TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional – Tecnologia em Logística 1ª Série

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.882 Palavras (16 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE HORTOLANDIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Desafio profissional – Tecnologia em Logística 1ª Série

- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

- TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

- EMPREENDEDORISMO

- ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

- DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ANDERSON DE MOURA STORER     RA: 2170900882

WITHI DE ORLANDO LIMA                  RA: 1820590523

TUTOR EAD Eliane Grigonis

HORTOLANDIA / SP

30 de Maio de 2017

Sumário

Introdução        03

Passo 1 – A Influencia da “visão do mundo” nas negociações        04

Passo 2 – Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional        07

Passo 3 – Empreendedorismo                                                                           09

Passo 4 – Ética e relações humanas no trabalho        12

Passo 5 – Desafio pessoal e Profissional        14

Conclusão        16

Referencias Bibliográfica        17


Introdução

Conforme solicita esse desafio profissional, vamos desenvolver uma pesquisa critico-analítica de avaliação referente à empresa NIKE, analisando o comportamento organizacional desta corporação, presente em mais de 140 países, atualmente considerada a maior empresa do ramo footwear e vestuário esportivo do mundo.

A NIKE que já teve anteriormente sua imagem corporativa questionada, por ser associada à exploração de mão de obra nos países subdesenvolvidos, e também à discrepância entre o custo de produção e o valor de revenda, se estabeleceu no mercado da moda desportiva, baseando sua qualidade na performance e na confiabilidade dos tênis que produz, no desenvolvimento de novos produtos, na identidade da marca através de ações de comunicação e marketing, e na relação com  seu consumidor.

Estabelecida nos Estados Unidos da América, atualmente a NIKE opera 19 centros de distribuição em todo mundo, bem como também utiliza o serviço de distribuidores independentes, tendo cerca de 30.000 pontos de venda fora dos EUA.

Ela também tem se assegurado com marcas e patentes, dado os altos investimentos nos produtos desenvolvidos e comercializados pela companhia, como nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento, Design e Marketing.

Estima-se que somando as fabricas de footwear na China, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Itália, Taiwan e Coreia do Sul, as plantas produtoras de vestuários no Bangladesh, China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, México, Paquistão, Filipinas, Sri Lanka, Taiwan e Tailândia, além dos fabricantes independentes com acordos firmados, a NIKE empregue mais de 22,5 mil funcionários de forma direta, e cerca de 1 milhão de forma indireta.

Dada essas informações, como podemos usar o conhecimento adquirido nesse semestre nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho, e Desenvolvimento Pessoal e Profissional para entender, assimilarem e se necessário até destacar pontos de melhoria, para agregar maior força nas estratégias da NIKE?

Vamos responder essa pergunta nos 5 passos a seguir.

Passo 1 - A Influencia da “visão do mundo” nas negociações

  1. Por que é importante considerar a “W” dos participantes em um processo de negociação?

O conceito da “W” ou também Conceito alemão de Weltanschauung é um dos mais importantes quando se fala em filosofia cognitiva e nas ciências cognitivas. Basicamente, ele se refere ao quadro de idéias e crenças pelas quais, um individuo ou uma sociedade interpreta o mundo e interage com ele. O termo alemão significa literalmente “visão do mundo” ou “cosmovisão”.

Essa visão é a maneira como uma pessoa enxerga o mundo a sua volta, a partir do seu ponto de vista. Podem existir pessoas com “W” semelhantes, visto que podem compartilhar de experiências similares. Porém, como cada individuo é único, logo, sua “W” também tem suas particularidades.

A “W” individual é aquilo que a pessoa considera mais significativo, mais concreto, verdadeiro e correto, segundo sua opinião e suas crenças, e é demonstrada por suas atitudes e pelo seu comportamento.

Sobre cada assunto na vida, como política, religião, futebol, certo e errado, cada elemento inserido em uma sociedade pode ter um ponto de vista e conseqüentemente uma percepção, uma interpretação diferente, baseado nas suas experiências, no seu aprendizado e na sua vivência.

Diante disso, chegamos a conclusão que, conhecer a “W” ou o ponto de vista de um individuo participante de um processo de negociação é de extrema importância. Quando se conhece o ponto de vista de individuo, fica fácil saber quais argumentos teremos que ter em caso de resistência, quais ferramentas teremos que utilizar, quanto esforço deveremos dispor e quão perto ou longe estamos de atingir o resultado que esperamos. Também poderemos saber o que se encaixa melhor nessa situação, para que ambos saiam satisfeitos dela, visto que ao conhecer a opinião da outra parte envolvida nessa negociação, saberemos o que a satisfaz, podendo chegar a um acordo bom para ambos.

  1. No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas estratégias desenvolvidas pela empresa?

É sabido por todos que a marca NIKE em si não deixa duvidas a ninguém de que atualmente é umas das companhias mais consolidadas no mercado mundial de produtos esportivos. Quando alguém escuta o nome NIKE, naturalmente associa a marca com produtos de altíssima qualidade, com preços elevados e que são alvos de consumo de boa parte do mundo e de diferentes nichos. Mas essa visão mundial, essa “W” quase que global, foi moldada pela própria empresa ao longo dos anos, como muito investimento em pesquisa. Os produtos NIKE em sua maioria são desenvolvidos para atletas de alto nível de desempenho escolhidos a dedo, atletas esses que normalmente são ídolos no esporte em que praticam e tem admiradores no mundo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com