TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - ADMINISTRAÇÃO - A reestruturação operacional da Embraer

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  2.005 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMABUCO - UFPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA

Alexanndre Agostinho

Atividade da disciplina Introdução à Administração, ministrada pelo Prof. André Durão, para obtenção da nota da segunda avaliação do semestre.

Trindade

2015

 

ESTUDO DE CASO: A reestruturação operacional da Embraer

01. Quais fatores contingenciais influenciaram a crise da Embraer antes do processo de privatização?

        A crise fiscal brasileira, perda de fontes de financiamento, o fim da ditadura militar fez reduzir os investimentos no setor de defesa do Brasil que proporcionou redução nas vendas, ênfase no processo de produção industrial e engenharia das aeronaves sem considerar a demanda dos consumidores, falta de estudo de mercado, falta de projetos de marketing antes de desenvolver novos produtos, comando empresarial por engenheiros e técnicos que priorizavam a eficiência operacional e produtiva desconsiderando as mudanças de mercado. No geral foi a falta de atualização da empresa que gerou perda de investimentos e desinteresse dos clientes.

02. Quais foram as soluções encontradas pelos engenheiros e técnicos da Embraer para reduzir os custos de produção do ERJ-145?

        Para reduzir os custos da aeronave ERJ-145 o primeiro passo foi usar materiais comuns para sua construção, como ligas de alumínio, substituindo o Kevlar ou fibras de carbono, usadas apenas em casos de necessidade. Componentes de outros modelos de aeronaves foram adaptados para a ERJ-145, a aeronave foi totalmente projetada pelo computador através de uma análise tridimensional de cada componente, o emprego da realidade virtual para criar o design da aeronave foi fundamental, pois foi descartada a construção de um protótipo em tamanho real feito em madeira. Tudo isso fez possível a redução de engenheiros envolvidos no processo de construção da aeronave, todas essas mudanças geraram uma economia de aproximadamente três milhões de dólares.

03. Quais os critérios que foram levados em consideração na decisão acerca da localização das unidades produtivas da Embraer? Como é que a Embraer administra a sua cadeia de suprimentos?

        A unidade produtiva no município de Gavião Peixoto, responsável pela montagem final das aeronaves, foi estrategicamente montada lá porque nessa região está localizada a pista de testes da Embraer. As unidades dos municípios Eugênio de Melo -unidade de suporte - e Botucatu - mesma cidade sede da Indústria Aeronáutica Neiva, subsidiária da empresa focada no mercado de aviões para a agricultura - também ficam na região do interior de São Paulo. Em São José dos Campos está a maior parte das atividades produtivas da Embraer, onde são projetadas e montadas as aeronaves comerciais, executivas e de defesa. Nessa região também estão localizadas os centros tecnológicos na área da aviação como o ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o CTA – Centro Técnico Aeroespacial. A Embraer optou por colocar todas as suas fabricas próximas para otimizar o processo de produção, além de atrair fornecedores para a região, conseguindo dessa forma melhorar também o processo de compra. Com o planejamento da localização de suas unidades, a empresa consegue melhorar todo o processo de fabricação, acelerando os processos industriais, e reduz custos, já que tudo que é preciso para montar os produtos está próximo, como os recursos humanos, tecnológicos e materiais, fornecedores e distribuidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (745.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com