TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Econômicas e Gerenciais Ciências Contábeis

Por:   •  9/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Ciências Contábeis

Exercício de Introdução a Administração 1º período Coração Eucarístico-Noite

Aluno: Warlen Vaz Roque

Professor:

1.O que é estratégia empresarial. Dê exemplos de estratégias adotadas por alguma empresa. 

 Estratégia empresarial, são as ações da empresa, considerando o ambiente, visando a concretização da visão,dos objetivos, e da missão da empresa.É portanto o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e planos para atingir alguma meta.Deve considerar as tendências, criar vantagem competitiva duradoura, ser compatíveis com os recursos, coerentes entre si, buscar o compromisso das pessoas envolvidas, estar dentro do limite de risco, ser fundamentadas no princípio da empresa, ser criativa e inovadora.

Em fevereiro de 2017 com objetivo de aumentar os lucros a PUMA fez investimentos pesados em marketing trazendo para a filial no Brasil executivos de excelência, criação de novas outlets, motivação da equipe com política de horários flexíveis, jornadas curtas às sextas-feiras e incentivos para a prática de esportes, enxugou gastos. A companhia renegociou aluguéis e contratos com distribuidores e reduziu a folha de pagamentos (o departamento jurídico foi terceirizado), e fortaleceu a loja online adequando os produtos ao gosto brasileiro, a empresa acredita que tornará sua operação no país rentável ainda em 2017


2. Explique o que é Planejamento Estratégico, tático e operacional? 

Planejamento estratégico significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).

O planejamento tático tem por objetivo melhorar determinada área específica (e não a empresa como um todo), baseia se na decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico da organização. É desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível de gerência ou administrador, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para o alcance de objetivos previamente definidos, segundo uma estratégia determinada,e políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.São características do planejamento tático:processo permanente e contínuo; aproxima o estratégico do operacional; aproxima os aspectos incertos da realidade; é executado pelos níveis intermediários da organização; pode ser considerado uma forma de alocação de recursos; tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo; produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

O planejamento operacional é de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação, visam alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos, com controle dos detalhes. Podem ser considerados como a formalização dos processos, principalmente por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento, das respectivas normas e implementação estabelecidas pelo nível tático. Por fim, criam condições para a adequada realização dos trabalhos diários da empresa.

3. Defina o que é missão e visão. Busque exemplos na internet que estejam em conformidade com os conceitos apresentados. 

Missão

   

A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc. Você é um empresário de visão, ou trabalha em uma empresa visionária? Como você imagina que será sua empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas se analisarmos o termo visão.

NATURA


A missão: Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a Natura parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte. Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam: considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.

FIAT

A missão: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

   

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa ideia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

Vale

“Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta. ”

Gerdau

“Ser global e referência nos negócios em que atua. ”

BNDES

“Ser o Banco do Desenvolvimento do Brasil, instituição de excelência, inovadora e proativa ante os desafios da nossa sociedade

4. O Planejamento estratégico é uma ferramenta pautada na abordagem de sistemas abertos ou fechados? Justifique a sua resposta. 

Abertos, uma vez que sistemas abertos são caracterizados pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. Características pertinentes e que corroboram com o Planejamento estratégico.


5. Quais as variáveis que devem ser analisadas por um Diretor de uma empresa que utilize o modelo das cinco forças de Michael de Porter?

 

 O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia, identificando os fatores que afetam a competitividade. As cinco forças que determinam porque algumas indústrias são mais lucrativas do que outras são: o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para Porter, para a empresa obter diferença de rentabilidade em relação à concorrência é necessária uma estratégia diferencial. A estratégia é formulada através do estudo do mercado em que a empresa atua, assim a empresa poderá encontrar a melhor posição para se defender ou influenciar as forças competitivas, que podem ser uma ameaça ou oportunidade para a organização.

Rivalidade entre concorrentes

A rivalidade entre concorrentes considera a atividade e agressividade dos concorrentes direto, empresas que vendem o mesmo produto, num mesmo mercado
Barreiras à entrada de concorrentes

Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já estabelecidas.Essas barreiras são fatores que dificultam o surgimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor.São exemplos de barreira: economia de Escala: atrapalha a entrada de novos concorrentes, pois as empresas que já produzem grandes quantidades podem reduzir custos, e novas empresas, que tenham que começar a vender pouco para depois crescer, possuem desvantagem de custos;
capital necessário refere-se à necessidade de capital para realizar os investimentos iniciais para a instalação do negócio. É um dos fatores mais relevantes para impedir o surgimento de novas empresas, dificuldade de acesso aos canais de distribuição, limitação dos canais de venda, quanto mais as empresas atuais estiverem bem relacionadas (contratualmente) com os canais, menores as chances de novas empresas ganharem espaço.

Poder de barganha dos compradores: relaciona- se com o poder de decisão dos compradores sobre o produto quanto a preço e a qualidade. Assim os compradores têm poder de barganha se as compras do setor de interesse são de grande volume; os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; as margens de lucro do setor são estreitas; o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável.

Poder de barganha dos fornecedores: A barganha dos fornecedores, é semelhante à barganha dos compradores, porém voltada ao fornecimento de insumos muitas vezes os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo é alto para trocar de fornecedor, o setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Com estas questões em vista, cabe a empresa identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.

Bens Substitutos: Os bens substitutos representam aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. Substitutos que mostram uma melhoria na relação custo/benefício, e quando os custos de substituição para o cliente são mínimos, devem ser observados com atenção especial.

 

6 quais são as perspectivas de controle adotadas pelo Balanced Scorecard. Justifique a importância de cada uma delas

 BSC, ou Balanced Scorecard, é uma abordagem estratégica de longo prazo sustentada por um sistema de gestão, comunicação e medição de desempenho, cuja implementação permite criar uma visão ampla dos objetivos da empresa, e atingir todos os níveis da organização

O BSC é, portanto, um mecanismo eficiente para gerenciar o desempenho empresarial, e tem como principais objetivos: implementar estratégias efetivas, transformar a estratégia em medidas de ações específicas, comunicar e alinhar a estratégia em todos os níveis da organização, direcionar as mudanças operacionais com a estratégia, e a criação de valor aos ativos intangíveis. A metodologia utilizada pelo Balanced Scorecard consiste, basicamente em 5 etapas:

Mobilização dos líderes para o processo de mudança cultural; tradução da estratégia e elaboração do mapa estratégico, com indicadores e metas; alinhamento da organização e dos processos à estratégia, com o desdobramento da mesma nos diversos níveis; motivação, conscientização e educação do comportamento das pessoas em direção à estratégia; monitoramento dos desempenhos; avaliação da implementação; revisão e ajuste da estratégia.

O Balanced Scorecard(BSC) é baseado em quatro perspectivas, que são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Juntas, elas formam um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se Inter relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.

A perspectiva financeira avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, e também para satisfação dos seus acionistas. Entre os indicadores financeiros podemos citar o retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia.

Já a perspectiva dos clientes identifica os segmentos de mercado visados e as medidas cabíveis para êxito da empresa nesse determinado segmento. A identificação dos fatores que são importantes na visão dos clientes é uma exigência do BSC.Em geral, preocupação do cliente gira em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. Em termos de indicadores considerados como essenciais nessa perspectiva, constam a participação de mercado, aquisição, retenção, fidelidade e nível de satisfação dos clientes.

A perspectiva dos processos internos deve ser elaborada após as perspectivas financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Compreende desde os processos de criação de produtos e serviços, bem como operacional (produção e comercialização) e de serviços pós-venda (suporte ao consumidor após as vendas). A melhoria dos processos internos no presente é um indicador chave do sucesso financeiro no futuro.

A perspectiva do aprendizado e conhecimento oferece a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas. Com isso, identifica-se a infraestrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias a longo prazo, a qual provém de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas. Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação, rotatividade, capacitação e treinamento dos funcionários, lucratividade por funcionário, e a participação dos mesmos com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com