TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  28/5/2015  •  Dissertação  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PROJEÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

CAMILA SOUZA DE ANDRADE

Taguatinga, 02 de junho de 2015.

CAMILA SOUZA DE ANDRADE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório Final de Estágio apresentado para avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Administração da Faculdade Projeção.

Professor Orientador: Mauro Forlan - Especialista

Taguatinga, 02 de junho de 2015.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por

CAMILA SOUZA DE ANDRADE

Relatório do Estágio Supervisionado I, aprovado com nota (     ), como requisito parcial para obtenção do diploma em graduação no curso de ADMINISTRAÇÃO da Faculdade Projeção.

                                                               

Orientador:                                  

Prof. Mauro Forlan

Especialista

Coordenador do curso de Administração:

Prof. Ivan Osvaldo Calderon Arrueta Ribeiro

Mestre

Taguatinga, 02 de junho de 2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Nesta parte, você deve apresentar os objetivos do Relatório de Estágio, bem como os principais componentes da estrutura do Relatório. Deve constar também uma breve descrição da empresa e da área onde foi realizado o estágio.

Sugestão: deixe esta parte por ultimo.

1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

1.1 DADOS OFICIAIS

Razão Social: Jéssyca Comercial de Alimentos Ltda.
Nome Fantasia: Supermercado São Félix

Ramo: Varejista

Endereço: QR 433 Conjunto 01 casa 05 – Samambaia Norte – DF

Área Construída:

Quantidade de Funcionários: 08

O Supermercado São Félix é uma pequena empresa do ramo de varejo e tem como publico alvo as classes populacionais B e C da Expansão de Samambaia. É uma organização familiar que possui como sua principal característica uma estrutura enxuta e informal que pode ser visualizado conforme organograma apresentado logo abaixo.

Organização informal é a organização que emerge espontaneamente e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal, a partir dos relacionamentos entre as pessoas que ocupam cargos na organização formal. Forma-se com base nas relações de amizade (ou de antagonismo) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal ou oficial. (CHIAVENATO, 2001, p.245).

[pic 1][pic 2][pic 3]

1.2 HISTÓRICO

A empresa Jéssyca Comercial de Alimentos Ltda. que tem como nome fantasia Supermercado São Félix é uma empresa familiar criada pelo Sr. José Felix da Silva que tem como sócia a esposa Sr.ª Maria Odete Matias da Silva. Iniciou suas atividades em 2005 a partir da evolução de outros ramos de negócio seguidos pela família, sendo o primeiro empreendimento um bar, após uma sorveteria.

A Família com instinto empreendedor identificou ainda que a região demandava a necessidade de um estabelecimento que ofertasse a comunidade produtos de utilidade básica para o lar como produtos de higiene e alimentícios, assim mudou-se o objeto do negócio nascendo o Mercadinho São Felix um mini mercado que oferecia produtos alimentícios básicos, higiene entre outros e assim atendia a demanda pontual da comunidade.

Com o passar do tempo a família sentiu-se pressionada pelos próprios clientes a diversificar mais seu negócio, a oferecer mais diversidade de produtos e marcas, a inserir espaço para hortifrúti e açougue. Veio assim a ideia de expandir o conceito de um mercadinho para um supermercado que pudesse oferecer produtos diversificados aos seus clientes, com espaço para frutas, verduras e legumes e um açougue surgindo após um processo de ampliação o Supermercado São Felix.

1.3 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO, MISSÃO, VISÃO E VALORES

O Supermercado São Félix é uma pequena empresa que atua no ramo varejista como supermercado há 10 anos. A organização não tem estabelecido um planejamento estratégico e suas decisões são tomadas á medida que surgem as necessidades.

Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando o otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Outro fator negativo para a organização é a falta de ter definida a missão, a visão, o valor e a politica da empresa, pois estes dependem de um planejamento estratégico bem traçado dentro da organização. (OLIVEIRA, 2006, p. 47-48).

 

Como descrito no conceito de planejamento estratégico por Oliveira descrito acima, a empresa não tem definidos a missão, visão, valores e politicas. Dessa forma irei sugerir abaixo cada um dos itens apontados acima.

Missão: Oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de qualidade, variedade, preços baixos, atendimento diferenciado e um ambiente agradável pra você e sua família.

Visão: Ser o supermercado referencia da cidade atuando no comércio varejista e prestação de serviços com lojas modernas e agradáveis, priorizando sempre a qualidade, variedade, excelência no atendimento e preços competitivos.

Valores:

  • Confiabilidade
  • Honestidade
  • Respeito às pessoas e ao meio ambiente
  • Higiene
  • Integridade
  • Ética
  • Cliente razão do negócio

1.4 DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Apresentar os produtos/serviços da empresa e especificar claramente cada um deles citando as suas características, variedades, modelos, etc. Evite expressões do tipo “brilhante ideia”, “fantástico” etc., adotando uma postura imparcial e lembrando sempre de que se trata de um trabalho técnico.

1.5 CENÁRIO MERCADOLÓGICO

O aluno deverá descrever o cenário mercadológico em que a empresa atua (perspectivas, concorrentes, tendências etc.). Caracterizar o mercado ao qual a empresa pertence, apontando seus principais concorrentes e especificando como a empresa se posiciona no mercado. Se possível, recorrer a dados oficiais (estatísticas de governo, IBGE, índices etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com