TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional da Empresa

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO BERNANRDO DO CAMPO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS: PROCESSOS GERENCIAIS, MATEMÁTICA.

TUTORA PRESENCIAL/ EAD: CLEITA CARNEIRO DE SOUZA

Ana Paula Soares da Silva Rodrigues – R.A: 9678478893

Debora Andrade da Silva – R.A: 9570413302

Juliana Batelli Davila – R.A: 9178451405

Sheila Nunes dos Santos – R.A: 9575419734

Tacila da Silva – R.A: 9625533022

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

INTRODUÇÃO

         

         Neste trabalho, iremos falar sobre as dificuldades encontradas no gerenciamento do Hipermercado Hoterdan, dentre elas a falta de qualificação profissional, e a má distribuição de tarefas.

         Será trabalhada a capacitação profissional, de nível Estratégico (Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização, como missão, visão, valores, crenças e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo), Tático (Neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. Tem como objetivo principal o desenvolvimento da estratégia, de forma eficiente e eficaz) e Operacional (Para cumprir a estratégia traçada e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas "coloquem a mão na massa", ou seja, cumpra de forma eficiente e eficaz cada uma das atividades que lhes for atribuída).

         No complexo mundo de hoje, convivemos diariamente com uma verdadeira avalanche de informações, que precisam ser captadas, filtradas e compreendidas para a conquista nas realizações dos desafios do cotidiano, seja na administração do conhecimento técnico, como na habilidade no relacionamento humano.

         O objetivo é mostrar que um profissional bem treinado, evolui pessoalmente e profissionalmente. É de suma importância a capacitação, atualização, integração, cooperação, parceria, devendo haver motivação, liderança, equipes com propósitos em comum, boa comunicação, reconhecer e recompensar colaboradores, planos de incentivo, planos de carreira e desenvolvimento de competências gerenciais.

        O trabalho está organizado em três partes. Na parte um, mostraremos a estrutura organizacional atual da empresa. Na parte dois, falaremos de forma abrangente sobre a Capacitação e Desenvolvimento para os Diretores e Gerentes. Na parte três, abordaremos a Capacitação, Desenvolvimento e Motivação para o Operacional.

Estrutura Organizacional da Empresa

A Estrutura Organizacional do Hipermercado Hoterdan, está divida da seguinte forma:

  • Presidência (1);
  • Diretorias (03): Comercial (1), Administrativa (1), Financeira (1);
  • Gerente Comercial (1): Departamento Compras (1), Departamento de Vendas (1).
  • Gerente Administrativo: Departamento de Pessoal (1), Departamento de Recursos Humanos (1), Técnico em Segurança do Trabalho (1), Contabilidade (1), Marketing (1), TI (1).
  • Gerente Financeiro: Departamento de Contas a Pagar (1), Departamento de Contas a Receber (1).
  • Gerente de Logistica: Departamento Logístico (1), Departamento Operacional (8).
  • Operacional: Açougue (10), Padaria (12), Têxtil (04), Hortifrutícola (06), Mercearia (40), Linha Branca/ Marrom (20), Segurança (22), Caixa (30).

Organograma

[pic 2]

Capacitação e Desenvolvimento para os Diretores e Gerentes

          Em uma reunião mensal, o diretor do hipermercado Hoterdan, junto com a sua equipe de gerentes, analisaram que os lucros e seus indicadores estão caindo mensalmente. Sendo constatado que os gerentes estão focados não somente em gerenciar, como também nos problemas técnicos e operacionais.

          Foi determinada a necessidade de capacitação e desenvolvimento de mão da obra interna.

         Com isso relacionaram critérios de solução, que foram divididos nos níveis Estratégico, Tático e no Planejamento Operacional. É fundamental explorar cada um deles para obter resultados, satisfações e sucesso para o Hipermercado Hoterdan.

         Para projetar um sistema de controle gerencial que satisfaça as necessidades do Hipermercado, os gerentes precisam identificar as áreas de sua responsabilidade, desenvolver medidas de desempenho, estabelecer uma estrutura de monitoramento e relatório, ponderar custos e benefícios e fornecer motivação para alcançar as metas e o esforço gerencial.        

          Será aberto processo seletivo interno para a formação de lideres (Supervisores), cargo esse que auxiliará a gerencia. A seleção seguirá os seguintes critérios: Ter pelo menos seis meses de atuação na empresa, Curso Superior, Pacote Office em nível avançado, disponibilidade de horário.

         Após a efetivação dos cargos, os novos gerentes e os atuais poderão participar do processo de capacitação, que consiste em manter o líder constantemente atualizado com as mudanças do mercado e as novas técnicas de gestão.

        Os cursos que serão oferecidos são: Motivação profissional, Formação de lideres, Gestão para novos Gerentes (www.portaleducacao.com.br – cursos online), aumentando assim o rendimento, produtividade e satisfação no lado profissional, diminuição de gastos, aumento da lucratividade. O convívio com outros gerentes e a consequente troca de experiências também contribui significativamente para o aperfeiçoamento continuo.

Os tempos atuais estão marcados pela explosão tecnológica, onde o modo de produção de hoje requer informações rápidas, exigindo das pessoas informações  sempre atualizadas. Neste caso as tradicionais salas de aula precisam ser transformadas em “laboratórios de experimentação”, contemplando cursos dentro do ambiente empresarial, assim os profissionais poderão ficar mais a vontade para participar e se envolver no programa oferecido (Artigo – A Educação Continuada – https://periodicos.ufsc.br/infex.php/adm/article).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com