TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resumo do Estudo de Caso AOL Time Warner, Inc.

Nome dos alunos:

Trabalho da disciplina Controladoria II, Tutor: Prof. M. Sc. Cristiano Mariella

Rio de Janeiro, 30 de junho 2015


Estudo de Caso: AOL Time Warner, Inc.

REFERÊNCIA: Resumo

Em janeiro de 2000, a America Online (AOL) e a Time Warner anunciaram “uma fusão estratégica entre iguais para criar a primeira empresa de mídia e comunicações totalmente integrada do mundo para o Século da Internet”.

Esta fusão representou a união de uma empresa tradicional com uma nova empresa do setor de mídia e visava explorar as oportunidades oferecidas por cada uma delas. A fusão fez um tremendo sentido tanto para a AOL, como para a Time Warner. Juntas, elas misturaram os ingredientes perfeitos e complementares para fazer sucesso no segmento de Internet - uma enorme base de consumidores, produtos e serviços atraentes e canais para distribuí-los. A AOL projetava se tornar o portal de acesso para a Internet, fazendo de sua homepage o ponto de partida para se navegar pela rede. Mas seu ponto fraco era exatamente o conteúdo para atrair mais usuários. Por sua vez, a Time Warner, como uma das maiores empresas de mídia do mundo, dona de farto material, incluindo noticiário, filmes e desenhos animados, que poderiam passar a ser oferecidos via Internet. Mas, seu ponto fraco era não ter uma forte presença na rede, nem o necessário know-how para desenvolvê-la. A Time Warner já havia injetado milhões de dólares em negócios relacionados com a Internet, mas que não conseguiram criar o impacto desejado.

Composição Acionária

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]


Objetivo:

Combinar o vasto alcance de mídia internacional, entretenimento e redes de notícias da Time Warner e seus sistemas tecnologicamente avançados de transmissão de banda larga com as extensas franquias, tecnologias e infraestruturas de Internet da American Online, inclusive as marcas de consumo de maior uso mundial na rede, a maior comunidade no espaço cibernético e suas possibilidades incomparáveis no comércio eletrônico.

Fazer com que a nova empresa seja capaz de intensificar o acesso do consumidor ao mais amplo conjunto de conteúdo de alta qualidade e de serviços interativos. (Ibid)

Aspectos Positivos:

A AOL Time Warner “lideraria a convergência de mídia, entretenimento, comunicações e indústrias de Internet...;

Por meio da firme integração dos ativos, ser capaz de levar a experiência da AOL Time Warner com mais profundidade ao cotidiano do público”

“Ativos complementares que vão gerar valores que nenhuma das duas empresas poderia gerar sozinha—são sinergias tão fortes que não vão funcionar a menos que os ativos estejam unidos em um mesmo lugar”, disse o COO da AOL Time Warner, Bob Pittman.

Aspectos Negativos:

Desconfiança dos investidores (histórico de outras fusões) Índice de crescimento mais lento

Modelo de Negócios da Time Warner – a Time Warner estava dividida em cinco segmentos bastante independentes:

Canais a cabo (CNN, TNT, HBO, Cartoon Nework) Sistemas a cabo (Time Warner Cable) Entretenimento (Filmes)

Música (Warner Music Group)

Publicações (Time, People, Sports Illustrated)


Vantagens:

A equipe administrativa da AOL e da Time Warner havia cuidadosamente guiado os analistas a pensarem que as sinergias eram um pacote com três níveis: o tático, o estratégico e o transformacional.

Nível Tático:

Esse nível era constituído de dois tipos de sinergia: crescimento de renda através de produtos já existentes e redução nos gastos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com