TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  28/11/2019  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.827 Visualizações

Página 1 de 3

7 – Robert Pirsig, em Zen e a arte de manutenção das motocicletas (1974), definiu quatro níveis de um sistema organizacional, sendo: intelectual (conceito do negócio, valores, missão, estratégia e processos); social (pessoas, equipes, estrutura informal, cultura e clima organizacional); biológico (saúde, segurança, qualidade de vida no trabalho);

– físico (tecnologia, infraestrutura, localização e recursos naturais).

Para Pirsig, esses níveis estão dispostos numa hierarquia, sendo o mais importante o nível intelectual. Esse modelo demonstra a interrelação entre os níveis e o papel de cada um deles na estrutura e funcionamento de uma empresa. Supondo que o grupo decide abrir um negócio no ramo da alimentação saudável com o objetivo de oferecer “saúde através do alimento”. O nível intelectual começa nessa definição sobre o “que fazer”. Depois, definimos a missão: “Oferecer uma alimentação natural saudável e saborosa, com sustentação ética e ecológica; e “Visão: Ser referência em alimentação natural”; Estratégias: preços baixos, linha diversificada de produtos saudáveis e funcionais; entrega rápida.

Posteriormente, começaríamos a montar sua equipe responsável pela elaboração do cardápio e execução do mesmo, assim como o funcionário responsável pela entrega e administração do negócio (nível social) e assegurar uma boa qualidade de vida no trabalho para seus empregados (nível biológico). E, finalmente, equipar o restaurante na região central (nível físico).

8 – Caso Master Peças

A MasterPeças 1 - Maria Amália acredita que uma empresa como a MasterPeças requer uma forte integração em toda a extensão de sua cadeia de valor. Para isso, ela precisa envolver clientes, fornecedores e parceiros que fazem parte direta ou indiretamente do negócio da empresa. Para ela, qualquer melhoria interna somente daria resultados se fosse acompanhada de melhoria externa. Quais as sugestões que você daria a Maria Amália?

Nesse caso, Maria Amália deveria elaborar atividades a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final, interligando cada elo desse sistema. Um dos modelos seria a cadeia de valor de Porter, utilizada para um enfoque mais eficiente e amplo, exógeno à empresa. É constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor. Esses processos devem ser organizadas por meio de um fluxograma, os quais devem estar interligados e até divididos em subprocessos e suas atividades de apoio.

A MasterPeças 2 - Maria Amália pretende construir um modelo de organização integrado, convergente e sólido que possa funcionar de maneira harmônica e sinergística, com o máximo rendimento e o mínimo de perdas. Para construir esse modelo a MasterPeças precisa de um íntimo inter-relacionamento entre seu sistema social e tecnológico graças a um sistema gerencial adequado. Como você poderia ajudar Maria Amália?

Maria Amália poderia implantar o modelo de Eric Eery e Trist que analisa a empresa como um sistema sociotécnico. Os pesquisadores definiram que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com