TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE EaD-PNAP

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – CED

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE EaD-PNAP

PLGP510 – CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

UNIDADE II: Mudança e Complexidade Organizacional

  1. Atividade da Unidade 2: Mudança e Complexidade Organizacional
  2. Professor(A) Ministrante: Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa

Tutor(A) à distância: Maria Luciney da Silva Nascimento

Tutor(A) presencial: Claudia de Melo Oliveira Ferreira

Nome do Acadêmico (A): Agenilda Jessica Vital da Rocha e Marcello Renault Menezes

Boa Vista - Roraima

2018


Tarefa 2

Prezado(a) estudante,

É hora de verificar os conhecimentos adquiridos! A partir do caderno Digital, material disponível na sala e pesquisa na internet. Para tanto, realize e seguinte atividade:

Discorra acerca de como os conceitos de antropofagia organizacional e de redução sociológica na perspectiva gerencial poderiam oferecer melhores oportunidades de transformações substantivas no sistema de gestão da organização.

ATENÇÃO: Esta tarefa deverá ser realizada em trio.

Valor da Atividade: 10,0 pontos

Prazo para Postagem: 01/10/2018 até 08/11/2018.

Critérios de Avaliação:

1. Cumprimento da atividade (2,0 pontos);

2. Linguagem acadêmica adequada (2,0 pontos);

3. Objetividade e clareza na exposição (3,0 pontos);

4. Organização das ideias, adequação ao conteúdo e coerência com os argumentos teóricos da disciplina (3,0 pontos).

Observações: O texto deverá ser postado no formato ABNT, conforme modelo postado na página inicial do AVEA, em duas (02) ou tres (03) páginas (laudas) de conteúdo contendo breve Introdução, Desenvolvimento e Conclusão (sem necessariamente constar estes nomes em cada seção), com espaço 1,5 e letra tamanho 12, na fonte Times New Roman, e ser anexado, em formato Word, no ambiente específico para Tarefa.


Atenção! Os alunos devem citar as referências usadas para a pesquisa.

Como a antropofagia organizacional e de redução sociológica podem ajudar na transposição de tecnologias gerenciais.

Sandro Berg nos diz que o processo de transformação organizacional a partir da perspectiva humana considera que o objetivo da mudança é trazer satisfação e harmonia ao ambiente de trabalho tanto como fatores de realização e progresso pessoais como causadores de eficiência.

Na tendência atual de constantes alterações organizacionais, muitas vezes motivadas pelos movimentos e tendências de apropriação de tecnologias estrangeiras, surgiram algumas alternativas para auxiliar na inserção desses novos conceitos e estruturas dentro das organizações. A Antropofagia Organizacional e a Redução Sociológica podem auxiliar na compreensão e assimilação do processo de transposição de tecnologias gerenciais vindas de contextos externos.

Os novos contextos econômicos que marcaram os países emergentes aumentaram as pressões para a adoção de práticas gerenciais mais avançadas, no objetivo de obter maior competitividade em meio a um cenário de forte globalização. Diante disto, viu-se a multiplicação da indústria do conselho como forma de concretização da transplantação de tecnologias gerenciais importadas (PAULA; WOOD JÚNIOR, 2008).

A transposição pura e simples de um modelo ou tecnologia extraída de um país estrangeiro pode ser frustrante ou mesmo desastrosa, diz Wood Júnior e Caldas (1998). Esse risco ocorre em função de as empresas, em geral, terem dificuldade de assimilar a peculiaridades do local onde a tecnologia será aplicada:

Muitas corporações acabam adotando a chamada “postura etnocêntrica”, acreditando que a forma como trabalham em seus países de origem é superior à forma como se trabalha em outros países. Assim, acabam ignorando as diferenças socioculturais. Esse fenômeno, porém, não é restrito às empresas estrangeiras. Muitas empresas locais, premidas pela necessidade de melhorar seus processos de gestão, estão adotando (irrefletidamente) metodologias importadas. Configura-se, portanto, uma condição de etnocentrismo às avessas. Em ambas as situações, tanto a do estrangeiro quanto a do “estrangeirado”, os resultados podem ser danosos para a prática empresarial. (WOOD JÚNIOR e CALDAS, 1998, p. 8-9).

A Antropofagia Organizacional surge como alternativa à dificuldade de reprodução de tecnologias exógenas em seu estado puro. Trata-se de uma forma de buscar tanto a compreensão das especificidades dos locais de aplicação, evitando assim uma aplicação indiscriminada de tecnologias, quanto de entender e se apropriar dos pressupostos fundamentais originários do modelo:

Ela relê e reinterpreta essa tecnologia, procurando entender seus pressupostos fundamentais. Ela a desconstrói com base nas suas próprias especificidades locais. E por fim ela a reconstrói criativamente, “devorando” a essência de seu valor e atendendo de forma apropriada aos seus propósitos singulares e à sua realidade local. (WOOD JÚNIOR e CALDAS, 1998, p. 15)

Os autores destacam constatações relevantes, que dificultam o processo de reconstrução, como é o caso da escassez de recursos capazes de realizar o desenvolvimento metodológico no processo de transposição combinada com o grau de expectativas dos executivos por respostas prontas e rápidas, levando a soluções de fachada. Outro fator aspecto dificultador seria a insuficiência em pesquisas na área de management no Brasil, o que limita a capacidade de desconstrução de ferramentas gerenciais ou mesmo de elaboração de novas ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com