TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS DE ADMINISTRAÇAO

Por:   •  10/6/2015  •  Artigo  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

 Faculdade Max Planck

Administração de Empresas

ESTILOS DE ADMINISTRAÇAO

Andréia Silva RA: 51102337

Daiane Santos RA:

Girlene RA:

Kelly Cristina RA: 51102336

Simone Minioli RA:

INDAIATUBA

2013


Andréia Silva RA: 51102337

Daiane Santos RA:

Girlene RA:

Kelly Cristina RA: 51102336

Simone Minioli RA:

ESTILOS DE ADMINISTRAÇAO.

Trabalho apresentado como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade Max Planck.

Orientadora: Carla Borges

INDAIATUBA

2013

RESUMO

Os estilos de administração são baseados em teorias comportamentais que oferecem uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. A administração das organizações em geral é condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas. Por sua vez, os estilos de administração dependem das convicções que os administradores tem a respeito do comportamento humano na organização. Essas convicções moldam as maneira de conduzir as pessoas dentro das organizações e, também a maneira pela qual se divide o trabalho, se planeja, organiza e controla as atividades. As organizações são projetadas e administradas de acordo com certas teorias administrativas. E cada teoria administrativa baseia-se em convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro as organizações.

Palavras-chave: estilos de administração, teorias, planejamentos.


 

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO        

3 Teorias         9

3.1  Teoria X        

3.2 Caracteristicas         

3.3 Teoria Y        

3.4 Caracteristicas        

3.5 Teoria Z        

3.6 Caracteristicas        

4 Conclusão         

5 REFERÊNCIAS         17


1 INTRODUÇÃO

Existem dois tipos de estilos opostos de administrar, são chamados de teoria X e Y. A chamada teoria X é a tradicional, mecanicista e programática. A outra é chamada de teoria Y, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano.

A teoria X É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, essa teoria é mais rígida, dura e autocrática, as pessoas são vistas apenas como um meio de produção.

Na teoria Y, considera moderna, não há preconceitos a respeito a natureza humana, essa teoria é um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, assim administrar torna-se um processo de criar oportunidades, mover obstáculos, liberar potenciais e encorajar o crescimento.


2 eSTILOS DE ADMINISTRAÇÃO

      Essa teoria surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, foi desenvolvida por Douglas McGregor nos EUA, sobre a essência dos trabalhadores. Douglas McGregor foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. McGregor propôs que Administração deve criar condições tais que os membros da organização possam melhor alcançar seus próprios objetivos, com essas teorias pode-se obter uma administração de recursos humanos de qualidade.

McGregor separou duas concepções de administração que em sua opinião são típicas da visão gerencial. A teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna).

3 A teoria X

      Pode ser sintetizada da seguinte forma:

Nessa teoria, o homem é um indolente e preguiçoso por natureza.

O homem não gosta de trabalhar e só trabalha pelo fator econômico.

Sua dependência o torna incapaz de procurar mudanças, os objetivos do homem são diferentes dos objetivos da organização, tornando-o também incapaz de autocontrole, precisando ser dirigido e controlado.

     A Teoria X desenvolve um estilo de direção rígido e autocrático para que as pessoas atendam aos objetivos da empresa, e sejam controladas. Assim, a administração se caracteriza da seguinte forma:

A administração é responsável pela organização dos recursos da empresa: equipamentos e pessoas, equipamentos e pessoas, visando apenas os fins econômicos.

     As pessoas devem ser recompensadas, punidas e controladas, tendo com base a motivação por esses incentivos econômicos.

3.1 Características

     A teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático, que pretende que as pessoas façam exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, se torna parecido com a Administração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber, já que ela defende o isolamento, pois as interações sociais prejudicam a produtividade. Os trabalhadores não lutam junto á empresa.

Taylor considerava que o homem era influenciado por recompensas salariais, econômicas e materiais, ou seja, ele via no operário da época um indivíduo mesquinho, preguiçoso e culpado pela vadiagem e desperdício da empresa, implantando-se no conceito do homo economius, que deveria ser controlado por meio do trabalho racionalizado e do tempo padrão.
    O controle é assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido sejam concluídos e se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente propostos. O controle é basicamente a verificação da atividade controlada se está ou não sendo alcançando os resultados desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com