TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa 1

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?

Resposta:

O objeto da Sociologia consiste na análise comportamental do homem em sociedade, é a ciência de averiguação dos fatos e pesquisa das leis e relação entre esses fatos, levando-se em consideração a família, a propriedade, o trabalho, a vida humana, contudo, vislumbrando ainda os domínios diversos, como as leis, o direito, a religião, as ações dos indivíduos, a arte, a moral, a ciência, a política, e, sobretudo a análise da realidade, ou seja, a Sociologia destaca a relevância dos fatos e fenômenos sociais, bem como, os aspectos da vida em sociedade, a ação social e a explicação causal em sua realização e seus efeitos.

Quais são algumas das ideias a respeito do homem defendidas pelos sociólogos?

Resposta:

Segundo os princípios filosóficos propostos por Hegel, Marx foi influenciado e culminou por desenvolver formulações teóricas sobre a vida social e a luta de classes, dos quais vincularam-se à organização social tal como ela se apresentava em seu tempo. Para Durkheim, a Sociologia deveria buscar os fatos ou os fenômenos sociais, ou seja, em vez de estudar os indivíduos, deveria estudar os aspectos da vida em sociedade que modelam as ações dos indivíduos, como a família, a religião, a política, dentre outros. Assim, a Sociologia deveria buscar explicações sobre a origem desse fato social do qual exerce uma função no meio social, e agrupando-o em suas características essenciais e tratando-o como coisa, separando-o dos valores individuais que o homem possa ter ou manifestar. Contudo, na sociedade, o sentido que os homens estabelecem em suas ações é o que fundamenta a ordem social, e de acordo com a teoria de Weber, é o ser humano, o indivíduo social, quem dá significado à ação, cada indivíduo age por um motivo que lhe é dado, seja pela tradição, pelas emoções ou interesses racionais, a Sociologia desvenda esses possíveis sentidos presentes na realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com