TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

LAURA  CRISTINA FERNANDES DA SILVEIRA

SOLUÇÃO DO CASO

[pic 3]

Sousa/PB

2015

LAURA CRISTINA FERNANDES DA SILVEIRA

SOLUÇÃO DO CASO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo, Plano de Negócios e Seminário VII, 7º Semestre.

Prof. Marco Ikuro Hisatomi, Prof. Luiz Antônio Gabriel e Prof. Alfredo Ribeiro de Almeida, Profa. Gislaine Fregoneze e Prof. Sebastiçao Oliveira..

Sousa/PB

2015


SOLUÇÃO DE CASO

GESTÃO DE PROJETOS

1) Pesquisar e elaborar uma resenha sobre as áreas de competência, segundo PMBoK, para as seguintes áreas: Riscos, Escopo, Fornecedores e Partes Interessadas.

R. O Guia PMBoK possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas dá boas práticas, deixando livre para o gerente de projeto e a equipe escolherem aquilo que melhor se adapte ao seu projeto. Além disso, o PMBoK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Com relação à área denominada riscos, esta descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto e tem como objetivo determinar como os riscos serão identificados e analisados. Para Maximiano (2002, p.35), ”gestão de riscos é o conjunto de ações para identificar, analisar e responder aos riscos do projeto, inclui os resultados de eventos positivos visando minimizar as consequências de eventos adversos” .

a) Riscos – é um processo sistemático usado para identificar, analisar e responder os riscos do projeto, cujo objetivo é maximizar a probabilidade de eventos positivos e se possível neutralizar os eventos negativos.

b) Escopo – de acordo com PMBoK o escopo é composto dos processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso.

c) Fornecedores –  é responsável por cuidar das compras e aquisições de produtos, serviços ou resultados necessários para a realização do trabalho. A organização pode ser o comprador ou fornecedor do produto, serviço ou resultado. O Gerenciamento de Aquisições do Projeto inclui os processos de gerenciamento de contratos e de controle de mudanças necessários para administrar os contratos ou pedidos de compra. Este gerenciamento inclui, ainda, a administração de qualquer contrato emitido por uma organização externa (o comprador) que está adquirindo o projeto de uma organização executora (o fornecedor) e a administração de obrigações contratuais estabelecidas para a equipe do projeto pelos contratos.

d) Partes Interessadas - O PMBoK diz que esta área inclui os processos necessários para identificar as pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetado pelo projeto, para analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto sobre o projeto e para desenvolver estratégias de gerenciamento adequadas para efetivamente engajar as partes interessadas nas decisões e na execução do projeto.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Toda e qualquer empresa hoje, busca melhorias de processos e redução de custos de forma a garantir lucratividade, qualidade e agilidade tanto na produção, entrega e satisfação dos clientes. Desta forma realize uma pesquisa bibliográfica sobre os seguintes aspectos, abordando conceitos e aplicabilidade.

1) Administração da produção: Projeto de rede de operações produtivas, Planejamento e Controle de Produção e Melhoramento da Produção por meio da Ciclo PDCA e pelo “5 S”.

 R. Nenhuma operação produtiva, ou parte dela, existe isoladamente. Todas as operações fazem parte de uma rede maior, interconectada com outras operações. Essa rede inclui fornecedores dos fornecedores e clientes dos clientes e assim por diante. Em nível estratégico, os gerentes de produção estão envolvidos em “projetar” a forma e a configuração da rede na qual a operação está inserida. Essas decisões de projeto da rede começam com a definição dos objetivos estratégicos para a posição da operação na rede. Isso ajuda a produção a decidir como quer influenciar a forma geral de sua rede, a localização de cada operação produtiva e como administrar sua capacidade geral dentro da rede. Com relação ao melhoramento da produção por meio do ciclo PDCA, esse  é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". Esta ênfase na observação e na condição atual é utilizada frequentemente na produção enxuta.  Uma importante etapa para a implementação da qualidade total em uma empresa é o 5S, que foi originalmente desenvolvido no Japão e prega cinco práticas: utilização, organização, limpeza, conservação e disciplina. Ele é uma parte, e o componente-chave da criação de um local de trabalho visual e, também, uma parte da Kaizen – um sistema de melhoria contínua – que é um componente de manufatura enxuta.O propósito do 5S é o aumento da produtividade e da qualidade para manter um bom ambiente de trabalho. Não há nada mais desmotivante do que abrir o Adwords, por exemplo, e encontrar uma bagunça completa, onde nada faz sentido.

2) Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas, ferramentas utilizadas para uma gestão coerente.

O mercado sofre mudanças rápidas e, muitas vezes, as empresas não estão preparadas para absorver estas mudanças dificultando sua adaptação ao novo ambiente de negócios. Portanto, desenvolver um bom processo de planejamento, é de importância extrema para a empresa, pois um planejamento logístico, orientado para atender as necessidades impostas pelo mercado, faz com que se mantenha o controle da empresa. Esse controle advêm do equilíbrio dos recursos financeiros disponíveis e da oferta de serviços especializados, de forma que se agregue valor aos mesmos e, também, oportunizando um diferencial competitivo perante a concorrência sem afetar a rentabilidade da empresa. Ballou(2001) afirma que o desenvolvimento de um sistema de serviços que atenda as necessidades dos clientes se torna mais fácil no momento que se tenha um planejamento logístico estruturado. Pois, na medida que se opera diante das incertezas proporcionadas pelas expectativas dos clientes, a empresa, que já tem um planejamento logístico estruturado, terá maior facilidade em mensurar o nível de serviço que será oferecido ao cliente, principalmente em relação ao máximo que poderá ser oferecido sem comprometer sua rentabilidade, portanto o planejamento logístico deve ser altamente flexível para reagir com rapidez às mudanças competitivas do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com