TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Marketing

Por:   •  18/5/2015  •  Artigo  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário De Brusque – Unifebe

Acadêmico: Diego Soares Ribeiro

Orientador: Prof. Rodrigo Mundim

ESTRATÉGIA DE MARKETING

O termo “marketing” (do inglês: compra e venda; mercadologia) é muito comum ao vocabulário de algumas pessoas, entretanto nem sempre é utilizado da maneira correta. Afinal o que é marketing?

Segundo Neves (2005, p.18) o marketing é usado para entender quais são essas necessidades dos consumidores finais, intermediários (industriais, distribuidores), através do processo de pesquisa, analisando o comportamento desses consumidores, o mercado, facilitando ver quais segmentos de consumidores podem ser satisfeitos, quais serão alvo de atuação da empresa, que tipo de diferenciação pode ser oferecido, como gerar e adaptar produtos, marcas e embalagens para satisfazer a essas necessidades, as corretas estratégias de precificação para esses produtos, como colocá-los à disposição dos consumidores através de canais de distribuição, e comunicar, através da propaganda, da publicidade e de outras ferramentas.

Já para Cobra (1992, p.35) o papel do marketing é então identificar necessidades não satisfeitas, de forma a colocar no mercado, produtos ou serviços que, ao mesmo tempo, proporcionem satisfação dos consumidores, gerem resultados auspiciosos aos acionistas e ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade em geral.

Uma forma de pensar sobre o processo de planejamento é vê-lo como um funil. Na parte alta estão as decisões corporativas importantes que tratam com a missão, visão e metas da empresa e com a alocação de recursos entre as unidades de negocio. O planejamento neste nível também inclui decisões relacionadas com a compra, sobre a compra ou alienação das próprias unidades de negócios. A aquisição da Gillette pela Procter & Gamble ou a fusão com a Northwest são bons exemplos da complexidade das decisões que muitas vezes é típico de grandes ações corporativas. Estas decisões passam através deste funil para o nível de unidade de negócios, onde o planejamento se concentra em alcançar as metas e objetivos dentro dos mercados de produtos definidos. O planejamento a este nível deve considerar as decisões tomadas a nível corporativo e ser consistente com eles. No entanto, em organizações que possuem apenas uma unidade de negócios, estratégia corporativa e unidade de negócio são os mesmos. O planejamento e tomada de decisão específica ocorre no fundo do funil. É neste nível que as organizações tomam e implementam decisões táticas de estratégia de marketing relacionado (mercado-alvo e mix de marketing) e como planos de marketing (FERRELL; HARTLINE, 2012).

“Um mercado maduro é sempre um desafio para os profissionais de marketing. O crescimento é pequeno ou inexistente. Os consumidores são bem informados” (KOTLER; PHILIP, 2010). Este é o grande desafio de uma estratégia bem definida de marketing, pois a criatividade deste planejamento é o que precisa se destacar para sobreviver a este público tão exigente e cheio de informação. No conceito de Kotler (2010, p.140) ser um profissional do marketing na era do Marketing 3.0 não significa gerar unilateralmente uma mudança, mas sim colaborar com outras empresas na busca de maneiras criativas de resolver os problemas.

Parte da estratégia de marketing na era atual é estar no mundo digital. De acordo com Torres (2015) as sete estratégias do marketing digital são: Marketing de conteúdo; Marketing nas mídias sociais; e-mail marketing; Marketing viral; Publicidade on-line; Pesquisa on-line e Monitoramento de resultados. Estes pilares necessitam estar pautados para não haver exagero de exposição, pois o efeito pode ser o contrario do que se busca para o marketing positivo da empresa.

A Estratégia de Marketing é algo que não deve estar ultrapassada, pois o público está em constante mutação. Muitas estratégias que eram perfeitas a cinco anos atrás não é mais a ideal para o momento, gerando assim uma movimentação constante por parte dos profissionais da área. Instigar o publico alvo é o desafio. Estar atualizado, modernizado, é uma necessidade. O marketing precisa ser estratégico. A estratégia tem que ser planejada, pois destes conceitos dependem a sobrevivência do profissional de marketing e da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com