TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS PROCESSOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  26/10/2018  •  Resenha  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DOS PROCESSOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  1. INTRODUÇÃO

A competitividade, a fim de obter maiores lucros, tornou-se extremamente importante a partir da globalização, onde as organizações se viram obrigadas a se qualificarem para sobreviver no mercado. As organizações começaram então a qualificar seu capital humano, foi quando surgiu a área da Gestão de Recursos Humanos. Com a qualificação, as organizações estão em busca de funcionários que possam agregar valor à empresa, ou seja, que além de desempenhar da melhor forma sua função, também esteja favorecendo o crescimento da empresa.

As organizações que têm êxito, na atualidade, em gerir seu negócio, não visam somente em lucros e redução de gastos, e sim na motivação profissional.

Segundo Toledo (1986), o ramo da Gestão em Recursos Humanos é “o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade”.

O papel principal da área de Gestão de Recursos Humanos é potencializar as pessoas, os trabalhadores, para assim obter um resultado otimista no futuro. Os objetivos individuais quando juntos tornam-se um fator de relacionamento de trocas por parte dos trabalhadores e da empresa. Assim, as organizações passaram a tratar os funcionários como parceiros e colaboradores, em que cada um deles invista seus recursos a fim de obter bons retornos.

De acordo com Chiavenato (1999) as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito.

  1. Problema de pesquisa:

Como a Gestão de Recursos Humanos desenvolve o processo de potencialização dos funcionários?

  1. Objetivo Geral:

A área de Recursos Humanos (RH) tem como objetivo agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. Alinhando as políticas de RH com a estratégia da organização.

  1. Objetivos específicos:

Avaliar a importância da área de RH, conhecer os principais teóricos do setor de RH.

  1. Justificativa:

O estudo é de extrema importância pois a Gestão de Recursos Humanos permite o crescimento significativo de qualquer organização no mercado de trabalho. O que atualmente é um fator de sobrevivência do mesmo dentre a competitividade no mundo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

“A área de Recursos Humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pelas pessoas que delas participam. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para que possam atingir seus objetivos e cumprir sua missão. As organizações permitem que os indivíduos possam alcançar objetivos que jamais seriam alcançados apenas com o esforço pessoal isolado, portanto, as organizações aproveitam a sinergia de esforços de várias pessoas que atuam em conjunto” (CHIAVENATO, 2009).

         “Nas últimas décadas, organizações têm passado por um intenso processo de transformação, isto seguindo paralelamente a mudanças políticas e econômicas mais amplas. A crescente competitividade entre as empresas é explicada pela disputa de mercados e globalização das economias” (COUTINHO, 2006).

“A boa gestão de pessoa possibilita o alcance e a manutenção de resultados e até a perpetuação de uma organização. Para que se tenha uma boa gestão de pessoas, algumas dicas são válidas: buscar conhecer mais as pessoas de sua equipe, como elas são, o que as motiva e as desafiam; comportamento de respeito com os membros da equipe; valorize o trabalho bem feito; ficar atento não somente com a comunicação verbal, mas principalmente com a não verbal, como entoação de voz e comportamentos; trabalhar para manter um ambiente de confiança e transparência; criar a cultura do feedback; colocar-se à disposição para ajudar seu colaborador e acompanhar os resultados e valorizar os progressos” (MEIRA, 2012).

“As organizações são verdadeiros organismos vivos e em constante ação e desenvolvimento. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. [...] As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a ser a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo.” (CHIAVENATO, 2014)

“As mudanças são cada vez mais velozes e intensas no ambiente, nas organizações e nas pessoas. O mundo moderno se caracteriza por tendências que envolvem: globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade, competitividade, sustentabilidade. Todas essas tendências estão afetando e continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações utilizam as pessoas. Todas essas forças influenciam poderosamente as organizações e o seu estilo de administrar com as pessoas. O mundo dos negócios ficou completamente diferente, exigente, dinâmico, competitivo, mutável e incerto. E as pessoas sentem o impacto dessas influências e necessitam de apoio e suporte por parte dos seus líderes e executivos”. (CHIAVENATO, 2014)

“A estratégia organizacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e não com “como fazer”. A estratégia exige, assim, toda a implementação dos meios necessários para a sua execução desde a incumbência de nível estratégico, nível tático e nível operacional. As duas principais preocupações de uma estratégia são possibilitar o crescimento do negócio e manter a lucratividade”. (FARIAS, 2007).

“Na administração estratégica, busca-se que todas as áreas da empresa procurem a eficácia da organização como um todo e, para que isto aconteça, é necessário que a estratégia esteja presente em todas as áreas e não apenas na administração central ou em áreas operacionais, mas também em áreas de apoio, como é o caso da área de Recursos Humanos.” (ALMEIDA, 1993)

“Uma vez estabelecidos os objetivos e as estratégias para alcançá-los, o papel da área de Recursos Humanos é fundamental para a implementação do que foi planejado. Para isto é importante o estabelecimento de políticas de promoção e avaliação, de acordo com as estratégias da organização, pois, como a organização é um conjunto de pessoas que trabalham para satisfazer as suas necessidades, é fundamental que o interesse dessas pessoas esteja orientado para também atender aos objetivos organizacionais.” (ALMEIDA, 1993)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com