TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deasafio Profissional Tecnosampa

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Administração 6º Semestre

NOME

RA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Competências profissionais; Gestão de projetos; Administração de micro e pequenas empresas; Administração mercadológica; Ética e relações humanas no trabalho.

Tutora EAD: Edrieno Santos

CAMPINAS/SP

Maio de 2018

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Administração 6º Semestre

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Competências profissionais; Gestão de projetos; Administração de micro e pequenas empresas; Administração mercadológica; Ética e relações humanas no trabalho.

Tutora EAD: Edrieno Santos

Desafio profissional - apresentado à anhanguera educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras: competências profissionais; gestão de projetos; administração de micro e pequenas empresas; administração mercadológica; ética e relações humanas no trabalho.

Tutora a Distância: Edrieno Santos

CAMPINAS/SP

Maio de 2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

DESENVOLVIMENTO5

Passo 1 – Organização Do Contexto5

Passo 2 – Competências Profissionais8

Passo 3 – Gestão de Projetos10

Passo 4 – Ética e Relações Humanas12

CONSIDERAÇÕES FINAIS16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS17


INTRODUÇÃO

Com relação a projetos, com a finalidade de não ter problemas com a fiscalização e a auditoria existe após o encerramento de cada etapa a cobrança dos indícios. Neste cenário, podem acontecer propostas de encobrimento de erros e falhas em trocas em vantagens.

Aconteceu algo similar ao descrito acima na empresa Tecnosampa. O gerente de projetos Silvio Becker, se encontra em uma situação de conflito ético quando da execução de suas atividades laborais com projetos que são altamente lucrativos e que garantem a empregabilidade de seus 100 empregados no Brasil, porém conta com uma parte “negra”, onde evidências precisam ser mascaradas para poderem parecer lícitas e continuarem a operacionalização das atividades.

A Tecnosampa tem um contrato bastante significativo com a cliente alemã Steinadler, de onde vem boa parte dos lucros que mantêm a empresa brasileira atualmente. Todavia, justamente este contrato seria aquele em que são criadas falsas evidencias de execução de projeto para encobrir falhas, e esta tarefa já se tornou rotineira, gerando desconforto ao gerente Silvio, que sempre procurou executar os projetos da Steinadler corretamente, entretanto, nesta prestação de serviços em especifico, o mesmo enfrentara diariamente uma angustia pessoal, pois se sentia obrigado a executar atividades as quais acreditava que não eram eticamente corretas.

Desta forma, o presente trabalho que segue consiste em analisar o caso “Ética em Gestão de Projetos” destacando seus desdobramentos no que diz respeito às discussões envolvendo a gestão de projetos, competências profissionais, relações entre empresas e aspectos éticos e humanos no trabalho.

.

DESENVOLVIMENTO

Passo 01 – Organização do contexto

Sobre as empresas e suas principais características?

As empresas que participaram do contexto foram a Steinadler e Tecnosampa:

A Tecnosampa é uma empresa brasileira média com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. De 2009 a 2014, faturou, em média, em torno de R$ 7 milhões/ano. Em sua carteira de clientes, encontram-se empresas da área privada e também órgãos públicos.

A Steinadler, por sua vez, é uma grande indústria química multinacional, com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filial espalhadas em todos os continentes. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões/ano, com um considerável portfólio de produtos e serviços. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes.

Sobre as personagens envolvidas:

Quais as pessoas envolvidas?

As personagens envolvidas eram Silvio o gerente de projetos da Tecnosampa, o senhor Nogueira o presidente da Tecnosampa, Ferreira o vice-presidente e técnico da Tecnosampa, o senhor Pereira vice-presidente comercial da Tecnosampa e Oliveira o gerente de projetos da Steinadler.

Quem é o protagonista?

Silvio era o gerente de projetos responsável pela condução dos projetos da Steinadler, representando a Tecnosampa.

Organograma da Empresa

[pic 3]

Quais os seus pontos fortes e fracos?

Os pontos fracos da Tecnosampa, conforme Silvio estava em acobertar a falta de capacitação de gestão de Oliveira, por entender que o vínculo de Oliveira como pessoa focal nessa parceria era fundamental para a perenidade da relação. Silvio também registrou outro agravante: a falta de disponibilidade de Oliveira para se dedicar aos projetos era cada vez maior. Oliveira centralizava todas as decisões sobre as especificações dos projetos, o que acarretava atrasos significativos no andamento operacional da Tecnosampa. Oliveira criticava fortemente essas normas e regras da TI da matriz, por considerá-las resultado de uma adaptação caseira de normas da área química. Os executivos da TI da matriz eram graduados na década de 1980, com uma visão desatualizada dos processos e tendências de metodologias de desenvolvimento de sistemas.

Os pontos fracos da Steinadler eram que não estavam bem no quesito da tecnologia por isso decidiram contratar a Tecnosampa para fazerem a tropicalização dos sistemas de informação da matriz.

Os pontos fortes da Tecnosampa ela possui um bom reconhecimento no mercado de tecnologia, eles são inovadores, e tem compromisso de entrega.

Os pontos fortes da Steinadler era uma empresa de grande porte sua especialização era o ramo das tintas e solventes (domésticos e industriais) e se orgulhava de ter conquistado o primeiro lugar no mercado mundial para seu produto tintas industrial eles eram muitos bons no que faziam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (210.5 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com