TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

1º Estudo de Caso: Filme “Tempos Modernos”

1)Qual autor, dentre aqueles apresentados na aula “O Papel do Gerente” tem seu pensamento sobre o gerente retratado neste filme? Por quê?



O Gerente retratado no Filme Tempos Modernos está relacionado com o pensamento de Frederick Taylor. O pai da Administração Cientifica assim como o filme enfatiza as tarefas e os processos de trabalho em busca da eficácia. O pensamento de
Frederick Taylor está relacionado, pelo seu excesso de rigidez, de especialização e de mecanização do homem para racionalização do trabalho em busca da máxima produtividade.




2)Escolha 3 (três) cenas do filme que representem cada uma das Escolas Clássicas ( escola do Processo, Escola da Burocracia e Escola da Administração Científica). Descreva a cena, indique qual escola ela representa e comente, com base na teoria de cada Escola, o porquê de sua escolha.


  • Administração Cientifica: No filme “Tempos Modernos”, na cena em que uma empresa apresenta a máquina que a pessoa pode comer sem ter necessidade de parar a produção, representa a Escola de Administração Científica que busca a máxima produtividade de forma racional.

  • Escola do processo: A cena da produção onde cada operário realiza tarefas específicas e repetitivas, representa a Escola do Processo onde o seu primeiro princípio é a designação de tarefas especificas para cada individuo, resultando na especialização das funções e separação dos poderes.

  • Escola Burocrática: As organizações são como máquinas impessoais que funcionam de acordo com regras racionais, onde a autoridade possibilita a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança. Esse pensamento de Max Weber é representado na cena que o diretor da empresa exerce autoridade de aumento da produção ao comandante das máquinas, e presta obediência.

3)O filme continua atual? O que mudou na concepção do texto “Como se tornar um líder do século XXI”? Comente sua resposta em, no mínimo, 20 linhas.

Sim, mesmo sendo um filme exibido em 1936, pode se afirmar que ele continua atual. As cenas que mostra as condições precárias dos funcionários no trabalho, pessoas desempregadas, a luta por melhores condições no trabalho e no salário, são fatos que acontece e existe hoje. A substituição do homem por maquina, a falta de mão de obra especializada, as doenças psicológicas gerada por excesso de trabalho, são questões vivida no mundo atual.

Hoje em dia é possível notar uma grande mudança com relação a patrão e funcionário, as empresas atualmente investe, preocupa e capacita seus funcionários, diferente do que o filme aborda.

Para se tornar um líder do século XXI, é necessário competência, disposição, saber trabalhar em equipe, ter talento em lidar com pessoas, enfrentar desafios, são algumas das qualidades exigidas para se torna um bom líder.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com