TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Seis Sigma

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo Dirigido 3

Nome: Débora Guedes

Questões:

  1. O que é o Seis Sigma e quais são seus os objetivos para a qualidade nas organizações?
  2. Quais são origens do Seis Sigma?
  3. O que representa o modelo DMAIC?
  4. Descreva as fases ou etapas do DMAIC.
  5. A partir do artigo pulicado no Jornal Gazeta Mercantil de 20/03/2000 e do conteúdo desenvolvido na matéria, descreva e comente o papel de cada membro da equipe Seis Sigma.

a)    Executivo Líder

b)   Champions

c)    Master Black Belts

d)    Black Belts

e)    Green Belts 

Respostas:        

  1. O Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada que tem como finalidade o aumento significativo da performance e da lucratividade das empresas, através da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores, visando maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações da produção. O Seis Sigma também é considerado um dos principais temas da Qualidade Total. O Seis Sigma pode ser definido, também, como uma estratégia gerencial planejada, com foco nos resultados de qualidade e financeiros, com o objetivo de promover mudanças significativas nas organizações, buscando sempre melhorias nos processos, produtos e serviços oferecidos aos clientes. Podemos dizer que o foco principal do Seis Sigma é a satisfação dos clientes, através da redução de defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.

  1. O Seis Sigma foi desenvolvido em 1987, por Bill Smith na Motorola. Posteriormente, em 1995, esta ferramenta ganhou força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE, assim se tornando popular entre empresas do mundo devido à sua eficiência e eficácia. O termo Seis Sigma tem origem do “Sigma”, que é um símbolo que, na qualidade, se trata de uma medida de variabilidade usada para indicar que parcela dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos ou, podemos dizer também, que menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços.
  1. As ferramentas do Seis Sigma são aplicadas dentro de um modelo simples de melhoria de desempenho conhecido pela sigla DMAIC (Definir- Mensurar-Analisar-Incrementar-Controlar), equivalente ao método PDCA (Planejar-Fazer-Controlar-Agir). O DMAIC (sigla para os termos Definir-Mensurar-Analisar-Incrementar-Controlar) é um método que faz parte do conjunto de práticas dos Seis Sigmas e tem como meta melhorar um processo existente na empresa. Um projeto DMAIC é efetivo também para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria em processos administrativos e outros afins.
  1. O método DMAIC contém cinco etapas, que são descritas por definir as metas das atividades que necessitam melhoria. Essas metas serão os objetivos estratégicos da organização, tais como atingir uma maior participação no mercado e maiores retornos sobre o investimento; mensurar o sistema existente. É necessário estabelecer métricas válidas e confiáveis para ajudar a monitorar o avanço, visando atingir as metas definidas no passo anterior (definir). Deve-se começar por determinar o ponto de partida, e deve-se utilizar a análise de dados para ajudar a entender os dados; analisar o sistema para identificar formas de eliminar o espaço existente entre o desempenho atual do processo ou sistema e a meta desejada. Deve-se aplicar ferramentas estatísticas para orientar a análise; incrementar o sistema. Neste estágio, é necessário que a criatividade seja utilizada com a finalidade de encontrar novas maneiras de fazer as coisas melhor, de forma mais econômica ou mais rápida. Deve-se usar o gerenciamento de projetos e outras ferramentas de planejamento e gerenciamento para implementar a nova abordagem. E é necessário utilizar-se do emprego de métodos estatísticos para validar esta melhoria; controlar o novo sistema. Deve-se empregar na organização, o sistema aperfeiçoado, modificando os sistemas de gerenciamento já existentes. Pode ser interessante adotar sistemas como as certificações ISO para garantir que a documentação esteja correta.
  1. A equipe Seis Sigma é formada pelo Executivo Líder, Champions, Master Black Belts, Black Belts e Green Belts. O papel que cada função executa será descrito abaixo:

 

  1. Executivo Líder: O ensino e o treinamento de aptidões na área de conhecimento devem existir nas organizações que querem implementar ou já tenham iniciado o Seis Sigma. Os executivos líderes de Seis Sigma devem alocar tempo e recursos de pessoal significativos para seus projetos. Além de seus próprios investimentos na atuação, eles designam as pessoas mais capazes de uma empresa para se dedicarem em tempo integral à liderança de projetos Seis Sigma de desenvolvimento. O trabalho do executivo é remover as barreiras burocráticas aos avanços, de modo que os gerentes que tenham aptidões para implementar mudanças produtivas possam ter sucesso. Para isso, é necessário selecionar as pessoas adequadas para o treinamento definindo de forma clara as expectativas de como este treinamento deve ser aplicado no local de trabalho garantindo que seja fornecido o suporte preciso para obter bons resultados. O monitoramento do desempenho individual pós treinamento deve ser estabelecido e fornecido incentivos para que as pessoas que passaram por estes treinamentos apliquem as habilidades e conhecimento adquiridos.
  2. Champions: Os Champions no sistema Seis Sigma são pessoas de nível hierárquico elevado na organização, que entendem a ferramenta e estão comprometidos com o seu respectivo sucesso. Em organizações maiores, o Seis Sigma será liderado em tempo integral por um Champion (campeão) que será, por exemplo, o vice-presidente executivo. Em todas as empresas, os patrocinadores podem ser líderes informais que utilizam o Seis Sigma em seu trabalho diário e comunicam sua mensagem em todas as oportunidades.
  3. Master Black Belts: Os Master Black Belts é o nível mais alto de domínio técnico e organizacional. Eles são a liderança técnica do Seis Sigma. Logo, precisam ter conhecimento de tudo os Black Belts sabem e um pouco além disso, uma vez que eles devem também entender a teoria matemática na qual os métodos estatísticos se baseiam. Os Master Black Belts têm de ser capazes de dar uma assistência aos Black Belts na aplicação correta dos métodos em imprevistos que possam ocorrer. E, dada a natureza de suas obrigações, as suas habilidades de ensino e comunicação são tão essenciais quanto a sua competência técnica.
    Sempre que possível, o treinamento estatístico deve ser conduzido somente por Master Black Belts. De outra forma, o feito da "propagação de erros" pode existir, o que significa que os erros que os Black Belts possam cometer serão repassados adiante para os Green Belts, que, por sua vez, passarão adiante erros ainda piores aos integrantes das equipes. Caso seja necessário que Black Belts e Green Belts ministrem treinamentos, só poderão faze-lo mediante a supervisão e orientação de Master Black Belts. Por exemplo, pode ser preciso que os Black Belts prestem uma assistência ao Master Black Belts durante discussões em sala de aula e nos exercícios.
  4. Black Belts: Os candidatos Black Belts são pessoas com orientação técnica e muito estimados por seus pares. Eles devem estar completamente envolvidos no processo de desenvolvimento e mudança organizacional. Podem decorrer de disciplinas e não precisam passar por treinamentos formais assim como estatísticos ou engenheiros passam. Contudo, como terão de dominar uma ampla variedade de ferramentas técnicas em curto prazo, os candidatos a Black Belt provavelmente precisarão ter um conhecimento prévio que inclua matemática e uma base de análise quantitativa. Como parte do treinamento, os Black Belts recebem instruções em sala de aula, além de treinamento individual nos projetos ministrados por Master Black Belts ou consultores. Os candidatos a Black Belt devem se sentir confortáveis com computadores; ter conhecimento de um ou mais sistemas operacionais, programas de gerenciamento de bancos de dados, planilhas, programas de apresentação e processadores de texto; devem já ter estudado métodos estatísticos e conhecer como se utiliza um ou mais pacotes de software de análise estatística. Os Black Belts buscam absorver o máximo conhecimento aplicável do sistema de armazenamento de informações da empresa. Para garantir acesso às informações necessárias, as atividades Seis Sigma devem estar integradas nos sistemas de informática da organização. As habilidades e o treinamento dos Black Belts devem ser viabilizados por investimentos em software e hardware.
  5. Green Belts: Os Green Belts são os líderes de projetos Seis Sigma capazes de formar e facilitar equipes Seis Sigma e de gerenciar os projetos Seis Sigma, desde a concepção até a conclusão. Os Green Belts passam por cinco dias de treinamento em sala de aula, numa programação conduzida em conjunto com os projetos Seis Sigma e que engloba o gerenciamento de projetos, ferramentas de gerenciamento da qualidade, solução de problemas e análise descritiva de dados. Os Champions devem estar presentes no treinamento dos Green Belts. Na maioria das vezes, os Black Belts auxiliam os Green Belts a definir os seus projetos anteriormente, participam do treinamento com eles e prestam a devida assistência em seus projetos posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com