TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO COSMOTEC

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.419 Palavras (14 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]



INTRODUÇÃO

 A principal finalidade deste trabalho é um breve estudo sobre as formas de gerir uma empresa, tais como a Gestão por Competência, Gestão  do  Conhecimento,  Empreendedorismo  e  Planejamento  de  Carreira. Evidenciando estas praticas na empresa: Cosmotec Especialidades Químicas Ltda, Para abordar os aspectos já mencionados, servindo como um exemplo de empreendedorismo com contribuições como intuição, inconformidade pessoal, foco intenso, contínua observação do ambiente onde realiza o trabalho e das pessoas, muita dedicação e real vontade de contribuir para o desenvolvimento social.

A evolução das organizações em relação aos modelos estruturais e tecnológicos obtém as mudanças e o conhecimento como novos paradigmas, com isso, exige uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais voltados para uma realidade diferenciada e emergente.  A gestão das organizações é especificamente o fator principal, para o sucesso da empresa.

A gestão de pessoas enfrenta o desafio, de conseguir estabelecer maior conexão com as estratégias corporativas. As tradicionais políticas adotadas nessa área não estão mais suprindo às necessidades do atual, mundo globalizado, pois tendem a influenciar os empregados a adotarem uma postura passiva e reativa. Na denominada sociedade do conhecimento, é necessário adotar uma nova, para que as organizações possam aproveitar o potencial criativo e inovador dos funcionários, pois, atualmente a economia passa por constante mudança, assim, não existem mais fronteiras para a concorrência.

As empresas que conseguem ser flexíveis em seus processos para atender clientes cada vez mais exigentes e de forma eficaz, terão sempre vantagens neste cenário de competitividade. Com os rápidos avanços tecnológicos e mercadológicos, as pessoas se tornam fator fundamental e extremamente importante para a manutenção da competitividade das empresas.

As organizações do mundo atual necessitam de pessoas capacitadas e talentosas para sua sobrevivência e permanência na nova economia. Para atrair e reter talentos em uma organização é importante, também, que esta estabeleça um clima de trabalho motivador, sadio, amistoso, com um ambiente que proporcione o bem estar para todos.

A gestão por competências, possibilita o desenvolvimento continuo das pessoas, podendo contribuir significativamente para o alcance dos objetivos da empresa.  Sua adoção redireciona e muda o a rotina tradicional das ações na área de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, treinamento, gestão de carreira e avaliação de desempenho.  Implica redireciona também, a formalização de alianças estratégicas para capacitação e desenvolvimento das competências necessárias ao alcance de seus objetivos

Assim, no cenário empresarial a gestão do conhecimento, se insere com sua proposta de identificação, maximização, codificação e compartilhamento de conhecimentos e planos estratégicos, importantíssimos, e acaba proporcionando uma disposição favorável para o constante aprendizado e a valorização do capital intelectual nas empresas.

Ao investir em Gestão do Conhecimento a empresa só tem a ganhar, pois acaba por assegurar que canais para a inovação e comunicação estejam sendo criados em seu cotidiano, essa ação possibilitará novos caminhos para melhor estruturação do diferencial competitivo da organização. Diante disto, é percebível que a Gestão do Conhecimento se estabelece como um processo de extrema importância quando se trata do crescimento organizacional, que atualmente tem enfrentado desafios hercúleos e, por meio de suas práticas ampara inúmeros processos. Sua efetiva contribuição se dá ao proporcionar oportunidades e permitir prospecções melhores do Brasil no cenário organizacional mundial.  Hoje em dia, em um mundo que se caracteriza por suas complexas e profundas transformações no âmbito corporativo, são tempos de grande inquietação, quando falamos em profissional e direcionamento da carreira. O sucesso profissional depende principalmente do direcionamento de ações que conduzam ao alcance de objetivos e resultados.

 Assim, torna-se urgente, a responsabilidade da condução da carreira profissional. O empreendedorismo pode ser hoje considerado um fenômeno global, justamente por sua força e crescimento ao se estabelecer, nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é considerado um dos países mais criativos e por conta disso, há um grande numero de empreendedores se desenvolvendo no país.

Ao decorrer do tempo, surge a necessidade de ampliar e adaptar antigos processos, até mesmo criando novos, para suprir as necessidades e atender uma nova estrutura econômica e de mercado, de forma que, o empreendedor isso é apresentado como uma urgência em se adaptar constantemente às novas exigências dos consumidores e da economia, desta definir o conceito de empreendedorismo passa a ser comparado à inovação.

A inovação não é uma simples parte do ato empreendedor, mas sim uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento do empreendedorismo.  A empresa deve diferenciar inovando simples inventos, demonstrando as etapas e critérios para inovar, buscando suprir necessidade e atender aos anseios do mercado gerando renda ao empreendimento para que estes possam se sustentar.

A idéia de inovação define como uma criação por meio da renovação de algo já existente, partindo de estudos, observações e persistência, buscando soluções, práticas e simples, de modo que os consumidores possam facilmente entende-las e aceita-las.

O empreendedorismo não é uma ferramenta de exclusividade dos pequenos investidores dispostos a abrir um negócio, mas que grandes empresas podem ser consideradas empreendedoras desde que desenvolvam inovações, no chamado Empreendedorismo Corporativo. Assim, é importante possibilitar uma iniciação à Gestão da Inovação, como uma prática extremamente importante para o alcance, manutenção e freqüência nos processos considerados inovadores dentro do empreendimento, que esclareça pontos indispensáveis ao empreendedor, seja ele individual, familiar, ou mesmo uma grande empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (62.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com