TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA SGS SOLUÇÕES EM GESTÃO

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.970 Palavras (36 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE TRANSDISCIPLINAR

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA SGS SOLUÇÕES EM GESTÃO

Elizangela Bezerra Pereira[1]

Lindisay Gerlach Neves Araújo [2]

Maria Pollyana Sales Vicente [3]

Milena Gabrielly Bezerra da Silva [4]

Priscila Ribeiro Gedião[5]

Thuanny Ranielly Silva da Costa [6]

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as práticas organizacionais à luz dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Administração de Recursos Humanos II, Administração Mercadológica II, Administração de Serviços, Estatística, Contabilidade Aplicada, Tópicos Especiais I e Estágio Supervisionado I, bem como a partir da percepção dos clientes da SGS Soluções. O estudo teve como metodologia uma abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com os gestores da empresa e aplicação de questionário (de satisfação) com os clientes. Obteve-se como resultados na pesquisa, que no setor de Recursos Humanos as atividades são centralizadas apenas entre os sócios e eventualmente compartilhadas com o departamento administrativo; na Contabilidade a administração da SGS Soluções, não absorve as informações que a assessoria contábil repassa através de DRE e Balanço Patrimonial; percebeu-se também que o marketing externo não é bem desenvolvido e identificou-se que na área de consultoria o serviço está sendo prestado de forma satisfatória.

Palavras-Chave: Administração. Serviços. Consultoria

1 INTRODUÇÃO

O Atual cenário político e econômico do Brasil vêm enfrentando nos últimos anos uma crise que afeta fatores como investimentos e desenvolvimento do País. Em entrevista concedida à DW Brasil, Peter Hakim, presidente emérito do Instituto de Análise Política Inter-American Dialogue, disse “A política brasileira age de forma errática, não é de hoje, e atualmente enfrenta uma grande turbulência”. Do ponto de vista conjuntural os sucessivos deslizes do governo, tais como: não cobrar maior celeridade nas decisões dos escândalos de corrupção e ajustes fiscais excessivos colabora com a construção de uma identidade negativa do país. Conforme a incerteza política se agrava, o mercado enfraquece, a perda do grau de investimento estrangeiro se acentua e a taxa de desemprego aumenta, desencadeando um declínio econômico. Nos primeiros seis meses de 2015, a retração acumulada da economia brasileira foi 2,1%, segundo o IBGE. O Produto Interno Bruto do segundo trimestre de 2015 ficou 2,6% abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado. (LISBOA 2015)

Segundo dados divulgados neste ano de 2015 pelo o IEC (Índice de Expansão do Comércio) a intenção de ampliação dos negócios por parte dos empresários nunca esteve tão em baixa. O que leva as empresas a adotarem essa postura são fatores como a redução do acesso ao financiamento e alta dos juros e custos, podendo citar ainda o aumento de energia. Além disso, o corte da nota de crédito concedida ao Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s torna a situação econômica nacional ainda mais crítica e incerta em virtude de a credibilidade interna e externa estarem comprometidas. (BÔAS, 2015).

Diante disso, as corporações vêm utilizando estratégias próprias para escapar das dificuldades impostas pelo momento. Elas buscam novos métodos em gestão com o objetivo de desenvolver, ampliar e/ou estruturar seu ambiente interno investindo em recursos humanos, capacitando seus funcionários, procurando estar atento ao mercado juntamente com o setor de marketing, pesquisando o cliente e o ambiente externo, acompanhando as receitas e despesas através de um setor contábil bem estruturado, analisando a concorrência e, assim, poder oferecer um serviço que atenda às necessidades do mercado e que contribua para um bom posicionamento. (RHODES; STELTER, 2011) 

Cada segmento é afetado de forma distinta pela crise, muitos negativamente e outros nem tanto, como o caso do segmento de consultoria. Esse tipo de serviço costuma ter a demanda crescente em períodos de recessão, no qual especialistas afirmam que o olhar neutro de um profissional facilita a percepção das oportunidades que a empresa possui e identifica alternativas para recuperar a organização através de um diagnóstico empresarial. (KOHL, 2009)

O objeto de estudo deste trabalho é a empresa SGS Soluções em Gestão LTDA que fornece serviços de consultoria em diversos ramos empresariais, tais como restaurantes, boates, instituições educacionais, supermercados, concessionárias, dentre outros. O foco interno da empresa, está na gestão de pessoas da sua equipe, utilizando, portanto, estratégias de estímulos na qualidade de vida de seus colaboradores.

Acredita-se que o ambiente interno da empresa contribui para que suas estratégias sejam colocadas em prática, utilizando-se dos pontos fortes que correspondem aos recursos e capacidades dos funcionários, que juntos transformam-se em uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, conseguindo se sobressair em meio às adversidades.

1.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desse estudo é analisar as práticas organizacionais da SGS Soluções em Gestão à luz dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Administração de Recursos Humanos II, Administração Mercadológica II, Administração de Serviços, Estatística, Contabilidade Aplicada, Tópicos Especiais I e Estágio Supervisionado I, bem como a partir da percepção dos clientes da empresa estudada.

1.1.1 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos são: identificar as práticas organizacionais no que diz respeito às estratégias e estruturas da empresa; comparar as práticas identificadas com as teorias apresentadas nas disciplinas; relacionar as práticas da organização com a percepção dos clientes acerca destas; propor melhorias estratégicas e estruturais para a organização analisada.

1.2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A SGS Soluções foi fundada em 2011 pelos sócios Italo Andrade de Souza e Samuel Gondim Lemos de Oliveira, graduados em Engenharia de Produção pela UFRN e com conhecimento em consultoria, que observaram no mercado potiguar a necessidade de novas práticas de gestão. A SGS Soluções atua como prestadora de serviço de consultoria empresarial, abrangendo diversas áreas como logística, desenvolvimento de sistemas, controle de qualidade, segurança e saúde, gestão financeira, mapeamento e otimização de processos, gestão de qualidade, franquias e novos negócios. A empresa oferece serviços no âmbito nacional, utilizando ferramentas inovadoras e projetos alinhados ao perfil de cada cliente e às suas expectativas finais. Com sede principal em Natal/RN e também com unidade em Mossoró/RN, oferece ambiente organizado e projetado para satisfazer as necessidades da operação do trabalho, utilizando boas práticas de ergonomia e segurança do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)   pdf (865.2 Kb)   docx (621 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com