TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.699 Palavras (35 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 35

RESUMO

 

O trabalho desenvolvido é o resultado da estratégia empresarial adotada por uma empresa da Construção Civil, real e atuante como incorporadora de bens imobiliários. A empresa em questão tem seus objetivos que serão analisados em conjunto com cada uma das diretrizes que a regem: flexibilidade, crescimento ou rentabilidade. O texto está apoiado em teorias que introduzem, complementam e justificam a dissertação e a forma de como foi abordado o tema. Desenvolve-se o trabalho descrevendo a empresa, sua estratégia administrativa e o processo de desenvolvimento do produto. A partir daí, inicia-se a análise onde enumera-se diretrizes referentes à estrutura organizacional, métodos e processos administrativos, e ao processo de desenvolvimento do produto, descrevendo as vantagens e desvantagens de cada uma, além de verificar se faz aproximar ou afastar o alcance dos objetivos da empresa. As conclusões deste trabalho são que as diretrizes da Construtora Escudo são fortes e ela vem se mostrando flexível diante das pressões do mercado e em crescente desenvolvimento. Além disso, a empresa é competitiva e está em mudança contínua, sempre buscando alcançar seus objetivos.

.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO        03

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        04

3. DEPARTAMENTALIZAÇÃO        06

4. A EMPRESA        07

5. NIVEIS DE INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        09

6. ESTRUTURA DA EMPRESA        10

6.1. ORGONOGRAMA DA EMPRESA        10

6.2. DIRETORIA ADMINISTRATIVA        11

6.3. DEPARTAMENTO FINANCEIRO        12

6.4. DEPARTAMENTO COMERCIAL        13

6.5. DEPARTAMENTO TECNICO        13

6.6. DEPARTAMENTO DE RH        15

6.7. DEPARTAMENTO DE INFORMATICA        15

7. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO        17

7.1. FASE DE PLANEJAMENTO DO EMPREENDIMENTO        17

7.2. FASE DE CONCEPÇÃO DO PRODUTO        18

7.3. FASE DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO         18

8. ANALISE E DIAGNOTICO DA EMPRESA        21

9. CONCLUSÃO        27

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        30

1.  INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa colocar em prática muitas das questões teóricas levantadas durante o decorrer do curso. O tema escolhido refere-se a estrutura organizacional e trata-se deste tema partindo de uma empresa atuante no ramo da Construção Civil e como Incorporadora Imobiliária, a qual denominaremos Construtora Escudo. A organização é uma das funções básicas da administração, serve para agrupar e estruturar todos os recursos, sejam humanos ou não-humanos – para atingir os objetivos predeterminados. De todos os recursos, o elemento humano é o mais importante, pois através da organização as pessoas são agrupadas para melhor realizarem as tarefas inter-relacionadas e para melhor poderem trabalhar efetivamente em conjunto.  (Chiavenato apud, Chiavenato, 1994, p.330) Tendo como referência seus objetivos empresariais, será feito uma analise  do atual gerenciamento da empresa, analisando criticamente a tomada de decisões e a forma de atuação da gerência, verificando se  estas fazem aproximar ou afastar o alcance dos objetivos desta organização. Uma empresa precisa estar sempre buscando inovações, estar atualizada, acompanhando as mudanças do mundo. Na era da informação, a organização precisa ser continuamente redesenhada para manter ou aumentar sua competitividade em relação às demais empresas que disputam o mercado.

2.  ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A organização é uma atividade básica da administração, serve para agrupar e estruturar todos os recursos, sejam humanos ou não-humanos, para atingir os objetivos pré-determinados. De todos os recursos o elemento humano é o mais importante, pois através da organização as pessoas são agrupadas para melhor realizarem as tarefas e para melhor poderem trabalhar efetivamente em conjunto Segundo Chiavenato (1994, p. 330),

Segundo Maximiano (1997), estrutura organizacional é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, determinando as atribuições especificas e a forma como devem estar interligados os diversos departamentos. O autor divide estrutura organizacional em vários tipos: a funcional, a divisional, corporações e organizações por projetos.

Oliveira (1997) define estrutura organizacional como sendo o conjunto ordenado de responsabilidade, autoridade, comunicações e decisões das unidades que compõem uma organização. O autor salienta que os diversos tipos de estrutura organizacional são resultados da departamentalização.

A estrutura organizacional começa com a determinação, dentro da empresa, de algumas diretrizes, sendo as mais importantes:

a) Divisão do trabalho: elemento que determina maior eficiência na execução de uma tarefa de forma econômica;

b) Especialização: limita o operário a executar apenas uma tarefa específica;

c)  Hierarquia: parte integrante de qualquer organização e abrange todos os níveis;

d)  Autoridade e responsabilidade: definem a atribuições e limites de cada função dentro da organização;

e) Unidade de comando: estabelece que cada operário não possa subordinar-se a dois ou mais superiores. Pode-se dizer que, atualmente, este conceito não se aplica para diversos tipos de organizações;

f)  Amplitude de controle: segundo Vasconcellos e Hemsley (1997), que cada   chefe pode supervisionar até certo número de funcionários.

   

A estrutura é denominada do tipo funcional quando cada departamento responde por uma atividade principal a ser exercida na organização e o seu gerente está ligado a um administrador geral, que é responsável por todo processo. Em geral, a estrutura funcional é adotada em organizações de pequeno porte ou no início de sua vida. Ainda segundo Maximiano (1997), este modelo de estrutura pode ocorrer em organizações de tamanhos diversos, abrangendo desde empresas muito pequenas até as de grande porte. Algumas características deste tipo de estrutura, em grandes organizações, como: hierarquia, autoridade, responsabilidade, consentimento e subordinação, etc. Para determinar a divisão do trabalho entre os diversos departamentos, também são utilizados conceitos já vistos, como por exemplo: o funcional, produto, fases, clientes, território, disciplinas e período, sendo que esses critérios se aproximam dos diversos tipos de departamentos citados por outros autores. Vale ressaltar que, no interior de cada departamento, a divisão de trabalho pode ser feita obedecendo ao mesmo critério quando da criação do departamento, ou seja, por uma atividade principal a ser exercida dentro dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (345.5 Kb)   docx (490.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com