TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO NA RC ENGENHARIA EIRELI

Por:   •  5/7/2022  •  Artigo  •  5.448 Palavras (22 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 22

ESTILO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO NA RC ENGENHARIA EIRELI

Reinaldo Rogger Santos da Silva1

Antonio Batista Júnior2

RESUMO

Apresenta as características exigíveis para a apresentação de elaboração de Artigo Científico, conforme a norma técnica NBR 6022:2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é disponibilizar aos alunos um modelo de apresentação de elaboração de Artigo Científico para ser utilizado durante a graduação. Omitiram-se alguns elementos opcionais descritos na norma, bem como alguns itens mais específicos, simplificando-o.

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022. Citação. Referências.

Abstract (Opcional)

It displays the characteristics required for the presentation of preparation of scientific papers and as the technical standard NBR 6022: 2018, the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). The goal is to provide the students a scientific article preparing presentation template to be used during graduation. Omitted are some optional elements described in the standard as well as some more specific items, simplifying it.

(1 espaço 1,5)

Keywords: Scientific article. Normalization. NBR 6022. Quote. References

1 INTRODUÇÃO

Desde 1940, o estudo do processo decisório tem evoluído, em virtude do crescente conhecimento dos problemas aplicados, do desenvolvimento de novas técnicas administrativas, informacionais e da absorção de novos procedimentos quantitativos advindos da Matemática e da Pesquisa Operacional (RIBAS E SALIM, 2013, p. 204-205).

Ainda Segundo Ribas e Salim (2013), a teoria das decisões nasceu de Herbert Simon, que a utilizou para explicar o comportamento humano nas organizações. Para ele, a teoria comportamental concebe a organização como um sistema de decisões.

Dentro das organizações muitas decisões são tomadas diariamente, tanto pelos administradores quanto pelos funcionários. Estas dizem respeito a escolhas habituais, bem como a escolhas que podem impactar a organização como um todo, envolvendo sua posição no mercado, sobrevivência, expansão ou estagnação.

Para que essas organizações continuem saudáveis e consigam seu espaço no mercado, é preciso tomar decisões a todo tempo, seja sobre aspectos operacionais, táticos ou estratégicos, visto que o cenário empresarial é muito dinâmico e cada situação demanda estratégias diferentes.

Neste sentido, observa-se a importância da tomada de decisão como ponto básico da atividade administrativa e da gestão organizacional.

Segundo Robbins (2006), nas organizações, os indivíduos tomam decisões, isto é, escolhem entre duas ou mais alternativas. Os altos executivos, por exemplo, determinam as metas da organização, quais produtos ou serviços oferecer, como financiar suas operações ou onde localizar uma nova unidade da empresa.

“Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe com outros pesquisadores.” (SOBRAL E PECI, 2014, p.171). O modelo dos estilos de decisão identifica quatro diferentes abordagens, são elas: Analítico, diretivo, comportamental e conceitual.

“Raramente um administrador adota um único estilo de tomada de decisão. De modo geral, todos possuem um estilo dominante, mas frequentemente utilizam outros estilos nas decisões que tomam diariamente.” (SOBRAL E PECI, 2014, p.172)

“O enfoque nos estilos decisórios pode ser útil para nos ajudar a entender como duas pessoas igualmente inteligentes, com acesso às mesmas informações, podem diferir na maneira de abordar a decisão e nas escolhas finais que fazem.” (ROBBINS, 2006, p. 120)

Diante dos aspectos apresentados, surge a seguinte questão problema: Qual estilo de tomada de decisão organizacional predominante na RC Engenharia EIRELI?

O objetivo Geral desta pesquisa é analisar o estilo de tomada de decisão organizacional predominante na RC Engenharia EIRELI, tendo como objetivos específicos investigar o estilo sistemático da decisão organizacional, assim como avaliar o estilo contingencial de tomada de decisão.

O presente estudo trata-se de um estudo de caso. Esta pesquisa é classificada como descritiva em relação aos seus objetivos, quanto aos procedimentos a serem utilizados no estudo foi um levantamento por meio da análise dos dados adquiridos a partir da aplicação de um questionário direcionado ao proprietário do negócio.

Assim, apresenta-se na primeira seção a introdução, com o intuito de preparar o leitor acerca do que lhe será explanado. Na segunda seção são expostos conceitos, os tipos de tomada de decisão e os estilos de decisão que a literatura dispõe. Em seguida à metodologia. Na quarta seção são discutidos os resultados, restando as referências.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 PROCESSO DECISÓRIO OU TOMADA DE DECISÃO

Tomar uma decisão é de fato uma ação necessária e muitas vezes exaustiva. Ao levar esta situação para o campo organizacional, é notório que o nível de dificuldade aumenta um pouco, pois as decisões tomadas em uma empresa, geralmente, envolvem processos, análises, custos e pessoas.

Segundo Chiavenato (2004), a Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações. Simon promoveu um sistema de decisão em que cada indivíduo toma uma decisão que seja a melhor para a organização, buscando o consenso entre as ações e as decisões.

“O processo decisório é a sequência de etapas que vai desde a identificação da situação até a escolha e colocação em prática da ação ou solução.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com