TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacionais

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

SÃO PAULO – SP

2014

Amanda da Silva Sanches  RA B645AA-9

Cristiane de Souza Silva         RA B7530E-5

Erica Figueirôa Barbosa          RA B792GJ-9

Luana Silva de Melo                 RA B86HIG-6

Luiz Fagner Hernandes        RA B832HA-4

Fortenge Construções e Empreendimentos Ltda.

A estrutura organizacional como meio para ganho de desempenho: uma análise de estrutura organizacional de médio porte.

 

 

        

Atividades Práticas Supervisionadas - trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplinas dos 3º/2º semestres do curso de Administração da Universidade Paulista, sobre orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO – SP

2014

Sumário

1. Introdução        4

2. Estudo de Caso        5

        

2.1  Perfil da Organização        5

2.1.1   Apresentação da Empresa        6

2.1.2   Força de Trabalho        7

2.1.3   Produtos e Clientes        10

2.1.4   Principais Concorrentes        12

2.1.5   Principais Insumos        13

2.2 Estrutura Organizacional        15

2.2.1   Descrição das Condições Ambientais Encontradas        16

2.2.2   Descrição da Estrutura Organizacional        16

2.2.3 Avaliação da Empresa quanto á sua eficácia, eficiência e adaptabilidade         17

2.2.4 Recursos de Avaliação de Desempenho da Estrutura Organizacional         17

2.2.5 Descrição de como a Administração apóia, implementa e impulsiona a estratégia da organização         17

3. Análise e Sugestões de Melhoria        18

Considerações Finais        20

Referencias        21

Ficha de Composição da Equipe        22


1 INTRODUÇÃO – Fundamentação Teórica

 

O princípio básico da organização é "Fazer Bem Feito". Na FORTENGE, esse princípio é desdobrado para nortear com seriedade cada aspecto de todas as atividades que desenvolvemos.

Para nossos clientes, esse modo de atuação se traduz não só na qualidade de nossos serviços, mas ainda por um atendimento constante e diferenciado, que consideramos essencial para que possamos satisfazer de forma plena a confiança em nós depositada.

Uma equipe de direção prática e objetiva, tendo à frente os Engenheiros. Marcos Mahfuz e Renato Soffiatti Mesquita de Oliveira vêm executando, com qualidade, obras com as mais diferentes características, para os diversos segmentos de mercado.

Dedicação, metodologia, equipe qualificada, equipamentos adequados e apoio logístico eficiente, possibilitam à FORTENGE a perfeita conclusão dos contratos assinados, com cronogramas e prazos finais rigorosamente cumpridos.

Dentro desses parâmetros a organização utiliza o método de estrutura linear, onde as principais decisões são decididas exclusivamente pela diretoria.

Para elaboração da nossa APS o grupo fundamentou – se em alguns livros: Administração nos novos tempos / Idalberto Chiavenato – 2ª Ed. - Rio de Janeiro -1999; Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira – 13. Ed - São Paulo – 1999; Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade/ Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2011, Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. – 3. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Com a análise dos livros citados, elaboramos um trabalho com a intenção de demonstrar ao leitor o modo em que a Fortenge atua hoje no mercado, explicando como é formada a Estrutura Organizacional e também sugerimos melhorias.

2. ESTUDO DE CASO

   2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

Criada em 1985, inicialmente com 03 funcionários e hoje 25 depois anos com mais de 80 funcionários, com o objetivo de atuar na área da construção civil e desenvolvimento imobiliário, a FORTENGE é hoje reconhecida como uma empresa séria e dinâmica. Esta imagem foi conquistada em virtude da filosofia de atuação que orientou, desde o início, a forma de trabalho da empresa. Incorporação Imobiliária, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais.

Missão

Para Fortenge investir na sustentabilidade de seus empreendimentos conservando e preservando o meio-ambiente, cumprindo e fazendo com que seus colaboradores cumpram com o seu dever sócio ambiental é hoje um em um dos seus principais objetivos.

Garantir que seus clientes tenham um ótimo atendimento, cumprir prazos e total qualidade dos seus produtos é à base dos conceitos desta empresa.

        Estar á frente das tendências buscando conhecer cada vez mais seus clientes efetivos e potenciais faz com que este tenha uma presença significativa no mercado.

        Cumprir suas obrigações com os clientes, fornecedores e funcionários e instituições financeiras faz com que a empresa mantenha sua credibilidade.

Visão

        Investindo no lado social, com o Programa de Alfabetização, toda obra tem uma sala de aula com no mínimo de 15 alunos, não somente os funcionários são incentivados como também os moradores da vizinhança onde todo o material didático utilizado no curso é doado pela empresa.

        Estas são as atividades que faz com que a Fortenge acredite no que ela é tudo que ela pode vir a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (304.8 Kb)   docx (124.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com