TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.600 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

  1. ÁREA DE ESTUDO

A empresa em estudo está instalada na cidade de Luziânia (GO) e é voltada para fabricação de Produtos de Higiene e Limpeza, destinados ao uso humano. Sua linha de produtos abrange: Sabão em barra e sabonete, Detergente, Desinfetante, Amaciante, Concentrados, entre outros do segmento.

Hoje a empresa possui uma planta aprovada junto ao Órgão Fiscalizador – Vigilância Sanitária Estadual (VISA), totalmente moderna e confortável, com instalações adequadas aos padrões de Boas Práticas de Fabricação, seguindo padrões de Higiene, Qualidade, Segurança e respeito ao Meio Ambiente.

Para atender essa estrutura, a empresa conta com equipes técnicas, administrativa e comercial, capacitadas para as atividades que realizam, e um sistema informatizado que permite um eficiente controle de estoque e rastreabilidade dos lotes.

Além do Controle de Qualidade, a empresa conta também com um quadro administrativo eficiente, dotado de profissionais capacitados que com um auxílio de um sistema de informações de última geração é capaz de monitorar a área comercial com as informações necessárias e a administração de terceirização em geral e também à modernização de sua planta industrial, adquirindo novos equipamentos que proporcionam uma grande melhoria na qualidade e segurança de seus produtos.

Dentro deste mesmo contexto, a empresa, através da qualificação de suas modernas instalações, validações de métodos, processos de limpeza, bem como através da qualificação de seus profissionais, pretende garantir que todas as atividades serão realizadas para garantir a qualidade e integridade de seus produtos fabricados e a eficácia de seu sistema de gestão da qualidade.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa em estudo é uma indústria de produtos químicos de higiene e limpeza que fabrica: sabão em barra, sabonete, detergente, amaciante, desinfetante, concentrados, glicerina. Além disso, processa também sebo bovino, farinha de carne e osso para fabricação de rações animais. Trata-se de uma indústria instalada por empresários goianos neste local em 1985. Sua primeira licença de instalação foi requerida em outubro de 1989. As eventuais ampliações vêm sendo devidamente licenciadas e as licenças anuais de operação vem sendo renovadas junto à Agência Ambiental de Goiás bem como outros requisitos regulatórios aplicáveis a organização.

  1. História

Os donos sempre dedicaram á sua família o máximo cuidado, exigindo sempre a melhor qualidade na rotina de Limpeza Higiene e Cuidados Pessoais. A marca atualmente utilizada foi criada para oferecer este mesmo padrão de cuidado a todos os brasileiros, iniciando a sua história com para em 1953, em Anápolis – GO. A empresa transforma rotinas diárias em extraordinários momentos de cuidado pessoal e do lar. Cuida com praticidade e eficácia, com produtos específicos para as necessidades dos brasileiros.

  1. Missão

Ser a maior e mais rentável empresa brasileira de Cosméticos e Limpeza.

           

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  1. Estrutura Organizacional Gestão da Qualidade

O detalhamento das atribuições, responsabilidades e atividades estão contidos nas Descrições de Cargos de cada função. Cada Colaborador, independentemente do nível, tem conhecimento do conteúdo e da localização da Descrição de Cargo da sua função. As Descrições de cargos são atualizadas sempre que ocorrerem alterações nas atividades, bem como nas responsabilidades e independentemente de alterações são revistas anualmente. As Descrições de Cargos são gerenciadas pelo Depto. Recursos Humanos (RH) e é mantida atualizada pelo Sistema Informatizado do RH. É responsabilidade de cada Gerência manter atualizadas as Descrições de Cargos dos Colaboradores da sua área, informando ao RH qualquer alteração a ser introduzida.

  1. REQUISITOS GERAIS
  1. Requisitos de Documentação

Os documentos do Sistema de Gestão da Qualidade estão descritos nos níveis abaixo:

[pic 14][pic 15]

  1. Manual da Qualidade

É o documento que serve de guia de referência do Sistema da Qualidade. É utilizado para descrever as suas principais características e também indicar os procedimentos que cobrem os requisitos da norma ISO 9001:2008.

  1. Controle de Documentos

Os critérios do Controle de Documentos descreve a sistemática a ser utilizada na elaboração de Normas e Procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, citando:

  • Elaboração, codificação, verificação, aprovação e controle dos documentos;
  • Alterações em documentos existentes;
  • Garantia de que cada área de utilização do documento tenha em uso somente a última versão;
  • Atualização da Lista-Mestra;
  • Garantia da legibilidade e imediata disponibilidade dos documentos;
  • Emissão e distribuição de cópias controladas de documentos;
  • Identificação de cópias obsoletas retidas por qualquer motivo;
  • Controle de Registros.

O controle e a manutenção adequada de todos os Registros são de responsabilidade de cada área, a qual deve zelar para que os registros sejam armazenados de maneira que possam ser recuperados prontamente, permitindo a rastreabilidade necessária de todos os itens do produto processado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com