TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  8/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso: Gerdau – Questões para Analise

Respostas:

1.

a) Controle estatístico da qualidade, Garantia da qualidade e Gestão da qualidade.

b) A Gerdau utiliza diversas ferramentas da Gestão em seus processos. A área de tecnologia de gestão da Gerdau é responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos conceitos, métodos e ferramentas de gestão, criando processos padronizados e de alta qualidade.

2. Inspeção: Verificação/Problema a ser resolvido/Uniformidade do produto/Instrução de medição. Controle estatístico da qualidade: Controlar a qualidade/Ferramentas e técnicas estatísticas. Garantia da qualidade: Coordenação/Problema a ser resolvido, enfrentado proativamente/Programas e sistemas. Estão da qualidade total: Impacto estratégico/Oportunidade de diferenciação da concorrência/Gerenciar a qualidade.

A Bauducco fundada em 1952, pelo imigrante italiano Carlo Bauducco, a empresa resumia-se, no inicio, a uma pequena doceria no bairro do Brás em São Paulo. Cerca de dez anos depois, a Bauducco deu seu primeiro grande salto, com a inauguração da fábrica na cidade de Guarulhos. A empresa conta atualmente com três unidades industriais localizadas em Guarulhos e uma em Extrema (MG), atualmente comercializa mais de cem produtos, exportando para vários países. Dentre todas as características a que mais se destaca seria a era da inspeção, pois uma empresa de grande porte como a Bauducco onde são fabricados produtos alimentícios a verificação e a conformidade dos produtos é algo de grande importância, pois agrega valores de satisfação dos consumidores em adquirirem um produto de qualidade dentro dos parâmetros exigidos.

3. Muitas definições de qualidade poderiam ser aqui apresentadas para mostrar os aspectos da qualidade, porém, serão apresentados os princípios fundamentais da gestão da qualidade enfatizados pelos Gurus, onde possibilitará uma melhor compreensão do escopo da qualidade total: Satisfação dos clientes - O cliente tem que estar acima de tudo nas organizações. A empresa que não se conscientizar desta necessidade, acabará sendo preterida pelas concorrentes, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes; Redesenho dos processos – Significa busca a racionalização dos processos produtivos e administrativos, combatendo-se mazelas como a excessiva burocracia e a fragmentação das tarefas que compõem um mesmo processo.

4. De acordo com senso comum, qualidade é um conceito individual baseado em valores que divergem de pessoa a pessoa, tais como: beleza, preço, status, segurança, conforto, durabilidade, etc.

5. O Controle da Qualidade Total – TQC (“Total Quality Control”) é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade. Ele é um sistema de gestão composto por três fatores: Condução de controle de qualidade; Participação Global; Condução do controle da qualidade de forma integrada satisfazendo o cliente. A Toyota adota esse modelo e já ganhou o premio Deming em 1965; Chesf também utiliza esse modelo. A Natura tem como objetivo consolidar-se como referência na qualidade de processos e produtos na indústria cosmética e de alimentos e alcançar "classe mundial" na qualidade de processos, produtos e serviços, de modo a construir uma marca de excelência reconhecida por todos os seus públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com