TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Por:   •  28/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro (2º ed.)

Questões para discussão

Capítulo 1

Questões para discussão

1) Administração diz respeito à gerência de capital humano a fim de realizar os objetivos da organização bem como de seus membros. Organização é um sistema formado por um grupo de pessoas visando a um objetivo em comum. Os administradores são importantes para fazer com que os recursos dos organizadores sejam bem implementados e utilizados.

2) Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e com uma boa qualidade. A eficácia é mais importante, pois é indispensável ao administrador apresentar os resultados esperados.

3) As funções básicas do processo de administração são: o planejamento, a organização, direção e controle.

Planejamento – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos.

Organização – É colocar em prática todo o planejamento. Distribuir corretamente entre os setores e profissionais o projeto planejado. Nessa etapa você organiza os recursos da empresa.

Controle - Função principal é controlar de fato tudo que está sendo exercido dentro da sua empresa. Após todo o processo de planejamento e organização, você precisa ver o fluxo organizacional acontecendo, e controlar os resultados, vendo se os objetivos estão sendo executados de acorda, se estão dando resultados.

Direção – É uma etapa de extrema importância, pois é a função que você deve mobilizar as pessoas para conseguir o resultado almejado. É influenciar e motivar a todos a caminhar com você para atingir ao objetivo.

4) Cada uma das funções básicas da administração varia em questão de importância e intensidade a depender da posição na hierarquia. Quanto mais alta a posição na hierarquia, o administrador planeja mais e dirige menos. Além disso, um administrador numa posição mais elevada na hierarquia da organização tem a tarefa de desenhar a estrutura organizacional, enquanto o supervisor coordena os métodos e processos de uma atividade.

5) Área de produção: envolve o sistema de operações e é o centro da atividade de uma organização e consiste no conjunto de atividades relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização.

Área de marketing lida com a captação e manutenção de clientes da organização. O foco nesta área está na satisfação do cliente.

Área financeira trabalha com os aspectos que envolvem recursos financeiros da organização. O principal objetivo desta área é utilizar de forma eficaz os recursos financeiros para se alcançar os objetivos organizacionais.

Área de recursos humanos (RH) tem como função a administração humana da organização, isto é, administrar comportamentos individuais em função de objetivos coletivos. Tem o papel de preparar e desenvolver as pessoas de forma que consigam alcançar os objetivos organizacionais.

6) Um administrador tem papeis interpessoais, envolvendo suas relações com as pessoas; informacionais, que envolvem coleta, processamento e comunicação de informações; e decisórios, que compõem todos os eventos de tomada de decisão.

7) O administrador precisa ter:

Habilidades conceituais - estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização.

Habilidades humanas - as quais dizem respeito à capacidade do administrador de se relacionar com outras pessoas.

Habilidades técnicas – relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos e conhecimento especializado.

Para os administradores no nível estratégico, as habilidades conceituais são mais preponderantes, já as habilidades técnicas são mais importantes nos níveis hierárquicos mais baixos. As habilidades humanas são importantes em toda a hierarquia.

8) Os principais traços culturais são: concentração de poder, personalismo, formalismo, aversão ao conflito, lealdade às pessoas, paternalismo, flexibilidade, postura de espectador e impunidade. A maioria destes aspectos têm um impacto negativo nas organizações brasileiras.

Os maiores problemas da administração brasileira são: o imediatismo; desvalorização do planejamento e uma supervalorização da improvisação; adoção de estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com