TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dilema Ético na Demissão de um Vendedor

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  1.472 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                [pic 2]                        

Rio Verde-Go, 20 de Fevereiro de 2017

Estudo de Caso – Dilema Ético na Demissão de um Vendedor

 - Atividades/Avaliação

1) Discuta a responsabilidade de Carlos ao repassar a decisão de análise de um vendedor com problema para uma nova gerência que começava a atuar na região:

R: Carlos agiu com incoerência, “já chegou atacando” a performance do colega para o novo gerente. Na minha opinião, ele deveria ter sido mais humano ao passar a situação do vendedor, acredito que deveria primeiramente conhecer melhor o problema do funcionário e passar a situação adiante com mais ”ponderação”. Ele como gestor agiu simplesmente pensando nos resultados da empresa, sem se preocupar com o ser humano. Pereira precisava entender bem a situação para tomar a melhor decisão.  

2)  Se você estivesse no lugar de Pereira, como teria agido em relação à proposta inicial de Carlos de demitir imediatamente o vendedor? Não teria Pereira errado ao assumir para si o risco dessa decisão? Podendo alegar que a escolha era de Carlos e que não cabia a ele discutir?

R: Minha atitude seria a mesma de Pereira. Todas as pessoas merecem uma segunda chance, temos que primeiramente levantar os pontos positivos e negativos do funcionário, ouvi-lo e entender os reais motivos que o levaram a chegar a tal situação. Avaliar se o problema é familiar, financeiro ou até mesmo motivacional, somente após ter o resultado desta avaliação de desempenho/comportamento em mãos, teríamos condições de tomar a decisão mais acertada. Não considero errada a atitude de Pereira, o mesmo preferiu gastar todas as “balas do cartucho”  com o funcionário, para somente depois,  quando percebeu que realmente havia esgotado todas as possibilidades de manter o funcionário na empresa, teve a iniciativa de demiti-lo. Ele agiu da forma mais correta possível. Acredito que nenhuma decisão pode ou deve ser tomada sobre a visão de outra pessoa, ambos não tinham conhecimento da real situação que se encontrava o vendedor.  

3) Qual seria sua decisão em relação ao vendedor Inácio?

R: Conforme detalhei na resposta da pergunta de número 02, minha decisão seria a mesma do gerente Pereira. O Ser Humano é quem faz a diferença nas empresas, por isso, tudo que for possível fazer para manter o funcionário na empresa, temos que tentar, porque com esta atitude, além de evitar custos com a demissão, estaríamos ajudando um funcionário que poderia contribuir muito com suas experiências e conhecimentos. Inácio teve uma segunda chance, infelizmente devido aos problemas de saúde do filho, não conseguiu corresponder mais às expectativas da empresa e continuou fracassando. O que o levou de fato a sua demissão.

4) Discuta o papel da empresa em relação ao caso apresentado. Que ações poderiam ser adotadas?

R: A empresa de alguma forma falhou, se omitiu, pois visava apenas o lucro, se o vendedor não conseguia bons resultados, deveria ser demitido. Isso de certa forma já é uma pressão para o funcionário. Porém houve falha também do Gerente Silas, o mesmo deveria ter resolvido a situação de Inácio bem antes, não deveria ter deixado o caso se agravar tanto. Uma ação que deveria ter sido tomada no início da situação, seria uma avaliação do Diretor Comercial com o Gerente Comercial envolvendo também o departamento de Recursos Humanos. Acredito que a empresa poderia ter ajudado um pouco mais, antecipando férias para o funcionário ou até mesmo um afastamento do trabalho por algum tempo para acompanhar o filho no tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com