR 101, um prédio de 2.200 mts², sendo comercializados motos e também barcos e carros de grande porte. Com a crise americana em 2008 o mercado de motos enfraqueceu, fazendo com que o Sr. Jovanio fechasse a recente filial para corte de custos. No ano de 2013 a empresa volta a se reestruturar no mercado de vendas, faturando cerca de 20 a 30 motos por mês.

A empresa Motosuper Comercio e Importação LTDA, é uma empresa familiar estabelecida na Av. Governador Ivo Silveira nº 1562, Florianópolis, SC. Porte médio, trabalhando na venda de motocicletas de pequena e alta cilindrada.

[pic 1]

Figura - 1 Organograma da empresa Motosuper.

[pic 2]

Fonte: os autores

AREA DE RECURSOS HUMANOS

A área de recursos humanos de uma determinada empresa é responsável pelo recrutamento, admissão, treinamento, compensação dos funcionários e desligamento.

O Recursos Humanos, segundo Chiavenato (2003),

“Recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.”

A Motosuper Comercio e Importação LTDA vem sempre tentando melhorar a sua gestão, para melhor atender os seus colaboradores, porem com a crise mundial, foi feito uma redução de colaboradores, por causa da queda de vendas.  Para o ano de 2018 a empresa pensa em contratar mais 3 colaboradores.

O recrutamento e seleção são feitos pela responsável de RH da empresa, são abertas vagas para candidatos externos e indicações de colaboradores, mas também é feito recrutamento interno. Os cargos e salários remunerados são feitos conforme cada classe, com exceção da remuneração de venda, que possui comissões. Todos os novos funcionários passam por treinamento, período mínimo de 10 dias, onde são passadas suas funções, normas da empresa entre outros assuntos importantes para o colaborador. São feitos alguns treinamentos técnicos quando é feito o lançamento de um novo produto no mercado.

A empresa adota a opinião como uma forma de melhorar a relação do novo colaborador com a sua função, é feito quando é contratado um novo funcionário, ou quando o supervisor de cada função acha necessário dar esse parecer ao funcionário sobre o seu desenvolvimento.

Quadro 1: Pontos fortes e fracos de R.H.

Pontos fortes

Pontos fracos

Há a preocupação da empresa em ter gestores que procuram ter um bom relacionamento com seus colaboradores

Materiais para uso no trabalho são de má qualidade.

Existe a preocupação da empresa em treinar seus colaboradores para que os mesmos possam passar confiabilidade do produto aos clientes.

Remuneração baixa ao cargo exercido.

Fonte: Dados da pesquisa

ÁREA DE MARKETING

Sabemos que a principal função do setor de marketing é usar seus conhecimentos para divulgar as vendas de um determinado tipo de marca. Esse setor busca criar estratégias que tornarão o produto ou serviço de determinada empresa mais atraente aos olhos do público alvo.

O Marketing, segundo Peter (2000, p.4)

O “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.

A pesquisa de mercado é feita por uma empresa terceirizada que desenvolvida pelo fabricante quando há perspectiva de lançamento de um novo produto ou serviço. A empresa utiliza para divulgar os produtos o Benchmarking, Google Analytcs e Facebook, por serem ferramentas de baixo custo para a empresa e por terem facilidade de acesso e até o momento terem tido um bom resultado. É utilizado o Endomarketing na empresa, para que os colaboradores tenham conhecimento dos produtos e serviços que a empresa possui, é feita via e-mail. A empresa não possui um planejamento estratégico definido, muita das ações de marketing vem definidas de fabrica, sem a participação da empresa.

O preço é atrativo, é reconhecido como ‘’bom’’ pelos compradores, é similar ou em determinados pontos até mais baixo que dos concorrentes. Na praça é uma procura pelo endereço físico da empresa bem como pela interne também no site da empresa. há uma boa area de atuação praticamente todo o estado de SC, pode ser adquirido e entregue sem o cliente sair de casa. O Produto a marca é muito bem conceituada no mercado, é nacional de altissima qualidade e tecnologia, mix de modelos variados e cores diversas. A Promoção, não é um produto nacional, a carteira dos clientes bem atendidos é mais fazendo a divulgação ‘boca-boca”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (141 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com