TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos de Liderança

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

ESTILOS DE LIDERANÇA

 

RESUMO

Diante de uma busca cada vez maior por uma excelência no mundo empresarial, os líderes são cada vez mais exigidos. Já que são responsáveis por toda uma equipe, tornam-se peças fundamentais para o fracasso ou sucesso da empresa. Sabendo-se da necessidade do conhecimento e preparo para a formação de um líder, pretende-se, portanto, discorrer sobre a Liderança Empresarial, estudando os principais tipos existentes e sua importância no meio empresarial. Serão apresentados seus principais elementos, bem como; sua influência, situação, processo de comunicação e objetivos, seu papel e formas de liderar, por meio de pesquisas bibliográficas em artigos da internet na área de Gestão Financeira.

Palavras-chave: Liderança; Mundo Empresarial; Gestão Financeira

ABSTRACT

Faced with a growing quest for excellence in the business world, leaders are increasingly required. Since they are responsible for a whole team, become fundamental to the success or failure of the company. Knowing the need for knowledge and preparation for the formation of a leader, it is intended, therefore, discuss the Business Leadership, studying the main existing types and their importance in the business world. They will be presented the main elements and; its influence, status, communication process and objectives, its role and ways to lead, through literature searches in the internet articles in Financial Management.

Keywords: Leadership; Business world; Financial Management


  1. ELEMENTOS DA LIDERANÇA
  1.  A Influência

Liderança é visto como uma técnica de influência das atividades exercidas por uma pessoa ou equipe para a execução de um objetivo em determinadas situações (HERSEY e BLANCHHARD, 1986).

  1.  A Situação

Numa sociedade é natural o surgimento da liderança. Ela é estimulada numa determinada situação: no relacionamento entre duas ou mais pessoas que visam alcançar um objetivo, ou mais de um. Surge no ato de um indivíduo influenciar uma ou mais pessoas para que ajam de acordo com seu desejo pessoal (Chiavenato, 1994).

  1.  O Processo de Comunicação

A comunicação envolve vários tipos de meios de verbalização e também formas de transmitir informações. E através dela conseguimos ver nitidamente dentro das mídias, e em grupos sociais.

A liderança é um fenômeno social, onde se encaixa exclusivamente nos grupos sociais. Podendo ser definida como uma influência exercida em uma situação, em que se é dirigida através do processo de comunicação humana, diz CHIAVENATO (1994, P, 147).

Existem atividades que facilitam a existência de um bom processo de comunicação, e a postura correta em que um líder deve possuir (VERGARA, 2003).

BERLO, 1990 apresenta um modelo comunicativo que abrange as seis partes em que ele é dividido. Para facilitar o entendimento, apresentam-se na tabela 1 os indicadores de seus pontos importantes.

1 FONTE

Uma pessoa e/ou grupo em que possui um objetivo, uma forma pra empenhar-se em comunicar com os outros.

2 CODIFICADOR

 Alguém responsável por pegar ideias de outras fontes e assim, colocá-las num código, excluindo o objetivo da fonte em forma de mensagem.

3 DIÁLOGO

Comunicação de pessoa-pessoa, e formalizada como a tradução de ideias e objetivos.

4 CANAL

Entendido como o condutor ou intermediário de uma mensagem transmitida.

5 RECEPTOR

Aquele a quem a mensagem é transmitida.

6 DECODIFICADOR

Que tem por função a tradução da mensagem para sua possível utilização, sendo considerado o conjunto de habilidade em que envolve o receptor

        Tabela 1, Modelo Comunicativo, 1990

         

  1.  Objetivo a Alcançar

Segundo os princípios das comunicações, a liderança é um processo em que pessoas incentivam outras, a alcançar os resultados esperados (MONTANA e CHARNOV, 2000).

Em uma pesquisa (VROOM, 1964) desenvolveu a Teoria da Expectativa ou VIE. Este possui três processos motivacionais que resultam no desempenho e dedicação dos trabalhadores, conhecidos como:

  1. Valência

De acordo com (WAGNER III, 2000) é, uma pequena atração que um resultado exerce sobre um indivíduo ou a satisfação que se espera receber por esse resultado.

  1. Expectativa e Instrumentalidade

Conhecido como convicção, de alcançar um determinado resultado, isso envolve a execução de uma ação e experimentação de uma tarefa, e assim, contemplar o resultado alcançado, diz (WAGNER III, 2000).

Os três conceitos exercem funções diferentes, mas, é necessária que isso aconteça, de maneira uma junta a outra. Por exemplo: a vontade para que ocorra uma ação só surge quando a instrumentalidade e a valência estão em alta, logo, a ação só ocorrerá quando a expectativa entrar em jogo e assim, manterá a valência e a instrumentalidades juntas. (Wagner III, 2000)

  1. O PAPEL DA LIDERANÇA

Liderança é um processo direto e indireto, onde tem como objetivo guiar, nortear o trabalho em grupo. A comunicação é imprescindível para um líder, podendo-se atuar de diversas formas de acordo com seu estilo, conhecimento e experiência. Os líderes devem saber atuar sobre seus liderados, para que haja melhor aproveitamento do trabalho e alcancem os objetivos desejados.

Liderar significa conquistar as pessoas, mantendo-as envolvidas no trabalho entusiasticamente a serviço de um objetivo, fazendo com que estejam sempre empenhadas para o desenvolvimento de tal função (HUNTER, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (282.8 Kb)   docx (99.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com