TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Por:   •  16/5/2018  •  Monografia  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 9

A Escola da Administração Científica teve seus integrantes que contribuíram para a Estrutura Organizacional. Dentre eles:

• Frederick Taylor que procurou elevar o nível de produtividade fazendo com que os trabalhadores produzissem mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Sendo assim, redesenhou os processos de trabalho.

• Henry Ford que estudou a especialização dos trabalhadores na qual cada trabalhador faz uma parte do processo através da linha de montagem. Desta forma o custo é reduzido, o preço também e o poder de compra aumenta.

• Henry Fayol que estabeleceu as atividades do processo administrativo. Em que as tarefas seriam desenvolvidas de forma organizada, planejada, comandada, coordenada e controlada. Ele também definiu quem estabeleceria os objetivos, consolidou departamentos, estabeleceu autoridades e responsabilidades, analisou a questão de centralização e descentralização, estabeleceu as unidades de comando (gerência), estruturou a cadeia de comando através de organogramas e incentivou o espírito em equipe.

A Escola da Burocracia também teve seus integrantes que contribuíram para a Estrutura Organizacional. Dentre eles:

• Max Weber que estabeleceu que as empresas que possuem normas básicas são mais produtivas. E para ele a ideia de burocracia está totalmente ligada ao conceito de autoridade.

A Escola das Relações Humanas também contribuiu para a Estrutura Organizacional com seu integrante:

• Elton Mayo que estabeleceu que quanto melhor o relacionamento da supervisão com os empregados maior é a produtividade. Visando o respeito e a educação. Estabeleceu que a média administração deve traduzir a linguagem de cima para baixo, ou seja, otimizar a ligação entre alta e baixa administração. E também que os trabalhos em equipes são importantes.

A Escola do Pensamento Sistêmico também contribuiu para a Estrutura Organizacional com seu integrante:

• Ludwing Von Bertalanfy que estabeleceu que as empresas são departamentos interligados.

A Escola da Administração por Objetivos também contribuiu para a Estrutura Organizacional com seu integrante:

• Peter Drucker que estabeleceu que o foco são os resultados e a avaliação do desempenho das pessoas.

A Escola do Aprendizado Organizacional também contribuiu para a Estrutura Organizacional com seu integrante:

• Peter Senge que estabeleceu que as empresas devem lidar com as mudanças contínuas.

A Escola da Administração Virtual na década de 1990 que contribuiu para as estruturas atualizadas em rede de computadores e comércio global.

E por fim, a Escola da Administração do Conhecimento no século XXI em que o nível de criação é o conhecimento e não a execução.

Existem três classificações das Estruturas Organizacionais:

Tradicionais: nas quais as atividades são repetitivas e os ambientes são estáveis. Sua base é a Administração Científica.

Emergentes: nas quais as atividades são mais complexas e adaptáveis a mudanças. Seu ambiente é ativo e dinâmico. Sua base é a Teoria Desenvolvimento Organizacional.

Novas Perspectivas: futurista. Ainda é pouco utilizada e seu ambiente é remoto. Sua base é a Teoria Administração Virtual e Conhecimento.

Estruturas Tradicionais e Sistemas Mecânicos

Na organização os cenários internos e externos não mudam ou mudam pouquíssimo. A perspectiva da organização é um sistema fechado. Existem repetições de tarefas e conceitos conhecidos. A centralização é predominante. É exigido um alto nível de especialização. A comunicação é vertical. Rígida supervisão hierárquica. A departamentalização é tradicional, sendo assim, são agrupamentos de atividades diferentes em unidades especializadas dentro da organização.

Fatores Fundamentais nas Estruturas Organizacionais:

 Quanto maior a especialização, melhora a eficiência;

 As atividades são importantes;

 Utilizar o máximo dos recursos disponíveis;

 Igualdade das atividades e seus recursos;

 Centralização ou descentralização das áreas de apoio;

 Quanto maior a amplitude Mais pessoas trabalham para o supervisor;

 Coordenação mais eficiente;

 Integração entre ambientes;

 Minimização de conflitos (conflitos criativos são bons para a organização).

Dentro das estruturas tradicionais temos três tipos de organogramas. São esses: Funcional, Matricial e Divisional.

- Estrutura Tradicional Funcional

As tarefas são agrupadas por função. As habilidades ou conhecimentos técnicos são a forma de agrupamento. Cada área é definida por sua especialização. Exemplo: Indústria de equipamentos de telecomunicações e Departamento Pessoal dentro da empresa. Existem suas vantagens e suas desvantagens. Nas vantagens temos uma especialização nas áreas técnicas, os especialistas tem uma integração facilitada independente da posição hierárquica. O grupo técnico é mais estável e a gestão se torna mais eficiente. As desvantagens são que alguns objetivos da especialização podem ser considerados maiores que os objetivos gerais da organização. A coordenação é sobre cada departamentos, criando bolhas. A direção passa a perder tempo resolvendo problemas das áreas. A direção é responsável pelo lucro. A comunicação é formalizada. A visão da direção é voltada para dentro e auto-orientada, sendo assim, as maiores ameaças e oportunidades estão dentro. E a desvantagem mais importante: se o perfil do mercado mudar, a estrutura funcional passa a ser uma desvantagem competitiva e uma fragilidade interna.

O jogo de poder no ambiente estável é a produção e a manufatura. Já em ambientes instáveis o poder é da área de marketing. Na produção unitária o poder é da área de engenharia.

Perfil da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com