TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacionais: O Que é Uma Organização?

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.274 Palavras (14 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 14

 

O que é uma organização?

Richard L. Daft (2010) aborda em seu livro de segunda edição as teorias e projetos organizacionais.

É difícil enxergar as organizações. Podemos ver os sinais externos, como altos edifícios, uma estação de computador ou um funcionário educado, mas a organização como um todo é vaga e abstrata e pode esta espalhada em diversas localidades, até mesmo ao redor do mundo. Sabemos que as organizações estão ali porque elas afetam a todos, todos os dias. Na verdade, elas são tão comuns que as tomamos por algo que sempre esteve ali. Mal percebemos que nascemos num hospital, somos registrados em um cartório, somos educados em escolas e universidades, crescemos com alimentos produzidos em fazendas corporativas, somos assistidos por médicos integrantes de uma equipe, compramos uma casa construída por uma construtora e vendida por uma imobiliária, pegamos dinheiro emprestado de um banco, recorremos à politica e aos bombeiros quando estamos com problemas de transporte para fazer mudança de casa, recebemos benefícios de órgãos do governo, passamos em media 40 horas por semana trabalhando numa organização e até somos enterrados por uma funerária.

Definição

Organizações tão diversas quanto uma igreja, um hospital, e a xerox possuem característica em comum. Organizações são: entidades sociais, orientadas por metas, projetadas como sistemas de atividade deliberadamente estruturados e coordenados ligados ao ambiente externo.

O elemento-chave de uma organização não é um edifício ou um conjunto de planos de ação e procedimentos; organizações são constituídas de pessoas e de relacionamentos recíprocos. Uma organização existe quando as pessoas interagem entre si para desempenhar funções essenciais que ajudam a alcançar as metas. As tendências recentes em gerenciamento reconhecem a importância dos recursos humanos e a maioria das novas abordagens é projetada para dar poder aos funcionários, propiciando maiores oportunidades de aprendizado, além de contribuir, à medida que trabalham juntos, tendo em vista metas comuns.

Os administradores deliberadamente estruturam e coordenam os recursos organizacionais para alcançar o objetivo da organização. No entanto, mesmo que o trabalho possa estar estruturado em departamentos separados ou grupo de atividades, atualmente a maioria das organizações se empenha em obter maior coordenação horizontal das atividades de trabalho, utilizando muitas vezes equipes de funcionários de diferentes áreas funcionais para trabalharem juntos nos projetos. As divisões entre os departamentos, assim como aquelas entre organizações, estão se tornando mais flexíveis e difusas à medida que as empresas se deparam com a necessidade de responder mais rapidamente  às mudanças no ambiente externo. Uma organização não pode existir sem interagir com os clientes, fornecedores, concorrentes e outros elementos do ambiente externo. Atualmente, algumas empresas estão até mesmo cooperando com seus concorrentes, compartilhando informações e tecnologia em prol do beneficio mútuo.    

 A importância das organizações

Pode parecer difícil de acreditar hoje em dia, mas as organizações, tais como as conheceram, são relativamente recentes na historia da humanidade. Até o final do século XIX, havia poucas organizações de qualquer tamanho ou importância – não havia sindicatos ou associações governamentais. Quanta mudança ocorreu desde então! O desenvolvimento de grandes organizações transformou a sociedade como um todo e, na verdade, a moderna corporação pode ser a invenção mais importante dos últimos 100 anos. As organizações são fundamentais para vida das pessoas e exerce uma enorme influencia.

Em primeiro lugar, as organizações reúnem os recursos para se atingir metas especificas. Considere a Northrup Grumman News (ex- Newport News Shipbuilding), que constrói porta-aviões da classe Nimitz movidos à energia nuclear. Construir um porta aviões é um trabalho inacreditavelmente complexo que envolve 47 mil toneladas de aço soldado com precisão, mais de um milhão de peças distintas, 1450 quilômetros de fios e cabos, cerca de 40 milhões de horas de trabalho qualificado e mais de 7 anos de trabalho árduo dos 17,8 mil funcionários da organização.

As organizações também produzem bens e serviços que os clientes desejam a preços competitivos. Bill Gates, que faz da Microsoft uma poderosa fonte de influência global, afirma que a organização moderna “é um dos meios mais eficazes de alocar recursos já vistos. Ela transforma grandes ideias em benefícios para os clientes em larga escala, de modo inimaginável”.

As empresas procuram formas inovadoras para produzir e distribuir bens e serviços desejáveis com maior eficiência. Duas delas se dão por meio do e-business e da utilização de tecnologias de produção baseadas em computadores. Reprojetar estruturas organizacionais e práticas administrativas também podem contribuir para o aumento da eficiência. As organizações criam um impulso para inovar, mas do que uma tendência de produtos comuns e materiais ultrapassados de fazer as coisas.

As organizações se adaptam e influenciam um ambiente em rápida transformação. Considere o Goolge, o fornecedor da ferramenta de busca mais popular da internet, que continua a se adaptar e a evoluir junto com o desenvolvimento da internet. Em vez de ser um serviço rígido, o Goolge está acrescentando características tecnológicas que criam um melhor serviço graças a adição. À qualquer hora, o site do Goolge mostra tecnologias em desenvolvimentos para que os engenheiros possam obter ideias e feedback dos usuários. Alguns grandes negócios possuem departamentos inteiros responsáveis pelo monitoramento do ambiente externo e por encontrar meios de se adaptar ou de influenciar aquele ambiente. Uma das mudanças mais significativas no ambiente externo atualmente é a globalização. Organizações como a Coca-Cola, a AES Corporation, a Heineken Breweires e a IBM estão envolvidas em alianças estratégicas e parcerias com empresas ao redor do mundo num esforço para influenciar o ambiente e competir numa escala global.

Por meio de todas essas atividades as organizações criam valor para seus proprietários, clientes e funcionários. Administradores analisam quais são as partes da operação que criam valor e quais não; uma empresa somente é considerada lucrativa quando o valor que ela cria é maior do que o custo dos recursos. A JetBlue, uma companhia aérea que oferece preços baixos e vem crescendo rapidamente, por exemplo, cria valor mantendo os custos trabalhistas baixos e oferecendo recursos extras como assentos de couro e 24 canais de TV visa satélite. Finalmente, as organizações têm de enfrentar e acomodar os desafios atuais da diversidade da força de trabalho e a preocupação crescente com a ética e a responsabilidade social, assim como encontrar meios eficazes para motivar os funcionários a trabalhar juntos na consecução das metas organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com