TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia mercadologica

Por:   •  16/5/2015  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ACADÊMICOS: EDUARDO DE SOUZA

                      GIOVANA FELTRIN LUMMERTZ

PAPER 1

As organizações cada vez mais têm de estar conectadas e atentas ao mercado em que atuam para que não percam espaço nem competitividade. Tem uma visão holística e dinâmica do mercado se tornou algo fundamental na estratégia das organizações.

É fundamental que as organizações estudem o mercado que estão inseridas e os futuros que estas almejam alcançar. Neste contexto podemos dar o exemplo do Subway, que hoje é sinônimo de comida saudável, e que possui estratégias bem definidas de mercado.

Nos últimos anos o subway vem investindo pesado para se tornar um concorrente de peso frente o gigante McDonald’s, apostando em dois pilares principais, saúde e sanduiches personalizados. Hoje a empresa conta com 37.881 restaurantes, em 98 países. Para ser mais preciso a rede de lanchonetes possui 4.018 lojas na Europa, onde seguiu crescendo durante a recessão do continente e sua recuperação vacilante. A empresa com sede em Milford, em Connecticut, abriu cerca de 500 lojas por ano na Europa nos últimos anos.

No começo da organização o plano de expansão consistia em uma única pessoa que era responsável pela abertura das lojas, porem esta estratégia se mostrou equivocada e assim em 2001, optou-se por mudar o modelo de negocio e apostar em franquias. Surgiu então agente de desenvolvimento que buscavam investidores com potencial de abrir a marca em inúmeras regiões. Através desta mudança o numero de lojas aumentou consideravelmente.

Dentre as estratégias de marketing da marca que devem ser salientadas esta o foco no preço, saúde e sabor. A empresa formula promoções baseadas no calendário, como a ideia do barato do dia, que dá desconto em um determinado lanche cada dia da semana.

Outro fator diferencial da marca esta na ideia da Universidade Subway, onde os franqueados passam por cursos sobre o produto e sua fabricação. No Subway os funcionários são chamados de “artistas do sanduiche” e passam por treinamentos específicos, assim como seus gerentes e caixas, tudo para melhorar cada vez mais o atendimento.

Mas um dos fatores que contribuem e muito com o sucesso do Subway, é o poder de customizar seus lanches, isto da uma liberdade ao cliente em escolher os produtos que ele deseja que estejam presentes no seu lanche.

Podemos ver que as estratégias são fundamentais para o sucesso de uma organização, saber seu publico alvo, conhecer seu produto, seus concorrente, a cultura da localidade onde se vaia abrir um novo negocio, saber vender a marca e não apenas o produto, todos esses fatores precisam ser levados em consideração pelo gestor.

Neste sentido de valorização de marca e posteriormente a obtenção de resultados, pode se destacar o caso das Havainas, chinelo de borracha mais vendido no Brasil, que por muitos era considerado um calçado para os menos afortunados, hoje é sucesso em todo o mundo, sendo que artistas mundiais são fãs do produto. Entender como a Havainas quebrou o paradigma de calçado do povo, para hoje ocupar lugar na Galeria Laffaiete, é estudar o posicionamento de uma marca e visualizar as estratégias que esta projetou para alcançar tal patamar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com