TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUTIR O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivo 1 – Indique o PRIMEIRO Objetivo com o qual você trabalhará.

Discutir o papel da Didática na formação de professores.

Objetivo 2 – Indique o SEGUNDO Objetivo com o qual você trabalhará.

Refletir criticamente o conceito de Didática e sua relação com o processo de Identidade profissional, considerando o contexto histórico de sua evolução e o seu papel no fazer docente do educador.

Indicando Ferramentas (atividades) – OBJETIVO 1

A ferramenta utilizada para desenvolver o primeiro objetivo - Discutir o papel da Didática na formação de professores será Wiki. A wiki possibilita a construção colaborativa de textos no ambiente do AVA Moodle. Essa ferramenta originou-se com o advento da web 2.0, pois com ela surge uma maior possibilidade de interação, partilhamento e elaboração a distância. Com as funcionalidades possíveis dentro da web 2.0, a ferramenta se destaca, pois possui uma interface semelhante aos de editores de textos “por sua natureza livre, mas destacadamente quando abertas a contribuições de um grande número de pessoas, as wikis giram em torno do seu conteúdo e não dos seus autores” (ABDO, 2009, p. 57).

A ferramenta wiki é utilizada através da escrita, onde todos os estudantes podem atuar e interagir sobre um determinado assunto. Segundo Mourão, Filho e Pantoja (2015) ela possibilita ao usuário “modificar, acrescentar ou eliminar informação de um texto, de modo que novos conhecimentos sejam adicionados aos existentes, de forma hipercontextual.” Tem como objetivo o compartilhamento de ideias e conhecimentos entre os sujeitos, abordando diferentes perspectivas e formas de pensar a partir da escrita.

Descrevendo as atividades – OBJETIVO 1

Como já abordado, a ferramenta wiki é um recurso educacional assíncrono, ou seja, é uma comunicação que não ocorre em tempo real. A utilização da wiki como ferramenta pedagógica possibilita a interação, cooperação e colaboração no processo de construção do conhecimento.

No curso de Graduação em Informática — Licenciatura em Distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), há uma disciplina chamada Didática Geral. Dentre vários objetivos ofertados no Plano de Disciplina, o escolhido para a atividade proposta no Planejamento em EaD será “Discutir o papel da Didática na formação de professores.”

Será disponibilizado um texto-base — As contribuições da Didática para a Construção da Identidade Profissional docente, em formato de pdf., que trata sobre o tema central escolhido para esse primeiro objetivo trabalhado no Planejamento. Os alunos contarão também com o apoio de um vídeo debate disponibilizado via link pelo youtube — Formação de Professores – Educação: Novos Rumos (https://www.youtube.com/watch?v=l7L5rve1IEA).

Para o desenvolvimento dessa atividade serão selecionados grupos de cinco alunos que irão produzir um texto colaborativo com o uso da ferramenta wiki afim de discutir sobre o papel da didática na formação de professores.

Para a escrita dos textos, as equipes utilizarão o texto-base e o vídeo debate como norteadores para a fundamentação e elaboração de suas pesquisas. Cada aluno deverá contribuir para a produção, podendo acrescentar, editar ou até mesmo excluir o que acharem importante no material.

Na produção textual colaborativa deverá conter os critérios definidos a baixo:

Originalidade: o texto deve ser elaborado pelo grupo ou, pelo menos, adaptado por ele.

Coerência de pensamentos: as ideias expostas devem seguir uma linha de pensamento coerente com o que foi solicitado.

Capacidade de síntese: as ideias são trabalhadas de forma direta, resumida. O texto não pode se perder com ideias vagas e sem nexo.

Interação e utilização da aba comentários: o grupo tem que interagir através da aba comentários, combinando as alterações que farão no texto.

Referências: todas as referências utilizadas devem estar de acordo com as normas da ABNT.

Ortografia e gramática: o texto deve seguir os critérios básicos de ortografia e gramática. Imparcialidade: os fatos abordados no texto devem ser colocados como realmente são e, no caso de opiniões, colocadas como tal, ou seja, como opinião de alguém.

A ferramenta deve desenvolver a capacidade do aluno de produzir coletivamente, pois os participantes deverão interagir com outros tipos de pensamentos e ideologias buscando de forma consciente e enriquecedora discutir sobre a temática abordada.

Indicando Ferramentas (atividades) – OBJETIVO 2

A ferramenta utilizada para desenvolver o segundo objetivo - Refletir criticamente o conceito de Didática e sua relação com o processo de Identidade profissional, considerando o contexto histórico de sua evolução e o seu papel no fazer docente do educador, através de um debate entre alunos, será o podcast.

O podcast foi desenvolvido em 2004 pelo norte americano Adam Curry, de acordo com Mourão, Filho e Panjota (2015) “o termo surgiu com a união das palavras Ipod (dispositivo de armazenamento de áudio da Apple que reproduz mp3) e Cast – advinda da palavra broadcast que significa transmissor e distribuidor de dados.” Essa tecnologia possui como principal característica a flexibilidade, principalmente em seu aspecto de produção e divulgação. Assim, é comum encontrar podcast especializado em um só tema, como ciência, educação, cultura pop etc.

Segundo Primo (2005), “podcasting é um processo midiático que emerge a partir da publicação de arquivos de áudio na internet”. Sendo assim, essa tecnologia permite também utilizar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com