TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO NA ADMOESTAÇÃO

Por:   •  13/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 17

logo_trabalho_2

________________

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 EMPREENDEDORISMO 6

2.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 11

2.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 12

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

________________

1. INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização, atualmente, precisa estar em constante desenvolvimento se quiser permanecer no mercado. Ao longo dos anos, com a evolução das tecnologias, as formas de produção e as prioridades do mercado foram sofrendo alterações. Percebeu-se que havia a necessidade de preservar os recursos naturais para que o modo de produção fosse mantido.

Foi a partir dessa percepção que algumas instituições surgiram com o objetivo de conservar a natureza e os seus recursos, usando a bandeira da ecologia, da sustentabilidade, da responsabilidade social, sendo elas organizações não governamentais ou empresas da esfera privada. E uma dessas empresas é a Green Trash, que será analisada nesse trabalho.

________________

2. DESENVOLVIMENTO

1. EMPREENDEDORISMO

Antes de exemplificar e auxiliar na composição da empresa Green Trash como iniciativa empreendedora é preciso conceituar e explicar o que é, e no que consiste, o empreendedorismo. Ao longo dos anos o termo, que surgiu em 1945, teve diversas definições e caracterizações conforme mostra o blog do site Meu Sucesso.com:

Segundo ele [Joseph Schumpeter], o empreendedorismo é algo desenvolvido por pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir e organizar recursos financeiros e operações internas, além de lidar muito bem com vendas. Já o estudioso Robert D. Hisrich, porém, define empreendedorismo como um “processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. (meuSucesso.com, 2018, ADAPTADO)

A partir desses dois conceitos é possível entender que o empreendedorismo envolve habilidades e conhecimentos, iniciativa, imaginação, coragem, saber calcular riscos e planejar. Ser empreendedor não é apenas construir ou montar uma empresa no seu processo burocrático – ter um espaço físico ou virtual e comercializar algo, visando obter lucro -, é, principalmente, criar soluções para o público e ter sempre uma estratégia de negócio para se manter à frente no mercado.

Fundamentando-se nesse conceito iniciam-se as etapas para estabelecer um empreendimento bem-sucedido, que vão desde o planejamento até o consumo do produto ou serviço ofertado. Esses passos envolvem riscos, mas acima de tudo envolvem oportunidades e análise pois é baseado neles que o gestor vai determinar um posicionamento de mercado, adquirir vantagem competitiva e estabelecer sua marca.

A empresa em questão é voltada para o ramo do Empreendedorismo Verde, também chamado de “onda verde”, que consiste em realizar atividades corporativas transformadoras que objetivam avanços em benefício da manutenção do ecossistema e do desenvolvimento sustentável. E não se pode falar em Empreendedorismo Verde sem citar os nichos onde as ações podem se basear, sendo eles: as tecnologias verdes, a educação ambiental, as metas globais, água potável e saneamento e a energia renovável. Cada um desses nichos trabalham um aspecto da sustentabilidade e possuem metodologias para incentivar o marketing social e a inovação.

Engana-se quem acredita que a principal etapa é a venda do produto ou do serviço, essa parte é o objetivo que a organização busca – de acordo com sua missão, visão e valores -, mas para alcançá-lo é necessário planejar com cautela, e nada melhor do que um plano de negócios para iniciar uma empresa e definir as metas que ela deve atingir.

Segundo o SEBRAE “um plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. ” Se trata de um planejamento completo que vai diagnosticar o seu empreendimento em todas as suas áreas sendo elas a financeira, de mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com