TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Social: Um Estudo de Caso Sobre Os Benefícios da Biblioteca Indústria Do Conhecimento na Percepção dos Usuários da Comunidade Palestina

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.340 Palavras (22 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]


Empreendedorismo Social: Um Estudo de Caso Sobre Os Benefícios da Biblioteca Indústria Do Conhecimento na Percepção dos Usuários da Comunidade Palestina

Tarcísio Noé da Silva1

Pedro Henrique Neves2

Paloma Araújo Rocha3

Weydson Pallmiery Monteiro4

Resumo

O presente estudo buscou compreender quais os benefícios da biblioteca Indústria do Conhecimento, como empreendimento social, para os usuários na Comunidade Palestina localizada em Santa Cruz do Capibaribe-PE, tendo em vista a relevância das discursões sobre o empreendedorismo social e como ele influencia efetivamente a sociedade. Para tal, utilizou-se o tipo de pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, estabelecendo um roteiro de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os usuários da biblioteca, chegado à conclusão de que os benefícios proporcionados pela Biblioteca Industria do Conhecimento na visão dos usuários na comunidade Palestina, abrangem a disponibilização e difusão de informação e cultura, amenizando os problemas sociais e contribuição para o desenvolvimento intelectual e o aumento do nível de educação da referida comunidade.

Palavras-chave: Empreendedorismo social, biblioteca, usuários, benefícios, comunidade.


  1. INTRODUÇÃO 

      Neste capítulo serão apresentados o problema e a pergunta de pesquisa, por meio da qual esse estudo se originou, bem como os seus objetivos.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

      Apesar dos grandes avanços tecnológicos e do progresso no âmbito do desenvolvimento humano, ainda existem, em muitas comunidades, graves problemas socioeconômicos e culturais como pobreza e desigualdade social. A partir da consolidação do capitalismo, observou-se um grande e intenso crescimento econômico, porém, não homogêneo, em que uma parcela considerável da população sobrevive em condições economicamente desfavorecidas, dando margem para a discursões sobre como os diferentes atores da sociedade civil podem agir para que haja a diminuição dos problemas sociais enfrentados pela população, por meio de projetos e ações em prol da sociedade. E como fruto deste debate, surge o fenômeno do empreendedorismo social que tem o objetivo de desenvolver negócios atrelados intrinsicamente aos benefícios gerados para a sociedade (BOSE, 2012).

      A possibilidade de obter recursos por meio da exploração de sua própria atividade social, viabilizando a sua sustentabilidade econômica é o diferencial do empreendimento social em relação aos tipos de projetos e ações sociais. A geração de recursos próprios, variando conforme o tipo de empreendimento pode ser parte integrante ou a principal fonte de recursos financeiros para a manutenção e expansão de empreendimentos sociais (MENDONÇA; MIRANDA; FERRAZ, 2015).

      Para Baggenstoss e Donadone (2013), os empreendedores sociais são indivíduos que combinam pragmatismo e compromisso com os resultados com perspectivas de futuro específicas para promoverem profundas transformações sociais por meio de negócios inovadores, cujo foco é mantido no benefício coletivo e na solução dos dilemas sociais, que são, sobretudo, marcados pela racionalidade instrumental do capitalismo, mas possuem uma missão social bem estabelecida e contundente no desenvolvimento do empreendimento.

      Pode ser considerado um exemplo de empreendimento em favor da sociedade as bibliotecas comunitárias, que exercem um papel relevante na promoção da educação, da cultura e propagação da informação, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento social e intelectual de uma comunidade, além do incentivo a prática da leitura, e do combate à exclusão social (SILVA; SOUZA, 2010).

      Diante do exposto acima, será abordado um estudo realizado na biblioteca Indústria do Conhecimento, localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, e que tem por base compreender quais são os principais benefícios da referida biblioteca, como empreendimento social, na percepção dos usuários na Comunidade Palestina.

  1. PERGUNTA DE PESQUISA

      Quais os benefícios da biblioteca Indústria do Conhecimento, como empreendimento social, para os usuários da Comunidade Palestina?

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

      Considera-se como objetivo dessa pesquisa, identificar e analisar os benefícios da biblioteca Indústria do Conhecimento, como empreendimento social, para os usuários na Comunidade Palestina, assim com identificar a importância dada pelos usuários na Comunidade Palestina a biblioteca como contribuinte para o desenvolvimento social; propor melhorias e soluções viáveis para as possíveis dificuldades encontradas, geradas a partir da análise dos dados obtidos.

                         O presente estudo torna-se relevante tanto para a comunidade, no sentido de ressaltar a importância de projetos sociais como a biblioteca Indústria do Conhecimento para o desenvolvimento sociocultural dessa população, quanto para o empreendimento em si, ao promover o feedback dos usuários com relação aos serviços oferecidos pela biblioteca, além de propor melhorias para o aperfeiçoamento do empreendimento.

                        Essa pesquisa também mostra-se importante para a academia, pois promove acréscimos à literatura concernente aos estudos sobre o empreendedorismo social, considerando que o estudo foi realizado em um empreendimento local, o que possibilita compreender a realidade desse tipo de empreendimento, no contexto do agreste pernambucano, tendo em vista a tendência de desenvolver negócios cada vez mais vinculados a projetos sociais, como criação de valor social, estabelecendo uma missão social para satisfação de demandas coletivas.

        No capítulo seguinte será apresentada a fundamentação teórica que envolve algumas abordagens para se chegar ao conceito de empreendedorismo social.

 

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Este capítulo apresenta o conceito de Empreendedorismo, de Responsabilidade Social e por fim o conceito de Empreendedorismo Social.

2.1.  EMPREENDEDORISMO

São várias as definições encontradas na literatura sobre o que é empreendedorismo. Segundo Dornelas (2001), o conceito de empreendedorismo é definido como “Aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”. Os inúmeros conceitos encontrados fazem uma miscelânea e se complementam, onde pontos em comum se destacam, como a concepção de que o empreendedor é alguém que inova, promove mudanças, convive com riscos e incertezas e é um agente que alavanca o crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (441.2 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com