TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

        A MOINHO VERDE é uma empresa que atua no ramo do Agronegócio há 30 anos na região Sul do país.

        Suas atividades são o beneficiamento e embalagem de produtos derivados de cereais como Arroz, Milho, Soja e Trigo.

        A empresa é a segunda maior beneficiadora de cereais da região sul e pretende chegar à liderança na atividade em 3 anos.

Para que isso se torne realidade ela conta com uma boa situação financeira, possui capital para investimento em equipamentos de alta tecnologia capazes de melhorar a produtividade e a qualidade dos seus produtos.

Geograficamente a empresa está bem localizada, pois possui a matriz no estado do Paraná e filiais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

As filiais estão localizadas nas regiões onde há maior concentração de grandes produtores de cereais. Essa condição dá a ela uma boa vantagem em relação a coleta dos produtos e a armazenagem.

Por outro lado, ela enfrenta problemas graves em relação à disponibilidade de mão-de-obra.

A situação é praticamente idêntica nas três unidades de processamento.

A característica dessas regiões é de predomínio de latifúndios e por conseqüência a falta de pessoas dispostas a trabalhar de empregado.

Normalmente essa atividade é pouco remunerada e também pouco atrativa, pois a empresa possui grandes silos secadores e moinhos de beneficiamento que normalmente são barulhentos e a temperatura do ambiente de trabalho chega a 45 graus.

A empresa situada no RS já possui 230 funcionários diretos sendo que 30% são compostos por pessoas que vem de cidades vizinhas situadas numa região que pode chegar a 60 km da empresa.

Para isso, a empresa paga integralmente o transporte a esses funcionários. Essa situação faz com que a empresa tenha que desembolsar mensalmente valores expressivos para transportá-los e também para dar a eles as refeições necessárias durante o expediente.

A empresa teve que improvisar um refeitório para esses funcionários, mas não oferece refeições para os que residem na própria cidade. Essa prática tem ocasionado descontentamento destes e também tem desestimulados os de fora a fixarem residência na cidade, pois teriam que pagar aluguel e ainda perderiam o direito à refeição.

Por outro lado, a empresa possui convênios médicos, com farmácias e supermercados apenas na cidade. Os que vêm de fora, normalmente não usufruem desse benefício.

As unidades do PR e SC ainda não adotaram a prática de trazer pessoas de outras cidades, mas estão num dilema, pois precisam crescer e para isso necessitam de mais mão-de-obra, e certamente terão que seguir o exemplo do RS, apesar das cidades provedoras ficarem mais distantes do que as do RS.

Outra questão a ser observada é a dificuldade encontrada com os fornecedores de embalagens, que normalmente atrasam a entrega e muitas vezes a empresa tem de parar a sua produção por ficar sem embalagens.

A empresa possui em todas as unidades, um treinamento básico de integração e de segurança no trabalho.

O recrutamento e seleção de pessoal são feito com a ajuda dos supervisores do setor provedor da vaga.

O auxiliar somente acompanha o processo e em seguida cuida da parte de documentação e exames médicos que são feitos por uma empresa terceirizada. Essa empresa possui um quadro de especialistas na área de segurança e medicina do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com