TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: GLOBAL ATACADISTA

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE PROJEÇÃO

Curso de Administração

        

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS & PROCESSOS

                                                                                                     Ariadina de Jesus Soares

        Domingos Sávio

Grasiele Lopes da Silva

Leonéia Alves da Silva

Rafaela Maísa da S. Fernandes

Taguatinga-DF,  28 de maio 2010.

                                           

FACULDADE PROJEÇÃO

ESTUDO DE CASO: GLOBAL ATACADISTA

 Projeto apresentado ao Curso de Administração de Empresas da Faculdade Projeção como requisito da disciplina Organização, Sistemas & Processos ministrada pelo professor Jorge Luís.

Taguatinga-DF, 28 de maio 2010

GLOBAL ATACADISTA

Visão Estratégica:

Tornar-se o maior distribuidor atacadista do Brasil.

Manual Normativo:

Título

Reestruturação da Empresa Global Atacadista visando tornar o processo de Gestão Eficiente no mercado atacadista.

Unidade Gestora

Departamento de Análise de Organização, Sistemas e Processos.

Unidade(s) Corresponsável (is)

Classificação

Normativo Geral.

Público Alvo

Gestão Operacional

Objetivo

 

Estabelecer estratégias para concorrer no mercado atacadista minimizando as falhas e diminuir as quebras.

NORMAS

FINANÇAS: CRÉDITO E COBRANÇA

1. Do departamento

1.1 O departamento será unificado em Departamento Financeiro. Deixando de existir  um para financeiro e outro para crédito e cobrança.

1.2 O gerentes dos dois departamentos antigos passarão por processo seletivo para poder ocupar a vaga de diretor do novo departamento. O gerente que não for escolhido será encaminhado à outra área da empresa, que esteja de acordo com suas habilidades e nível hierárquico.

1.3 Todo o departamento será reestruturado para se tornar apenas uma unidade. A estrutura física deverá ser a mesma e todos os funcionários passarão por seleção para serem devidamente alocados em suas funções.Aqueles que por ventura não forem selecionados serão alocados para outros departamentos para desenvolver outras funções de acordo com suas habilidades e nível hierárquico

2. Das informações gerenciais

2.1 Reuniões todo início de mês devem ser realizadas até o quinto dia útil, para serem apresentadas e discutidas todas as ações relacionadas a metas. Gerentes, supervisores, vendedores e demais funcionários devem participar e expor seus questionamentos no que for pertinente para melhorar o aproveitamento das atividades.

2.2 Nestas reuniões serão apresentados os resultados obtidos nas metas do mês anterior, e apresentadas as metas futuras. Cada funcionário que quiser expor seus questionamentos deve pedir a palavra durante as reuniões e deixar registrado para todo o grupo suas propostas.

3. Das premiações

3.1 Eventuais premiações, no caso de superação de meta, serão oferecidas de acordo com a participação do funcionário no resultado obtido. Todos deverão fazer parte do processo de construção das estratégias para atingir as metas, através de sugestões e idéias encaminhadas por escrito à Diretoria, devidamente identificada.

3.2 Os prêmios para os funcionários, que superarem suas metas, poderão ser desde eletrodomésticos simples (como cafeteira, ferro de passar, rádio...), até a eletrodomésticos de maior porte (como geladeira, televisão, computador...). As premiações para gerentes e supervisores poderão também ser eletrodomésticos ou qualquer outra premiação decidida nas reuniões mensais.

3.3 Premiações em dinheiro poderão ser feitas, apenas quando for feito um acordo em reunião e autorizada pela Diretoria. Os valores deverão ser pagos em forma de gratificação na folha de pagamento, não sendo permitido nenhum pagamento direto (em mãos) com caráter de premiação.

3.4 O período considerado para as premiações e também quais prêmios serão oferecidos, deverão ser divulgados todo mês nas reuniões. O período pode ser mensal, trimestral, semestral ou até anual. Mesmo sendo acordado em reunião, a Diretoria e demais funcionários  podem questionar os prazos ou prêmios que foram escolhidos.

4. Do crédito e cobrança aos clientes

4.1 Um balanço semanal deve ser realizado, para saber a movimentação financeira da empresa. Relatórios dos pagamentos e despesas devem ser realizados pelo departamento para devido acompanhamento de como o dinheiro está sendo aplicado.

4.2 Relatórios de acompanhamento dos clientes que pagaram suas duplicatas devem ser feitos semanalmente, somente após a emissão deste relatório poderá ser feita a lista dos inadimplentes.

4.3 Todo cliente inadimplente receberá um comunicado, para entrar em contato com a empresa e fazer um acordo de pagamento. O prazo para o primeiro contato deverá ser feito em até 30 dias.Após este prazo a empresa entrará com um protesto para a devida liquidação da dívida.

NORMAS

DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA

1. Os produtos devem seguir as normas de armazenamento, conservação e garantia estabelecido pelo fabricante.

2. A empresa será responsável quanto ao prazo de devolução dos produtos com vícios que forem detectados no ato da entrega, e estes serão devolvidos e o seu valor ressarcido pelo fornecedor e descontado na próxima nota fiscal. Os produtos  que forem detectados pelo cliente serão ressarcidos pela empresa e os fornecedores ressarcirão a empresa na próxima compra, os produtos serão analisados pelo supervisor, que  efetuará a troca do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com