TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Planejamento e Estratégia

Por:   •  7/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO

capítulo ”planejamento e estratégia"

Aluna: Larissa Alves Rodrigues.

1. Qual é a estratégia de negócio que a GOL utilizou para entrar no setor da aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?

Buscou inova-se dentro do mercado com estratégia de crescimento. Com o esgotamento de modelos tradicionais, as grandes empresas passam por vastos problemas financeiros, logo a Gol surgiu com vantagens, mais moderna e sem passivo das empresas tradicionais. com basto custo da passagem atraia um público de classe média baixa, low cost low fare ( baixo custo, baixa tarifa), foi possível usando aeroportos com tarifas menores, mantendo a maior parte do tempo suas frotas em voo, entre outras medidas para baratear as passagens.

2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Missão: passagens baratas ainda é a proposta inicial, melhorando tecnologicamente e evitando gastos desnecessários por falta de planejamento.

Visão: antes seria se tornar uma grande empresa nacional, hoje, ela visa entrar no mercado internacional adquirindo outras empresas.

3. A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da GOL. Você concorda com essa afirmação? Justifique. Concordo sim. antes a gol tinha uma estratégia de penetração no mercado, mas com a compra da Varig a gol começa o processo de internacionalização. Muda completamente o planejamento para o crescimento externo.

4. Alguns analistas afirmam que, com o passar do tempo, a GOL e a TAM ficaram muito parecidas. Concorda com essa afirmação? Qual é a perspectiva da GOL para os próximos cinco anos? Sim, por prestar os mesmos serviços, as funções acabam se assemelhando, são grandes rivais e se mantêm juntas no mesmo mercado, se aproximando tanto nacionalmente quanto internacionalmente pela competência e efetividade de cada uma, claro que ambas com seus próprios recursos. A perspectiva é comprar a empresa TAP, entrando definitivamente no mercado europeu além de uma oportunidade de abertura no mercado nor-americano e abrir uma rota para Miami.

5. Procure analisar o setor da aviação comercial brasileiro a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.

Rivalidade entre os concorrentes: a Gol tem muitos concorrentes, uma delas é a azul, a webjet e a mais forte, TAM.

Poder de barganha do cliente: como são poucos concorrentes um quer se diferenciar de maneira positiva um do outro, para oferecer melhores serviços uma com valores reduzidos, outras com mais baixos, isso acaba impactando os clientes.

Poder de barganha dos fornecedores: se tiver algum tipo de limitação do fornecedor, acaba prejudicando a companhia, além de alguns outros fornecedores dependerem do mesmo e entregarem o poder de barganha ao fornecedor.

ameaça de entrada de outros entrantes: o setor é muito seguro por ser de alto investimento.

ameaça de produtos substitutos: carro, trem ou outros produtos podem ser uma forma de substituir, surgindo daqui a algum tempo uma nova forma inovadora de viajar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com