TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.958 Palavras (20 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 20

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus por me conceder vida saude e sabedoria.

Aos Professores, César, Marconi, Adson, Oracy, Walter, Lúcia Tenório e especialmente ao Luís, meu orientador, que com tanta presteza colaborou nesta pesquisa, com os quais muito pude aprender e obter elementos para esta pesquisa.

Aos colegas de classe, com quem convivi com muita alegria.

Aos meus irmãos: Patrícia, Jaldo e Simone.

A minha esposa Vânia Anjos que tanto me ajudou nessa pesquisa.

Abraços do Alan Pereira 

        

SUMÁRIO

A resposta granulomatosa em torno dos ovos do Schistosoma mansoni alojados nos tecidos do hospedeiro é considerada uma das principais causas da patologia na esquistossomose. São diversos os estudos que investigaram os eventos de formação e modulação do granuloma in vitro, empregando o modelo de formação de granuloma in vitro. Eventos de modulação da reatividade celular in vitro, durante a infecção crônica, podem ser correlacionados com a diminuição do tamanho do granuloma observados nos indivíduos que apresentam a forma clínica intestinal da infecção (INT).

Trabalhos recentes mostraram que a IL-10 exerce um papel central na modulação da reatividade granulomatosa in vitro observados em pacientes INT. Os estudos que avaliam o fenótipo de células mononucleares e a expressão de moléculas co-estimuladoras em populações e subpopulações celulares, envolvidas na reatividade granulomatosa in vitro são ainda escassos. Embora, diversos trabalhos, na esquistossomose experimental, tenham emonstrado que fatores solúveis podem estar correlacionados à expressão diferenciada de marcadores de superfície celular, esses mecanismos não estão ainda esclarecidos na esquistossomose humana.

Nesta tese, foram avaliadas, através da citometria de fluxo, as alterações fenotípicas na população com PBMCs (células mononucleares do sangue periférico ) de pacientes portadores de esquistossomose crônica intestinal (INT) e hepatoesplênica (HE) quando submetidas ao ensaio de formação de granuloma in vitro, na presença de anticorpos anti-IL10 ou de rIL-10.A análise dos resultados obtidos demonstrou que a IL-10 foi capaz de modular significativamente no grupo INT, o percentual de populações de linfócitos T expressando os marcadores CD3, CD4, bem como a subpopulação de linfócitos CD4+ , co-expressando os marcadores CD28, CD18, CD62L e HLA-DR. A IL-10 exerceu seu efeito modulando as células CD19+ CD86+ na população de células B e células CD14+ CD54+ . Os linfócitos T CD8+ , co-expressando os marcadores CD28, CD62L e HLA-DR não foram moduladas pela IL-10 neste grupo de pacientes. No grupo de indivíduos HS, o bloqueio da IL-10 não promoveu alterações nos percentuais de nenhuma subpopulação estudada. Com exceção das células CD8+ CD62L+ e CD8+ HLA-DR+ , que apresentaram um aumento neste grupo de indivíduos, as subpopulações expressando os marcadores CD28, CD18 apresentaram percentuais significativamente menores em relação ao grupo INT e ao grupo controle. Este estudo sugeriu ainda que o aumento de linfócitos CD4+ e CD8+ expressando o marcador CD62L e HLA-DR no grupo HS não são moduladas pela IL- 10, e podem ser relacionadas à severidade da doença. Por outro lado, a modulação de populações de linfócitos CD8+CD28+ parece ocorrer por outra via não dependente da IL-10, visto que o bloqueio dessas citocina, não foi capaz de alterar os percentuais dessa população celular. A indução de mecanismos de modulação diferenciados de CD28 poderia estar diretamente correlacionada às formas clínicas distintas na esquistossomose. Finalmente, os resultados gerados neste estudo permitiram a avaliação de populações celulares expressando marcadores de co-estimulação e adesão, antes e após a formação do granuloma in vitro, que se encontram modulados, provavelmente, pela ação da IL-10 e/ou outros mecanismos, durante a fase crônica assintomática, e, portanto, essa citocina parece ter papel importante no controle da morbidade da esquistossomose.

PENSAMENTO

Informo que através da pesquisa da Esquistossomose Mansônica, aprendi muito sobre a doença achei muito importante o professor Luís nos passar esse conhecimento para ganhar mais sabedoria e as bases como foi feito a pesquisa com exigência e técnicas de aperfeiçoamento para uma boa pesquisa.

        

ABSTRACT

In order to aid the development of new approaches to schistosomiasis control, changes were analyzed in prevalence at the county level in the State of Bahia from the 1950s to the 1990s, as were determinants and the effect of community-based chemotherapy. In general, no substantial changes were observed in the basic pattern of spatial distribution of the prevalence of infection. However, during the period studied, there was an overall reduction in prevalence from 15.6% to 9.5% and an increase in prevalence rates in some counties from the western, southeastern, and northern areas of Bahia, indicative of new transmission areas. The effect of mass chemotherapy was analyzed. In the Paraguaçu Basin, where this control measure was used on a large scale, there was a reduction in prevalence similar to areas where this measure was not used. Correlation and regression analysis also failed to show links between mass chemotherapy and long term reduction in prevalence. The most powerful variables to explain these changes were those related with population dynamics. These findings strongly suggest that the reduction in prevalence observed in some areas of the State must be attributed to factors related with the spatial organization of this territory, causing a general decrease in the transmission rate, secondary to mass chemotherapy. At the same time, the incomplete form and the spatial unequalities that characterized the urbanization process created favorable conditions for the spread of schistosomiasis mansoni and the establishment of new foci.

Key words: Schistosomiasis; Schistosoma mansoni; Control; Historical Trends; Spatial Distribution; Epidemiologic Assessment

RESUMO

Visando a contribuir para o aperfeiçoamento das estratégias de controle da esquistossomose mansônica, foram estudadas as modificações no padrão de distribuição das prevalências municipais no Estado da Bahia no período de 1950 a 1994, seus determinantes e o efeito da quimioterapia em larga escala. Verificou-se redução da prevalência média de esquistossomose para o estado como um todo, de 15,6% para 9,5%, no período de estudo. Não foram observadas modificações substanciais no padrão básico de distribuição espacial da prevalência. Entretanto, em municípios do oeste, sudoeste e litoral norte do estado verificaram-se aumento da prevalência, indicando o surgimento de novas áreas de transmissão. Comparando-se as variações das prevalências municipais de acordo com a utilização da quimioterapia em larga escala, verificou-se que houve redução na Bacia do Paraguaçu, onde vem sendo intensamente adotada tal medida, em proporção semelhante ao que foi observado para algumas áreas sem quimioterapia. As análises de correlação e regressão utilizadas não evidenciaram associação entre a quimioterapia e a variação da prevalência, observando-se correlações significativas entre esta última variável e a dinâmica populacional. Esses resultados indicam que a redução da prevalência de esquistossomose no estado não pode ser atribuída exclusivamente à utilização de quimioterapia, mas deve contemplar a articulação com os fatores relacionados à organização do espaço, que contribuem para diminuir o risco de transmissão. A forma incompleta e espacialmente desigual que caracteriza o processo de urbanização, aliada à intensa mobilidade da população, possibilita a disseminação da esquistossomose mansônica para novas áreas de transmissão, como evidenciado no Estado da Bahia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (505 Kb)   docx (225.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com