TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS        6

2.2        SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        7

2.3        TERCEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        9

3        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        3



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar o texto: SELETO MUDA JINGLE CLÁSSICO PARA NÃO DIZER QUE SÓ A "MAMÃE  PREPARA O CAFÉ". Desenvolver um projeto, sendo que já possuímos experiência no ramo alimentício, estendendo nossa empresa para fornecimento de Bebidas, um negócio baseado na venda de bebidas nacionais.

Complementando o estudo, serão desenvolvidos conforme disciplinas também temas como Gestão por Competência, Administração da produção e Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas.

Abordando inclusive diferenças e características ligadas ao empreendedorismo, desenvolvimento de ações ligadas a análise de mercado, plano de marketing e estudo de mercado em região

A construção deste trabalho foi baseado nas ferramentas apresentadas nas disciplinas Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios oferecidas pelo curso de Administração de Empresas da UNOPAR.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

  1. Elaboração do Pré-projeto

A empresa situa-se no centro em uma cidade chamada Jardim Nova, com aproximadamente 45 mil pessoas, e a revenda de água mineral para empresas, escritórios, escolas e residências é um negócio em franca expansão.

Alguns cuidados são indispensáveis para garantir o bom andamento do empreendimento. Um deles é a higiene. A fim de evitar qualquer risco de contaminação.

Outro desafio do negócio é formar uma boa e crescente carteira de consumidores, pois o cliente bem atendido passa a confiar na empresa e dificilmente trocará de fornecedor, facilitando assim a criação do cartão fidelidade como forma de desconto ou benefícios

Primeiramente devemos montar um Plano de Negócio, no qual o negócio em estudo é a ampliação da empresa que atua na área alimentícia e será ampliada para atuar também na área de distribuição de bebidas, agua mineral “agua limpa”. Todavia com o crescimento da empresa o objetivo será aumentar para área de gás e em consequência as oportunidades de negócios.

Não encontrei legislação específica regulamentando a atividade. Diante disso a pessoa jurídica que explora a atividade fica dispensada da obtenção de autorização ou registro específicos em órgãos de fiscalização, bastando os registros exigíveis em geral. Tais instruções devem ser confirmadas junto ás autoridades fiscais e junto ao contador ou contabilista responsável pela escrita fiscal da empresa.

As mudanças a serem realizadas na empresa com relação a estrutura será basicamente expor os galões de agua dentro do mercado no fundo, que antes era estoque, com cobertura de telha e agora será realizada uma obra para colocar laje e no terraço será o estoque. Previsão de término 45 dias.

Quanto ao sistema informatizado será acrescido apenas o galão de agua.

O principal produto a ser comercializado será garrafões de 20 litros. As vendas ocorrerão para o público em geral.

A distribuição ocorrerá de motos e de um caminhão ao qual a empresa já possui. Após o cliente ligar ou solicitar no caixa a entrega será feita.

A razão social da empresa passará para “Coma e beba”.

No mercado, na região possui apenas uma concorrente de entrega de agua e que a população tem reclamado muito devido a forma de entre pois é feita em uma caminhonete e sempre aguardam acumular pedidos para realizarem as entregas, como nossa empresa terá motos será um trunfo.

Houve um pequeno atraso na conclusão da obra, sete dias além do previsto, mas este atraso também serviu para reforçar a segurança, aproveitamos para colocar grades nas janelas do estoque e instalamos câmeras.

As entregas estão indo bem, como já existia bons entregadores na empresa o serviço de entrega está mantendo a qualidade. Já estamos pensando em efetuar financiamento, para realizar a compra de mais uma motocicleta já para o mês que vem, o público está gostando do nosso serviço de entrega, o verão está próximo e devemos melhorar ainda mais as entregas

Será realizado um levantamento através de um serviço de telemarketing para efetuarmos uma bonificação aos entregadores de acordo com a porcentagem da qualidade do serviço.

        

.

  1. SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
  1. Gestão por Competência aplicada às organizações de forma geral.

A primeira vista Gestão por Competências pode ser observada de diversas maneiras, porém, o surgimento de diversos modelos baseado nestes parâmetros, alinhando-se ao ambiente organizacional, o que desencadeou diversas conotações, conforme relata Brandão e Guimarães (2001), como descrevem abaixo:
A gestão por competências propõe-se orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização – individual, grupal e organizacional -, as competências necessárias à consecução de seus objetivos, conforme me explicam Brandão e Guimarães (2001).

Entretanto as competências consistentes ajudam a organização a enfrentar os problemas no trabalho. De alguma maneira oferece soluções razoáveis de reduzir os estresses pelos quais o colaborador passa todos os dias, pois desta maneira pode utilizar as competências para deixar claro quais ações precisam ser tomadas para que um trabalho seja bem definido relata o autor Green, (1999).

O desenvolvimento profissional e de suma importância para o processo da gestão por competências está ligado ao nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades, além disso, a clareza quanto aos valores, missão e visão da empresa, buscando explicitá-los e aumentar a consciência de sua importância para os colaboradores com quem interage, desta maneira, orientando-os para a gestão estratégica da empresa, estabelecendo plano de ação concretos dentro dos parâmetros e tendências do ambiente organizacional. (DUTRA, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com