TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Cosmotec

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento deste projeto fez se necessário o uso das matérias deste semestre, gestão de competências e do conhecimento, empreendedorismo e planejamento de carreira, para que se atingisse um nível de conhecimento adequado, foram realizadas pesquisas e a leitura do estudo de caso da Cosmotec, que proporcionaram uma ampla visão da gestão de pessoas dentro da organização, para o prosseguimento deste trabalho serão descritos os conceitos de cada uma das matérias envolvidas.

Conceituando gestão por competências foi absorvido que a mesma desenvolve o profissional através de suas próprias habilidades, pois atualmente com a competitividade empresarial é importante que as instituições tenham um diferencial para que se sobressaia as demais, por isso alinhar as situações inesperadas estrategicamente, unido ao desempenho individual e os objetivos organizacionais leva as empresas a um modelo de gestão por competências. Vale ressaltar que competência é uma característica própria de uma pessoa ligada ao desempenho acima do esperado, seja na realização de sua função ou em alguma situação problema, ainda pode se falar que a competência associa habilidade, conhecimento, atitudes, capacidade e prática, ou seja, diz que aplicando este modelo de gestão o profissional sabe agir, mobilizar, transferir, aprender, engajar-se, começa a assumir maiores responsabilidades e ver as situações estrategicamente, vale ressaltar que competência é um processo contínuo no qual visão, missão e objetivos são construídos frequentemente.

A gestão do conhecimento por sua vez consiste em sistematizar e organizar as empresas, nos tópicos que diz respeito a dados, informação e conhecimento.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

O objetivo geral é compreender o evento em estudo e ao mesmo tempo desenvolver teorias mais genéricas a respeito do fenômeno observado. Objetivo da produção textual é explorar, descrever ou explicar e o objetivo é relatar os fatos como sucederam o modo de compreender da empresa em foco, descrever situações ou fatos, proporcionar conhecimento acerca da gestão e da competência estudado e comprovar ou contrastar efeitos e relações presentes no caso com possíveis plano de carreiras.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Mostrar aos leitores um caminho de empreender;

• Ter atitudes organizacionais;

• Analisar os fatores para um crescimento amplo;

• Expandir o conhecimento através da oportunidade.

3 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO

3.1. VALORES CORPORATIVOS POR GESTÃO DE COMPETÊNCIA

Surtindo maior interesse no estudo e na pesquisa para conceituar os valores corporativos e determinar as implicações de sua aplicabilidade como gestão por competência, assim nessa visão integradora e estratégica a competência passar a ser decifrada como a somatória de bens individuais para assim implementar como valores na organização que resultam em realizações que ira beneficiar os indivíduos, parceiros, clientes e a empresa agregando valor econômico e social.

A gestão dessa maneira pode ser mensurável não importando somente atributos como conhecimento e habilidade, mas a maneira de como são aplicadas diante das exigências corporativas, gerando um olhar mais analisado e vantagens no mercado.

3.2 HABILIDADES E ATITUDES

Habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza, com isso o desenvolver dessa competência se torna algo desafiador que vem do Saber fazer, Usar o conhecimento para resolver problemas e ter criatividade para resolver não só problemas, mas para criar novas ideias.

Uma habilidade é um talento desenvolvido, é um potencial no qual você investe, treina, aperfeiçoa, e encontra uma aplicação prática e de reconhecido valor. Sendo assim o talento é a base de nossas habilidades, mas só ganha importância em nossos resultados se existe um investimento planejado para seu desenvolvimento e utilização, usando nas organizações e na visa social.

Atitude é uma competência de procedimento que leva a um determinado comportamento que concretiza uma intenção ou um propósito, competência essa utilizada muito nas organizações para o melhor desenvolvimento o foco é abordar que a atitude é o comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes, As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo são patenteadas através das reações repetidas de uma pessoa de determinada forma agir, pensar ou sentir.

3.3 VALORIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Essa valorização passa por um programa de integração bastante completo, o responsável pelo RH aplica o manual de integração bastante completo, e é apresentado o manual de direitos e deveres do colaborador, fala também de responsabilidade social e fala sobre regras da empresa tudo isso é mostrado logo que o colaborador e contratado. O colaborador precisa entender o que esta fazendo e quais passos dar para atingir a sua valorização e aumentar o conhecimento e com isso ficar satisfeito em aprender e crescer profissionalmente.

3.4 CONHECIMENTOS ORGANIZACIONAIS

Focada na busca da excelência no atendimento ao cliente, com muito profissionalismo, ética, agilidade, alto astral e ótimas ideias, para contribuir cada vez mais com o crescimento e sucesso da empresa o manual de integração se torna uma visão futura dos colaboradores da Cosmotec e assim se tornando um conhecimento organizacional.

O incentivo a adquirir conhecimento para assim atingir o crescimento é o ponto forte da organização, mas são necessário harmonia e equilíbrio e os valores da empresa nunca mudam, pois sempre será vitalício.

4 EMPREENDEDORISMO

4.1 ESPÍRITOS EMPREENDEDORES

No empreendedorismo um dos principais ensinamentos vem de berço que podemos ter é o fato que nada se constrói sozinho, sempre há necessidade de trabalho em grupo.

Através do espírito empreendedor dos pais as coisas fluem com mais rapidez com incentivo, a vontade de seguir o caminho dos mesmos e assim se tornar do mesmo ramo que viveram seus antecedentes, considerando que o negocio fica mais acelerado, pois herdaram dons dos parentes e pais e se mantém forte no objetivo.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com