TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DACASA FINANCEIRA        

2.1        TEORIAS DE TAYLOR E DE FAYOL NA DACASA FINANCEIRA        

2.1.1        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NOVAS TECNOLOGIAS 

2.1.1.1        A EMPRESA SUAS ESTRATEGICAS E OBJETIVOS

2.1.1.2        TEORIAS DA ADMINISTRAÇAO NA DACASA FINANCEIRA         

2.1.1.3        CULTURA ORGANIZACIONAL DACASA FINANCEIRA        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é aprofundar conhecimentos sobre os conteúdos estudados nas disciplinas do 1° Semestre, identificados durante todo o período.

Com os assuntos comportamento organizacional; homem, cultura e sociedade; linguagem e comunicação e Teoria da organização, mostraremos um pouco sobre o que aprendemos aplicada a empresa pesquisada Dacasa financeira onde em cima da pesquisa feita com a tesoureira Hiane Miranda Araujo que esta substituindo a supervisora kamila Brandão de férias iremos mostrar um pouco da correlação do assunto estudado no que e praticado nesta empresa.


  1. Dacasa Financeir

O ano era 1937 e surgia em Santa Luzia - povoado que pertencia ao Município de Conceição do Castelo - um comércio típico do interior, daqueles que vendem de tudo um pouco. Foi lá que Antônio Dadalto plantou a semente do que viria a se tornar um dos maiores grupos empresariais do Espírito Santo.

O comércio prosperou. Em 1956, foi aberta em Castelo uma filial das Lojas Dadalto, já com conceito de loja de departamentos. Em 1963, a Dadalto chegou a Cachoeiro de Itapemirim e, 1972, foi inaugurada a primeira loja em Vitória. Dez anos mais tarde, a empresa diversificou os negócios e inaugurou a Dacasa Financeira.

 O pequeno comércio em Santa Luzia hoje faz parte da história do Grupo Dadalto, que expandiu os negócios para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Hoje, quase cinco mil colaboradores atuam em mais de uma centena de lojas do varejo e da financeira.

A Dacasa oferece crédito direto ao consumidor, que é o seu ponto de destaque, além disso, a empresa também possui outros produtos no mercado, tais como: Crédito Consignado, Empréstimo Pessoal, Rede de Cartões e Seguro Proteção Financeira.

 Em visita a uma filial da Dacasa Financeira, localizada na Rua Zilda Arns Neumann, 168, Centro de Teixeira de Freitas – Bahia, constatamos a evolução  da empresa na cidade.

A filial foi inaugurada no dia 18 de dezembro de 2006 com muita expectativa por parte do comércio Teixeirense. Possui atualmente quatorze pessoas no seu quadro de funcionários incluindo segurança e auxiliar de serviços gerais que são terceirizados.

Com mais de 738 lojistas filiados na região, a Dacasa conquista casa vez mais clientes. Mensalmente são mais de 280 cartões emitidos, 550.000,00 mil em empréstimos (consignado e crédito pessoal), 300 seguros de cartões e 1.650.000,00 de vendas no CDC.

A organização da empresa esta bem delimitada, com funções de Gerente, Tesoureira, Caixa e Atendente Comercial. A mesma além, dos serviços citados anteriormente, também disponibiliza em seu caixa o sistema de recebimento de boletos bancários, onde gera grande movimentação no seu interior.  

A organização esta classificada como Setor Privado que são formadas por uma ou mais pessoais com os mesmos objetivos e que investem seus próprios recursos com a finalidade de fornecer um produto ou serviço para a população.

2.1 teorias de taylor e de fayol na dacasa financeira

Pelo estudo feito, fica evidente que na Dacasa Financeira há uma forte característica dos princípios adotados por Fayol na teoria clássica da administração, que também foi bem difundido pelo Fordismo, que foi a aplicação da teoria clássica na pratica.

Na empresa estudada, nota-se uma divisão do trabalho, cada funcionário desempenha uma função especifica no intuito de aperfeiçoar seu trabalho em referencia ao seu tempo.

A ideia básica de Fayol tem sua teoria é a existência de uma ligação entre estratégia e teoria empresarial, no sentido de que haja profundidade da gestão e que com a repetição e a capacitação de função o operário pode se adaptar gastando menos energia e desempenhando sua função muito mais rápida.

Na Dacasa como será explicado adiante há uma grande divisão, há um gerente, este com papel principal de avaliar e organizar a mão de obra, um líder que tem comando ativo, abaixo dele há um tesoureiro, papel excepcional em que este de atenta com os valores de entrada e saída da empresa. Abaixo desses na hierarquia, há os supervisores de caixa que são responsáveis para comandar e gerir os operários dos caixas e em mesmo patamar que há os atendentes comerciais, e em ultimo lugar na escala hierárquica há os caixas.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NOVAS TECNOLOGIAS

A empresa prefere que a comunicação e linguagem sejam clara e bem compreendida.

Não é preciso muito esforço para que exista ruído na comunicação no ambiente corporativo, basta que duas pessoas estejam envolvidas em um mesmo projeto. Se há falta de dialogo, não há alinhamento de expectativas. Por outro lado, seu excesso gera confusão.

Eles citaram alguns exemplos de como ter uma comunicação e linguagem mas apropriada para o desempenho no ambiente: tome uma atitude rápida, esclareça o que será entregue ou se seguirá um caminho diferente antes de tomar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com