TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Marketing

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANDREZA DE LIMA BARBALHO

THALIS DEYVSON ALVES PINHEIRO

ESTRATÉGIA DE MARKETING: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS LOJAS DE INFORMÁTICA EM UM SHOPPING DE NATAL/RN.

NATAL

2015

ANDREZA DE LIMA BARBALHO

THALIS DEYVSON ALVES PINHEIRO

ESTRATÉGIA DE MARKETING: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS LOJAS DE INFORMÁTICA EM UM SHOPPING DE NATAL/RN.

Artigo Científico apresentado à Universidade Potiguar realizado em um Shopping de Natal/RN na área de Administração de Marketing como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em administração.

ORIENTADOR: Prof. Msc. André Gustavo G. Mavignier de Noronha

Natal

2015

ANDREZA DE LIMA BARBALHO

THALIS DEYVSON ALVES PINHEIRO

ESTRATÉGIA DE MARKETING: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS LOJAS DE INFORMÁTICA EM UM SHOPPING DE NATAL/RN.

Aprovado em: ____/____/____

Nota: ____

  BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________

André Gustavo G. Mavignier de Noronha

Orientador

Universidade Potiguar – UnP

_____________________________________________________

Nome do (a) professor (a) convidado (a)

Universidade Potiguar - UnP

_____________________________________________________

Nome do (a) professor (a) convidado (a)

Universidade Potiguar - UnP

  1. INTRODUÇÃO

Para satisfazer e superar as expectativas dos clientes é imprescindível que as empresas reconfigurem-se constantemente e com muita rapidez. Essa necessidade não é exigida somente das grandes empresas, mas em qualquer valor de negócio. Para a obtenção dessa proposta de valor para o cliente, é essencial utilizar-se de estratégias de marketing, porque o marketing auxilia o relacionamento com o cliente ajudando a descobrir suas expectativas e necessidades, antes mesmo de que ele próprio as identifique. É essencial também, prover a empresa com motivação, integração e produtividade, que são atributos necessários à consolidação da satisfação desse mesmo cliente, através da oferta de produtos e serviços. Percebe-se que estratégias de marketing são essenciais a qualquer empresa que queira obter sucesso, pois, tais estratégias, aliadas à criação de valor, podem tornar-se o grande diferenciador para o sucesso no ambiente atual, cada vez mais competitivo e menos previsível. Desenvolvendo novas estratégias de marketing com maior rapidez, mais eficiência, e mais efetividade é a grande meta competitiva.

A estratégia é o foco das atenções, quando não se existe o uso da estratégia de marketing nas organizações isso fará com que a mesma não venha obter grande sucesso no mercado, acaba se tornando um problema no desenvolvimento da empresa. O contexto competitivo mundial em que as organizações estão inseridas corresponde ao pano de fundo para a questão estratégica. O marketing possui um papel fundamental porque é um dos elos entre a organização e o mercado. Para tal, é necessário aprofundar conhecimentos sobre a construção de estratégias, ou seja, como se dá o processo de formação da estratégia de marketing, sua formulação e implementação.

O objetivo geral do trabalho é analisar as Estratégias de Marketing em lojas de informática localizadas em um shopping na cidade de Natal/RN.

Percebe-se que as estratégias de marketing são essenciais a qualquer empresa que queira obter sucesso, pois, tais estratégias, aliadas à criação de valor, podem tornar-se o grande diferenciador para o sucesso no ambiente atual. Precisa-se considerar: os pontos fortes e os pontos fracos da empresa; os valores pessoais dos principais responsáveis pela implementação da estratégia escolhida, suas motivações e suas necessidades; as ameaças e as oportunidades; e as expectativas da sociedade.

O presente trabalho terá como projeto de pesquisa um estudo comparativo das empresas do mesmo segmento, assim fazendo uma pesquisa de campo e uma entrevista através de um questionário para coletar informações necessárias com bases em tabulação de dados, gráficos e confrontando com a literatura para o melhor entendimento da realidade.

   2    DESENVOLVIMENTO

   2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.1 Conceitos de marketing

O marketing está presente em quase todas as organizações e pode ser entendido como o calculo do mercado ou uso do mercado, em outras palavras faz com que através dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa consiga satisfazer as necessidades do consumidor.

Marketing é um termo inglês, significa mercadologia e constitui-se no estudo do comportamento do mercado (SOUSA E SETTE, 2000).

O marketing apresenta diversos conceitos, dentre eles o de caráter social que representa o papel do marketing na sociedade e o conceito de caráter gerencial, conforme Kotler (2000, p.24-30).

 Marketing é atender a necessidades de maneira lucrativa [...] é o processo de planejar, executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar metas individuais e organizacionais [...] é o processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Marketing não é uma ciência pura, mas é uma das mais importantes funções gerenciais de uma organização (MADRUGA ET AL., 2004).

Marketing é função distintiva de uma empresa. Engloba toda a empresa, sendo vista em função do seu resultado final: o ponto de vista do consumidor (DRUCKER, 1981).

O marketing possui significado e domínio controverso (HOOLEY SAUNDERS E PIERCY, 2001).

A Associação Americana de Marketing, em 1985 reviu mais de 25 definições para chegar a uma própria, sendo esta, para os autores, mais ou menos aceita universalmente: “marketing é o processo de planejar e executar a concepção, custo, planejamento e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de empresas e indivíduos” (HOOLEY, SAUNDERS E PIERCY, 2001, p.6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com